MacGyver 5x03 – Eclipse + USMC-1856707 + Step Potential + Chain Lock + Ma


“He’s like the Angus MacGyver of death”

Será que ganhamos um novo antagonista recorrente em “MacGyver”? O terceiro episódio da temporada é bem interessante e encerra o ano antes do pequeno hiatus costumeiro dessas semanas de Natal e Ano Novo – “Eclipe + USMC-1856707 + Step Potential + Chain Lock + Ma” começa com MacGyver e Riley no parque, assistindo a um eclipse solar (Mac encantado pelo fenômeno é uma graça!), e o que podia até parecer um encontro romântico é, na verdade, mais uma operação da Phoenix Foundation, que está observando uma mulher chamada Josephine Tramell… aparentemente, o episódio encerra a possibilidade de Mac e Riley algum dia ter alguma coisa e, embora algumas pessoas não concordem comigo, eu fiquei muito feliz. Acho que eles são amigos e o roteiro não devia mexer nisso… até porque é evidente que Mac e Desi ainda se gostam.

Por isso, o episódio trata dos dois…

…e de um vilão bacana e promissor. O episódio me empolgou como os episódios do Murdoc!

Ou quase.

Depois de um caso resolvido, a Phoenix Foundation está fazendo o que habitualmente faz, que é celebrar na casa de Mac, quando eles recebem um telefonema estranho de Russ Taylor pouco antes de ele ser sequestrado… então, a comemoração chega ao fim abruptamente e eles precisam salvá-lo, e quem quer que esteja por trás desse sequestro pede uma pessoa em troca: USMC-1856707, que descobrimos ser Eric Andrews. Eric Andrews é um homem que está na cadeia há muito tempo, um assassino perigoso que agora se dedica à pintura e à meditação, e que passa o episódio todo implorando para que Desi e Mac o devolvam para a cadeia, antes que ele atenda aos seus próprios desejos de voltar a matar ou qualquer coisa assim… mas Mac e Desi não vão devolvê-lo à prisão, não até descobrir no que ele está envolvido e, é claro, salvar a vida de Russ.

O episódio traz de volta, também, Roman e Leland e, consequentemente, a CODEX, o que quer dizer que talvez ela não seja mais aquela grande organização que fora na temporada passada, mas ela não desapareceu completamente, como eles pensavam – o que eles não sabem, no entanto, é o que a Codex quer com Eric Andrews. O episódio, trazendo a Codex de volta, consegue trabalhar bem todo o climão que já está entre Mac e Desi desde o começo do episódio… tudo o que Mac quer é acertar as coisas com ela e chamá-la para sair, mas ela parece recusar toda e qualquer proposta de Mac e, eventualmente, percebemos seu tom amargurado ao fazer alguns comentários, que demonstram que ela ainda não perdoou o Mac de fato por causa daquela vez em que ele se voltou contra ela e foi embora com a Codex… o episódio é sobre traição, perdão e segundas chances.

E É UM MÁXIMO! A trama do “caso da semana”, que é interessante e abre um leque de possibilidades para o futuro, fica em segundo plano frente à história de Mac e Desi, e eu devo dizer que o Mac estava deprimentemente fofo ao dizer a Desi que “achou que ela já o tivesse perdoado”. Agora, eles precisam entender seus sentimentos e decidir o que estão dispostos a fazer de agora em diante, e quando eles precisam fugir de pessoas que estão atrás deles e de Andrews, Mac acaba beijando Desi… pode parecer puramente profissional, para despistar os caras, mas a verdade é que tem sentimento naquele beijo! E eu confesso que esperei muito por esse novo beijo, porque eu torço pelo casal e acho que eles funcionam incrivelmente bem juntos! E a Desi também acabou ficando caidinha, até perceber que Eric Andrews aproveitara a oportunidade para escapar.

Agora, eles precisam conversar com ele e salvar a sua vida e, no meio disso tudo, Mac e Desi são obrigados a confrontar os fantasmas que existem entre eles, inclusive com o Mac a chamando de “a mulher que ele ama” e que ele “sacrificou” quando foi para a Codex, mas ele promete que não cometerá o mesmo erro duas vezes… Andrews, então, pergunta a Desi se ela dará a Mac uma segunda chance. O episódio é brilhante ao mesclar a tensão do caso semanal com a história de Mac e Desi, e termina com o Andrews tendo um momento incrível para salvar a todos usando correntes para atacar as pessoas e, no fim, ele se esquece do que pedira o episódio todo, e acaba não querendo voltar para a cadeia… Eric Andrews está novamente solto nas ruas, e tenho certeza de que voltaremos a vê-lo em “MacGyver”. E eu acho que ele pode ser um bom vilão recorrente!

Também gostei muito da cena final com os arquivos da Codex.

Ainda não acabou essa história, né?

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários