De Que Te Quiero, Te Quiero (2013)

“Dile al mundo que te amo y que jamás te irás de mí”

Sempre me fascinaram as histórias de gêmeos. No Brasil, por exemplo, tivemos o caso de Ruth e Raquel, em “Mulheres de Areia”, e no México tivemos o caso de Paola e Paulina, em “A Usurpadora”. Com gêmeos masculinos, temos “¿Quién es Quién?”, protagonizada por Eugenio Siller, que é uma novela que eu adoro e pretendo comentar no blog em breve! Também tivemos, na teledramaturgia infantil, Mariana e Silvana em “Cúmplices de um Resgate”, que é uma de minhas novelas favoritas. Bem, “De Que Te Quiero, Te Quiero” não chega ao nível de nenhuma dessas novelas, mas é uma novela super gostosa, carismática e boa de se assistir. Gosto dos protagonistas, gosto das tramas se desvelando, e o papel de gêmeos, um bom e um mau, fica para Juan Diego Covarrubias, que interpreta Diego e Rodrigo Cáceres. A novela, produzida por Lucero Suárez para a Televisa, é um remake da telenovela venezuelana “Carita Pintada”, que foi escrita por Valentina Párraga, e tem um plot bem fiel à original.

A novela foi ao ar entre 01 de Julho de 2013 e 16 de Março de 2014, em 186 capítulos (com o último capítulo tendo 88 minutos, dividido em dois para a versão internacional que, portanto, conta com 187 capítulos). Gosto muito, como eu disse, dos protagonistas, especialmente a escrita da personagem de Livia Brito, Natalia García, que é uma mulher forte e determinada. Juan Diego Covarrubias, por sua vez, se sai melhor como o gêmeo bom, Diego Cáceres, sendo um homem fofo, apaixonado e romântico (com exceção de uma fase no final da novela que, a meu ver, descaracteriza brutalmente o personagem), do que como o gêmeo mau, Rodrigo. Mesmo assim, a sua interpretação como Rodrigo melhora consideravelmente conforme ele tem tempo de desenvolver o personagem. Além de Rodrigo, outra vilã da novela é Esmeralda Pimentel, como Diana, mas ela não fica até o fim da trama.

Reaparece em “El Color de la Pasión”, substituindo “De Que Te Quiero, Te Quiero”.

“De Que Te Quiero, Te Quiero” começa em Tuxpan, quando Natalia García é escolhida como Rainha da Festa dos Pescadores, e conhece Diego Cáceres em uma situação inusitada na praia: ele foi vítima de uma pegadinha do irmão e dos amigos, e está completamente nu e pintado de preto. Isso dita, de algum modo, o clima divertido da novela, embora ela não seja assim tão leve por muito tempo. Diego se apaixona de verdade pela garota, e Rodrigo quer se aproveitar disso e “se divertir” com a situação. É assim que ele personifica o irmão durante a festa e tenta abusar de Natalia, em uma cena forte e revoltante. Aquilo muda drasticamente a vida de todo mundo. Natalia fica traumatizada por ter acreditado em um “amor de novela que deu errado”, Diego “nunca mais” a vê e Rodrigo passa dois anos em coma no hospital, por causa do golpe de quando Andrés defende a amiga.

Wow.

A trama é curiosa e bem escrita. Os Cáceres estavam de férias em Tuxpan. Natalia e Andrés fogem de Tuxpan antes que a polícia venha atrás deles, porque embora não tenham feito nada de errado, e tenham agido em autodefesa, eles não sabem se “Diego” sobreviveu ao golpe ou não, e sabem que uma família rica e influente pode manipular as informações para que eles se tornem os vilões da história… assim, eles escapam. Durante dois anos, tudo ocorre bem, até que o destino reúna Natalia e Diego, em um mal-entendido envolvendo um assalto do qual Abdul, irmão de Natalia, é acusado. Natalia não quer nem saber de Diego, o trauma fala mais alto, e é angustiante vê-la sem saber que ele tem um irmão gêmeo, e que não foi ele quem a atacou na floresta naquela noite… até que isso esteja claro, no entanto, é um bom caminho de novela.

Bem longo, por sinal.

Também temos uma segunda trama se desenvolvendo, envolvendo a protagonista, que é o fato da tia de Diego, quem Natalia conhece e de quem gosta quase que imediatamente, Irene Cáceres, ter perdido uma filha em uma situação traumatizante há muitos anos. Ela acredita que a filha está morta, mas ela foi recolhida e deixada em um presépio na Igreja do Papa Juancho, mesma igreja em que Carmen encontrou Natalia há tantos anos. Uma segunda trama que caminha em paralelo e muito bem, enquanto vemos Natalia soltando-se novamente ao perceber o quanto Diego “voltou a ser o Diego que conheceu”, até que Rodrigo desperte de seu coma e consiga, por outra casualidade do destino, assumir o lugar do irmão. E então, é uma nova e eterna confusão. Mas tudo vale a pena quando as verdades começam a surgir, podem ficar tranquilos!

A novela tem carisma. Os protagonistas sustentam bem a novela, mas podem não ser os personagens favoritos da maioria dos telespectadores. Por exemplo, eu mesmo sou apaixonado por Carmen (interpretada por Cynthia Klitbo) e Eleazar (Marcelo Córdoba), e acho que eles formam um dos melhores casais da novela. Cynthia até chegou a ganhar o Prêmio TVyNovelas como “Melhor Atriz Co-Estelar” por seu personagem em “De Que Te Quiero, Te Quiero”, e outros prêmios da novela foram o TVyNovelas de “Melhor Ator Protagonista”, para Juan Diego Covarrubias, e novamente para ele no Prêmio ACE e “Melhor Ator Característico” para Hugo Macías Macotela. A novela empolga, instiga, emociona e diverte… tem um bom núcleo cômico, e algumas partes mais sérias que ganham um toque de humor, como o casamento mais importante da trama, no último capítulo.

Muito bacana! <3

 

Para mais postagens de De Que Te Quiero, Te Quiero, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários