Anne with an E 3x06 – The Summit of my Desires

Feira em Avonlea!

Mesmo com todas as “decepções amorosas” de Anne, esse episódio estava com um clima tão gostoso – por que o Billy tinha que vir e estragar tudo no final? EU ODEIO ESSE MENINO! “Anne with an E” entra na reta final de sua última temporada, e eu não estou preparado para me despedir de Anne, de Gilbert, de Diana e Jerry, de Green Gables… de nada e ninguém, na verdade. Sinto que eu continuaria assistindo “Anne with an E” por mais cinco temporadas tranquilamente, sem reclamar que estava saturada – QUE SÉRIE MARAVILHOSA! Nesse episódio, uma feira acontece na cidade, e é o evento de Avonlea, com competição de bolos, verduras gigantes, passeios de balão, túnel do amor, música e dança… é um clima delicioso, e eu adorei ver o episódio todo ser centrado nisso; cenário e trilha sonora estavam perfeitos e tudo funcionou bem.

Os preparativos já são incríveis! Marilla está empenhada em fazer uma receita que, ao que tudo indica, é a vencedora todos os anos, enquanto Anne está entrando numa competição de bolos usando uma receita de Mary, mas um resfriado que a aflige e um vidrinho de essência de baunilha quebrado acabam a prejudicando de uma forma inesperada. Matthew, por sua vez, está empolgado com um rabanete gigante que ele espera ser o vencedor de um prêmio! Enquanto isso, Gilbert tenta escolher a camisa branca perfeita para usar na festa, porque ele vai conhecer os pais de Winifred Rose, o que é uma ocasião e tanto, embora ele não saiba o que isso quer dizer e ache estranho quando Sebastian diz que conhecer os pais da garota com quem você está saindo implica “casamento”. Por isso, Gilbert terá que entender seus sentimentos o mais rápido possível.

Anne está apaixonada! Contra todas as possibilidades e, quem sabe, contra sua própria vontade, ela está caidinha por Gilbert Blythe e não pode mais negar isso – Diana, como uma ótima amiga, percebe com rapidez, e Anne até vai a uma vidente fajuta na feira que lhe fala sobre “um amor no futuro”, e Anne entende tudo o que quer entender das palavras vagas da vidente – como o fato de o seu amor verdadeiro ser um rapaz alto, bonito e “bom dançarino”… bem, ela “descobriu” os seus sentimentos por ele durante os ensaios de dança na escola para essa festa, não foi? Então, parece óbvio que a vidente está dizendo que o seu verdadeiro amor é Gilbert Blythe, mas o coraçãozinho de Anne se parte quando ele aparece na festa de braços dados com Winifred Rose que, para piorar, é uma mulher mais velha do que ela, extremamente bonita e elegante.

Anne acha que não tem chance nenhuma

Então, ela volta para uma fila longa para falar com a vidente, apenas para pedir o seu dinheiro de volta, e acaba desabafando com a mulher. As sequências de Anne são bem bacanas, e eu gosto de como “Anne with an E” trabalha sempre com a imperfeição das coisas, gerando momentos belos e significativos – Anne não ganha o concurso de bolos, por exemplo, porque seu bolo “tem gosto de linimento”, e então ela sai correndo arrasada, porque era a última coisa que podia salvar o seu dia, depois de uma desilusão amorosa e tudo o mais, mas essa história do linimento gera dois momentos importantes… o primeiro é com o próprio Gilbert, que a segue barraca afora para ver como ela está e dizer que “Mary teria rido muito daquilo”, e os dois compartilham um momento especial na frente do túnel do amor… e acho que o Gilbert ficou confuso.

O segundo momento é com Marilla e Matthew, quando Marilla também faz de tudo para alegrar Anne e, então, a convida para um passeio de balão sobre Avonlea, E AQUELE MOMENTO É TÃO SINGELO E TÃO BONITO! Amei o cenário, amei o sorriso de Anne, e amei a maneira como Marilla faz com que ela se sinta melhor, tanto falando sobre o linimento e sobre como a culpa é dela que o bolo tenha dado errado (ela quebrou o vidro de linimento há algum tempo e usou um vidro vazio de baunilha para colocá-lo), assim como lhe proporcionando uma “mudança de perspectiva”, e Anne sabe muito bem o que fazer nesses momentos… afinal de contas, ela sempre teve uma veia poética e imaginativa que é uma das maiores características dessa garota apaixonante. Então, Anne fala sobre como, vendo tudo lá de cima, percebeu que eles são apenas uma gota num oceano.

Ou qualquer coisa assim.

Uma das partes que eu mais gostei no episódio foi de Diana e Jerry – ELES ESTÃO CADA VEZ MAIS PERFEITOS E MAIS FOFOS. Ainda temo o que vai acontecer quando a mãe dela descobrir sobre eles, mas, no momento, eu estou me permitindo curtir esse romance tão sincero e tão inocente que eles estão construindo… Jerry sempre teve uma quedinha séria por Diana, e eu fico tão feliz em vê-la tão apaixonadinha por ele quanto está! Eles passam a festa inteira trocando olhares e conversando com gestos, desde o primeiro momento em que se veem e ele “pergunta” sobre o livro e ela “pergunta” sobre o lenço, e ele mostra que está com ele ali, no bolso do casaco! Depois, temos aquele momento PERFEITO em que Diana se afasta dos pais para poder falar com Jerry, e quando ele pergunta se pode lhe dar um beijo, na mão, ela acaba o beijando na boca.

O PRIMEIRO BEIJO DE JERRY E DIANA.

Eu fiquei tão feliz que eu quase parecia o Jerry!

O dia termina com muita música e dança, e é outro momento importantíssimo para vários personagens… Jerry e Diana continuam se olhando e flertando sempre que têm a oportunidade; Ruby está desencanada o suficiente de Gilbert para estar flertando com Moody, e devo dizer que eles também são absolutamente fofos; Anne, por sua vez, tenta controlar os seus sentimentos enquanto dança com Gilbert e todos comentam a respeito da misteriosa namorada do rapaz, que ninguém conhecia até então… ah, e toda a sequência de dança ainda traz um momento maravilhoso para dois personagens que eu amo muito: Muriel Stacy e Matthew Cuthbert – Muriel chama Matthew para dançar com ela a próxima música, e ele até tenta dizer que não, porque Matthew é muito tímido, mas ele acaba aceitando o convite quando ela diz que “isso vai deixar a Rachel louca”.

AMO AQUELES DOIS HAHA

Uma pena que o dia não tenha sido perfeito por causa do nojento do Billy, que só aparece para estragar a vida de todo mundo ao seu redor… dessa vez, é a de Josie; ele a leva para fora da festa, onde tenta agarrá-la à força, e quando ela diz não, o empurra e volta para dentro da festa, ele também volta, mas contando mentiras aos amigos que logo se espalham por toda a festa… é desconfortável, revoltante e acaba com todo o clima da cena da festa, que estava tão gostosa. Todos comentam, todos apontam, todos julgam Josie porque preferem acreditar em Billy, e Anne é a única que sabe que Josie é claramente a vítima nisso tudo. Gostei de ver a Anne enfrentando o Billy na festa, embora achei que ela fosse fazer mais alguma coisa (tipo dar um soco nele), mas Anne não vai deixar as coisas ficarem desse jeito… se ela tem algo a dizer, ela vai ser ouvida.

E vai ser no jornal da escola!

 

Para mais postagens de Anne with an E, clique aqui.

 

Comentários