His Dark Materials 2x06 – Malice

Anjos e Espectros.

Assisti a esse episódio todo com uma sensação de: COMO ASSIM JÁ É O PENÚLTIMO EPISÓDIO?! Essa temporada de “His Dark Materials”, como eu comentei em outros textos, foi tudo o que eu esperava para adaptar “A Faca Sutil”, e eu mal posso esperar pelos momentos tensos que virão no próximo episódio e, é claro, pela adaptação de “A Luneta Âmbar”. Essa é uma história e tanto, de fato! Muita coisa acontece em “Malice”, inclusive alguns dos momentos mais épicos da série, como quando Marisa Coulter “encontra” os Espectros ou quando a Dra. Mary Malone é protegida por Anjos em Cittàgazze. Eu estou adorando tudo na série, da atuação ao visual impecável, que transmitiu tão bem tudo o que eu imaginei… esse episódio nos leva a Cittàgazze ao lado de quase todos os personagens – os que estiveram ali desde o começo da temporada, e os que estão chegando agora.

E a preparação para a grande ação final nos deixa tensos!

Particularmente, eu estava esperando ansiosamente pelo momento em que Will e Lyra se encontrariam com as feiticeiras – foi um pouco menos impactante do que eu esperava, porque as cenas no livro são angustiantes e intensas com as crianças lideradas por Angelica querendo matar Lyra, mas gostei de como Serafina aparece para defender a garota da profecia, e como ela e as demais feiticeiras acompanham Lyra, mesmo sem entender sua missão, sem entender por que ela está com Will e por que é tão importante que encontrem o pai dele… e Will não consegue pensar em outra coisa a não ser encontrar John Parry. As feiticeiras estão determinadas a proteger Lyra e guiá-la à sua missão, seja ela qual for, e Serafina promete que se essa jornada inclui Will, então elas não questionarão… gostei MUITO de ver as feiticeiras com Will e Lyra.

Também gostei de como as feiticeiras “introduziram” as formas físicas dos Anjos em “His Dark Materials”, quando atravessam para o novo mundo e os veem voando ao longe, dizendo que há muito tempo que os Anjos não apareciam e que, quando apareceram pela última vez, foi para a guerra… infelizmente, as cenas dos Anjos são mais curtas do que eu estava ansioso para ver (quem sabe no último episódio?), porque não temos nenhuma feiticeira voando ao lado deles, nem mesmo a cena em que eles protegem o sono de Will e Lyra… as demais cenas, no entanto, em que as feiticeiras ajudam a cuidar da mão de Will que não para de sangrar e doer, estão ali. Esse Will é mais desconfiado do que o meu Will, e demora mais a confiar nas feiticeiras, mas ele confia em Lyra, e a cena que ele tem com Lyra falando sobre sua vida e sobre como confia nela é LINDA.

COISA MAIS FOFA DO MUNDO!

Mas ainda falando em Anjos, eles fazem uma breve “aparição” numa das cenas da Dra. Mary Malone, que atravessou uma janela para Cittàgazze no episódio passado. E AS CENAS DA DRA. MALONE SÃO INCRÍVEIS DEMAIS! Amei vê-la lendo o I Ching, vê-la caminhando pelas ruas desertas sem ter medo e gostei, particularmente, daquele momento em que ela está olhando para o mar e podemos ver, de relance, as asas dos Anjos ao redor dela, a protegendo. AH, COMO AQUILO É MARAVILHOSO! Os Anjos prometeram que fariam isso… também foi surpreendentemente boa a cena da Dra. Malone com Angelina e Paola, porque é um momento que quebra todo o conceito que construímos das garotas quando percebemos que, na verdade, elas só estão sozinhas, com medo e sem ter alguém que lhes diga o que é certo e o que é errado… é uma cena forte!

Quem também está em Cittàgazze, sobrevoando a cidade, é a dupla formada por Lee Scoresby e “Jopari”, e eles protagonizam momentos INCRÍVEIS juntos, especialmente na conclusão do episódio, que nos deixa presos para o próximo – lá de cima, eles veem Espectros inundando a cidade, e Lee se preocupa com Lyra, mas o xamã está preocupado apenas com o Portador da Faca Sutil: eles devem encontrá-lo e lhe dizer sua missão, e é apenas isso que protegerá a todos. Em paralelo, acompanhamos um pequeno momento na Oxford de Lyra, uma reunião do Magisterium que é convocada depois de Frei Pavel conseguir decifrar a resposta à pergunta que Marisa Coulter pediu que ele fizesse ao aletiômetro na temporada passada: “Quem é Lyra Belacqua?” E, aparentemente, ela tem um outro nome, uma outra missão, E ISSO APAVORA O MAGISTERIUM.

Eva?

É aí que o Magisterium atravessa para o outro mundo e envia tropas para matar Lyra, e a ação começa, com o xamã invocando uma tempestade para se livrar deles… A SEQUÊNCIA É PERFEITA, mas apenas um gostinho do que veremos no Season Finale!

Por fim, não podemos deixar de comentar as cenas maravilhosas e surpreendentes de Marisa Coulter em Cittàgazze – primeiramente, devo dizer que a mudança de figurino e de penteado lhe fez muito bem, mas aquela mulher é mesmo assustadora, né? O seu poder, a sua frieza, a sua crueldade, a sua capacidade de esconder sua humanidade, se é que ela tem uma… em uma das cenas mais esperadas e mais marcantes da temporada (e da série, de um modo geral, na verdade), Marisa sai à rua de Cittàgazze quando os Espectros se aproximam, sem temer, e então ela os controla… AQUELA CENA CAUSA ARREPIOS, MAS É PERFEITA, AO MESMO TEMPO! Além de que devo elogiar a parte técnica da série, que proporcionou efeitos impecáveis para os Espectros e para esse primeiro contato deles com Marisa… ela os controla e então os envia em busca de Lyra, enquanto mata o Lorde Boreal.

Todas cenas dignas de aplausos!

Mas me deu uma agonia tremenda aquele Espectro matando a feiticeira!

 

Para mais postagens de His Dark Materials, clique aqui.

 

Comentários