Toy Story 3 (2010)



Quando o Andy vai para a faculdade…
DEFINITIVAMENTE UM DOS MELHORES FILMES DA MINHA VIDA! *-* Eu sempre fui apaixonado por “Toy Story”, e 15 anos se passaram entre o início e a conclusão da chamada “trilogia clássica” sobre os brinquedos do Andy. Woody, Buzz Lightyear e a turma estão de volta no filme mais emocionante dos três, com um roteiro incrível, efeitos perfeitos e a melhor animação que a Pixar pode oferecer. Nesse terceiro filme, muitos anos também se passaram para os brinquedos do Andy – o Andy agora é um garoto de 17 anos prestes a ir para a faculdade, o que quer dizer que ele não brinca mais há alguns anos. E, sinceramente, o filme já começa totalmente emocionante, com aquela tentativa dos brinquedos de fazer o Andy prestar atenção neles uma vez mais, e é a conclusão perfeita que toda essa história pedia… o final é realmente lindo!
Na primeira cena do filme, ainda temos o Andy criança, o Andy de sempre, e se o segundo filme começou em uma aventura espacial do Buzz Lightyear, através do videogame, o início do terceiro é ainda mais perfeito, porque tem como protagonista o Xerife Woody, num “episódio” digno do Rodeio do Woody com referências a “De Volta Para o Futuro III”, como o trem caindo no final, e vem justamente de uma das brincadeiras do Andy. E eu ADORO ver como a mente infantil é criativa, como ele cria toda uma história para cada um de seus brinquedos, e como aquilo que acompanhamos, com explosões e efeitos, é exatamente como as coisas estão acontecendo para o Andy… é aquilo que ele “vê” em sua mente. Diferente de “De Volta Para o Futuro III”, o trem não é realmente destruído, porque é então que o Buzz faz sua entrada triunfal, salvando o trem num estilo meio “Superman”.
Mas eu adoro o que os brinquedos viram quando estão brincando!
Quando a cena muda realmente para o quarto de Andy, e então vemos como cada um dos detalhes é feito (a nave do malvado Dr. Porcão, por exemplo, é uma caixa de papelão com o cofrinho de porco dentro), também ouvimos o Andy narrando suas aventuras, e é muito bonito… e então a mãe filma o crescimento do Andy, e, ao som de “Amigo Estou Aqui” (é para começar o filme chorando já!), vemos o Andy brincando em várias ocasiões, e é TÃO LINDO vê-lo se divertindo com os brinquedos, abraçado aos seus bonecos, mas ele está crescendo, como foi dito no segundo filme… não há o que fazer, eles precisam aceitar isso. Quando chegamos ao presente, Andy tem 17 anos e os brinquedos foram esquecidos em um baú no seu quarto há algum tempo, e eles até tentam chamar sua atenção escondendo o celular dele no meio deles no baú e ligando para ele.
Mas não funciona como eles queriam.
É um pouco chocante quando vemos o “novo” Andy pela primeira vez, mas ao mesmo tempo ele está tão lindinho… os brinquedos se conformam que, depois dessa última tentativa, eles estão indo para o sótão – é o que acontece com todos os brinquedos algum dia. Woody, como um bom líder, acalma os brinquedos, dizendo que eles não vão ser jogados fora, e que eles sobreviveram a cada limpeza e a cada doação porque foram escolhidos… outros já não tiveram tanta sorte, como Wheezy e Betty. Então, os brinquedos se organizam para a mudança, pegando todos os acessórios e pilhas, e pensando em compartilhar um lugar com o pessoal do presépio. E quando o Woody diz que “talvez um dia Andy tenha seus próprios filhos”. AI MEU CORAÇÃO! Woody não tem certeza de verdade de que tudo vai ficar bem, mas é o que ele podia dizer.
A mãe do Andy, então, o pressiona para arrumar as coisas, porque ele vai embora na sexta. Ela coloca três opções na frente dele: sótão, faculdade ou lixo, enquanto ela também arruma algumas coisas da Molly que serão doadas para a creche Sunnyside. Quando Andy abre o baú com seus brinquedos antigos, ele coloca um depois do outro dentro de um saco preto, para colocá-los no sótão, sem nem parar um segundo a mais para olhar para cada um deles… a não ser para o Buzz e para o Woody. Ele espera um segundo, e então ele os separa. Coloca Buzz junto com os demais brinquedos, para o sótão, e coloca o Woody na caixa da faculdade! Mas o fato de Andy ter colocado o Woody na caixa da faculdade me prova que ele ainda é um fofo, ainda é o garoto que amamos, mesmo que ele tenha crescido… afinal de contas, é o ciclo da vida, não?
Mas as coisas começam a dar errado quando uma confusão faz com que a mãe de Andy pegue o saco de brinquedos e coloque no lixo. Woody, desesperado, deixa a caixa da faculdade para ajudar os amigos, que no fim acabam conseguindo escapar sem a sua ajuda, por um triz. Mas os brinquedos não viram o que aconteceu do lado de fora, e não confiam em Woody quando ele diz que Andy não quis jogá-los fora, e agora acham que foram descartados – por isso, eles se colocam na caixa de Sunnyside, para serem doados para a creche… eles querem recomeçar, conhecer novas crianças… afinal de contas, o Andy já cresceu e já não quer mais saber deles. Quando chegam à creche, os brinquedos estão EMPOLGADOS espiando pela fenda da caixa, cheios de esperança de que tudo ali vai ser lindo… e eles adoram ver as crianças brincando felizes com seus brinquedos.
Brinquedos que ainda são amados.
Woody fala de “voltar para o Andy”, mas os brinquedos são bem recebidos, a princípio, e querem estar lá – ali é uma nova casa para todos os brinquedos que foram abandonadas e reencontram o amor… Lotso explica que, ali, as crianças brincam com eles todos os dias de segunda a sexta, e o dia inteiro. Os brinquedos de Sunnyside mostram o quanto o lugar é maravilhoso, fazem um tour, e realmente tudo parece mágico e belo. Barbie conhece o Ken, o Lotso parece ser gente boa, e eles ficam encantados… mas o sofrimento começa quando eles são colocados na “Sala Lagarta”, e é ali que o sonho vai chegar ao fim. Ainda sem saber, e ainda animados, os brinquedos convidam o Woody a ficar com eles, mas ele diz que ele tem uma criança e é seu dever estar com ele, ou onde ele quer que ele esteja. Indo embora, Woody chama o Buzz.
Mas o Buzz não o acompanha.
Eu gosto muito da maturidade dos brinquedos do Andy, e de como o filme toca em temas sensíveis. Buzz diz a Woody que “sua missão com Andy terminou”, e o importante é que eles não se separem, mas o Woody quer ir. “Então vai ser assim, depois de tudo o que a gente passou?” Woody se recusa a apertar a mão do Buzz, faz o Bala no Alvo ficar, porque não quer que ele vá sozinho para o sótão, e então eles se separam, com julgamento de ambos os lados… “Ele é doido, faculdade não é lugar pra brinquedo”. Quando vai embora da creche, o Woody “cai com estilo” (!) e quase se dá bem, mas então é levado pelo vento e acaba ficando pendurado em uma árvore, onde ele é encontrado por Bonnie, uma garotinha FOFA DEMAIS que está indo embora e o acolhe, o colocando na mochila… e é assim que conhecemos toda a fofura da maravilhosa Bonnie.
Os brinquedos que ficam para trás SOFREM na Sala Lagarta, com crianças cruéis que são mais novas do que deveriam ser para brincar com eles, e então eles são maltratados de todos os modos. Tem tinta no cabelo da Jessie, língua no capacete do Buzz, Sr. Batata sendo jogado contra a parede… um verdadeiro desastre. Eles são estragados, sujos e destruídos… e não tem como escapar, porque eles são TRANCADOS lá dentro pela máfia de Sunnyside. Buzz, assumindo a liderança, tenta negociar com Lotso que sejam transferidos para a Sala Borboleta, onde as crianças têm a idade certa para brincarem com eles, mas não consegue nada… a não ser que o Lotso o devolva às suas configurações de fábrica. O que quer dizer que temos de volta o Buzz Lightyear que acredita ser mesmo um PATRULHEIRO ESPACIAL, e agora vai trabalhar para o Lotso.
Achando que Jessie e os demais são “amigos de Zurg”.
Quando a Sra. Batata – que perdeu um olho e, portanto, consegue ver um pouco do quarto de Andy – vê que Andy está procurando por eles, então o Woody estava dizendo a verdade, já é tarde demais para retornar, porque Lotso não vai deixar que eles escapem… eles passam a noite presos e patrulhados, com direito a castigos como “passar a noite no caixote”. E enquanto eles vivem esse pesadelo, o Woody se diverte com Bonnie, na tentativa de voltar para o Andy… acontece que A BONNIE É ADORÁVEL. Ela é criança, ela tem a imaginação e a vontade de brincar que o Andy outrora tivera, e essa primeira brincadeira de Bonnie com Woody e seus outros brinquedos é muito fofo… e os seus brinquedos A AMAM. Bonnie é uma graça, se envolve na brincadeira, se esconde no baú com os brinquedos, e aquele final dela deitada na cama com seus amigos brinquedos é linda.
BONNIE É UM AMOR! <3
Assim que Bonnie cai no sono, Woody novamente tenta escapar, para voltar para o Andy, mas quando os brinquedos de Bonnie fazem um comentário sobre como “Sunnyside é um lugar terrível”, ele se assusta… ele tem um prazo para retornar para a caixa, ou será deixado para trás e não irá para a faculdade com o Andy, mas ele também não pode deixar os seus amigos para trás… os brinquedos de Bonnie explicam o que acontece em Sunnyside e como o lugar é liderado por um urso malvado, e é toda uma história triste de abandono e substituição que fez com que Lotso ficasse amargo daquela maneira… a única esperança dos brinquedos maltratados de Sunnyside é, como aconteceu com Chuckles, ser adotado por Bonnie, mas nem todos têm essa sorte… então, o Woody resolve voltar para a creche, porque ele ama os seus amigos!
*-*
Lotso tem um poderoso sistema elaborado para manter os brinquedos presos, e Woody tem um plano para ajudá-los. Eles precisam burlar as macabras rondas, as portas trancadas e o macaco, que é “o olho que tudo vê”. Eles têm uma chance, uma noite, para escapar antes de Andy ir para a faculdade, e EU AMO AQUELA FUGA! Porque é complexa e detalhada, conta com a ajuda de todo mundo, e é perfeito. Como parte do plano, o Sr. Batata acaba no caixote, a Barbie distrai o Ken, e Woody e Slinky lidam com o macaco. Depois, Rex, o Porco e Jessie prendem o Buzz, e eu ADORO A INTELIGÊNCIA DESSES BRINQUEDOS! E eu ri muito da Barbie torturando o Ken rasgando, uma a uma, suas roupas, até ele contar o que eles fizeram com o Buzz… então, eles conseguem o manual para trazer o Buzz de volta ao normal, mas não dá lá muito certo…
O Buzz acaba em espanhol.
E COMO EU AMO O BUZZ FALANDO ESPANHOL! <3
Porque tudo muda no Buzz com o idioma… o modo de se mover, as poses, a personalidade, o ciúme de Woody… ele está um máximo. “¡El vaquero!” Eles QUASE escapam, mas, depois de tudo (as portas, as rondas, o macaco, o playground), eles acabam descobertos por Lotso, que os impede de continuar: “O que estão fazendo? Voltando praquele guri? Ele não quer mais vocês”. Lotso, cruelmente, diz que eles são apenas um pedaço de plástico feito para ser jogado na lixeira, mas os brinquedos retrucam. Ken expõe o seu sistema injusto em Sunnyside, e Woody fala de Daisy, o que faz com que o Bebezão se volte contra Lotso, porque o urso mentiu para ele dizendo que Daisy não os amava mais e os substituiu a todos. Então, o Bebezão joga o Lotso na lixeira, e embora pareça que acabou, o urso malvado ainda pega o Woody.
E todos acabam na lixeira.
Ali começa uma das sequências mais desesperadoras de “Toy Story”. Os brinquedos acabam no lixão, o Buzz Latino é todo heroico salvando Jessie antes de voltar ao normal quando uma TV cai em cima dele, e eles acabam na rota de um triturador terrível… eu adoro como eles “escapam” se agarrando a metais que são atraídos por um ímã, mas quando o Lotso fica para trás, o Woody, bom de coração, se solta para ajudá-lo – eu certamente não teria feito o mesmo. Depois de serem salvos do triturador, então, o Rex anuncia: “Woody, olha, eu tô vendo a luz do dia, a gente vai se salvar!”, mas não era a luz do dia. Enquanto os brinquedos se aproximam da fornalha, então, eles correm e tentam se salvar, e quando o Lotso tem a chance de salvá-los apertando o botão de emergência, ele se salva, dá um sorriso criminoso e deixa os brinquedos para morrer.
“Onde está a sua criança agora?”
Os brinquedos, naquele momento, sabem que não há mais nada que possam fazer. Eles vão morrer, mas eles estão todos juntos. Em um momento sem nenhum diálogo, então, um segura a mão do outro, as últimas mãos se unindo sendo a do Buzz e do Woody. Prestes a morrer queimados, mas todos juntos. É uma cena FORTE e TRISTE. Felizmente, então, vem o deus ex-machina, que é o “gancho” que os ETzinhos sempre endeusaram, e que agora, comandado por eles, salvam a vida de todos os brinquedos. Lotso finalmente ganha o que merece, e os brinquedos correm de volta para casa, pegando carona num caminhão de lixo. “Vamos, Woody, você tem que ir para casa rápido” “É isso aí, oh da faculdade!” Eles tomam um bainho rápido do lado de fora, para se limpar de todas as aventuras, e então eles voltam para o quarto de Andy, de volta para a caixa.
Woody se despede dos amigos, porque ele vai para a faculdade, e a despedida É MUITO EMOCIONANTE. Ele aperta a mão de Buzz, e os brinquedos pedem que ele se divirta na faculdade, e cuide do Andy por eles… a mãe de Andy olha para o quarto vazio emocionada e triste, e novamente vemos o Andy grandão, indo para a faculdade… “Eu queria sempre estar com você”. Ao ver a cena do Andy e da mãe, Woody percebe que ele não pode se separar dos amigos, e que eles não podem tampouco acabar no sótão. Então, Woody foge da caixa, pega uma caneta e um post-it e escreve algo para colocar na caixa que ia para o sótão… ele sugere que Andy doe aqueles brinquedos, e ele sabe para onde eles deviam ser levados: PARA A CASA DE BONNIE. Afinal de contas, Woody já passou um dia com a Bonnie, e ela é uma criança maravilhosa.
A cena da doação dos brinquedos é LINDÍSSIMA, e é a cena que me destrói de uma vez por todas. Não há UMA VEZ que eu assista a “Toy Story 3” e que eu não me debulhe em lágrimas (!) assistindo a essa cena. Não são lágrimas ocasionais, não é uma ou outra escorrendo, mas são lágrimas fluindo, possíveis soluços… É UMA EMOÇÃO TÃO GRANDE, UMA CENA PERFEITA! Dirigindo, Andy leva a caixa de brinquedos para a casa da Bonnie, mas o mais bonito é o cuidado da animação de fazer uma despedida, de fazer com que nos apaixonemos por Andy uma última vez, para mostrar que toda a devoção de Woody pelo garoto ao longo de tantos anos não é em vão. Andy é uma criança especial, e sempre será, e agora ele passa os seus brinquedos em frente para que eles possam fazer outra criança feliz… e ele não faz isso de qualquer jeito, mas com emoção.
Porque Andy não deixa a caixa para Bonnie simplesmente. Ele tira um a um da caixa com calma, os apresenta a Bonnie, e julgando pelo início do filme, só isso já é uma alegria muito grande para os brinquedos! Ele fala com emoção sobre cada um, ele apresenta quem são e pede que Bonnie prometa cuidar muito bem deles… por último, ele vê o Woody no fundo da caixa, e não entende o que ele está fazendo ali. Quando Bonnie fica feliz de ver “seu cowboy” de novo, ele recua. Andy não está preparado para se separar do Woody. Por fim, no entanto, ele também entrega o Woody, e é o momento MAIS EMOCIONANTE do filme. Depois de mostrar toda a “turma” e pedir que Bonnie cuide deles, Andy brinca com seus brinquedos uma última vez… é a última vez que Andy brinca com todos, e a primeira que Bonnie brinca, e é um momento verdadeiramente mágico. Lindo ver o Andy “de volta à infância”, com Bonnie e seus antigos brinquedos.
Porque tudo foi importante, e ele reconhece isso.
Mas agora, ele está indo em frente. Ele olha para trás uma última vez.
E então vai para a faculdade… mas os brinquedos estão bem. Bonnie vai cuidar deles e amá-los!


Para mais filmes assim, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz.


Comentários

  1. Quando eu assisti a primeira vez eu já era um adulto, e chorei na cena da fornalha. Felizmente eu estava sozinho. Fui revendo aos longos dos anos, cada vez com um sobrinho diferente, e ainda assim, eu me emocionava naquela cena. E cá estou mais de uma década depois do filme, lendo o texto, enxugando as lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse filme é muito lindo, né? Não tem como não se emocionar!

      Excluir
    2. Perfeito! Este, Up e O Rei Leão, são pura emoção.

      Excluir

Postar um comentário