Riverdale 3x21 – Chapter Fifty-Six: The Dark Secret of Harvest House



“I’m not a part of you. You’re a part of me”
FINALMENTE A VERDADE SOBRE A FAZENDA VEM À TONA! \o/ No fim do episódio passado, tudo foi planejado para atrair Betty Cooper para a Fazenda, de uma vez por todas, e agora Edgar Evernever e seus macabros seguidores tentarão manipulá-la de qualquer maneira… em uma “reunião” com Edgar, Alice e Polly, a mãe e a irmã lhe contam que, quando criança, ela foi diagnosticada com uns “genes de assassino em série” (?), e supostamente Edgar e a Fazenda podem ajudá-la com isso… inicialmente, pensamos que isso tudo não passa de uma “mentira deslavada”, mas então quando eles falam da “predisposição à violência”, nos lembramos da “Dark Betty”, e percebemos que, talvez, esse gene realmente exista, pelo menos dentro do mundo de “Riverdale”. E não sabemos exatamente o que acontecerá no ano seguinte, mas o fim da temporada sugere que esse gene pode ser parte importante do que ainda está por vir para a cidade.
Durante uma sessão com Edgar Evernever, Betty vê a sua outra versão, e ela a acusa de ter afogado Caramelo, a gata de infância, e ter empurrado Polly da escada… “I’m not a part of you. You’re a part of me. I’m the real Elizabeth Cooper. You are the illusion”. Felizmente, no entanto, Betty não vai cair nos joguinhos da Fazenda, e ela está ali dentro para DESTRUÍ-LA DALI! E ela percebe que tudo é muito mais grave do que imaginava quando ela descobre que Fangs passou por uma “operaçãozinha”, a mesma pela qual Kevin também passou, há algum tempo, e pela qual Toni e Cheryl são as próximas a passar… é algum método maluco de Edgar, aparentemente, de “purificação”, no qual ele transforma suas dores emocionais em dores físicas, e então as remove… mas Betty se assusta ao ver a cicatriz de Kevin e perceber que não é algo pequeno.
O que Edgar está fazendo ali?
Enquanto isso, também acompanhamos um pouco de Veronica e Archie trabalhando em conjunto com o FBI para mandar Hiram Lodge para a cadeia, e por mais que isso possa ser apenas temporário, é bom vermos um pouquinho de Hiram caindo… porque toda a trama dele dominando a cidade, sinceramente, já se esgotou. Para colocar o plano em prática, Archie desafia Hiram para uma luta, e Veronica manipula perfeitamente o pai a aceitar o desafio, falando sobre apostas que estão sendo feitas, e ele se interessa no dinheiro que “ela” pode conseguir com isso… então, naquela noite, no La Bonne Nuit, UMA LUTA AGITA O SUBMUNDO DE RIVERDALE. A luta de um velho contra um garoto de 17 anos (quer dizer, supostamente, pelo menos), com direito a golpes baixos, muito sangue e uma plateia sedenta por, quiçá, uma morte…
A cena é ótima, porque com todas as minhas reclamações a respeito de “Riverdale”, uma coisa que eles sabem fazer é mesclar momentos musicais em cenas tensas, e esse é um deles. Enquanto Veronica canta na boate, vemos a luta de Hiram e Archie, cada vez mais violenta, com efeitos sonoros assustadores, além dos gritos da plateia animalesca… quando os dois lutadores tiram suas luvas, a luta fica ainda mais violenta e intensa, e quando o FBI invade o lugar para prender Hiram Lodge em flagrante, ele já está quase matando Archie no ringue – esse parece ser a sua intenção. Sinceramente, QUE AGONIA. Com um golpe final, Hiram derruba Archie, o sangue jorra (“I beat you. I’m the better man”), mas ele não venceu realmente, porque ele estava apenas enrolando. E eu ADOREI ver o FP Jones entrando para PRENDER Hiram Lodge, traído pela própria filha.
E ela ainda joga na cara dele que venceu!
Mas vamos voltar a Betty, que é quem realmente importa em “Riverdale”. Na próxima sessão que ela tem com Edgar, ela não se deixa hipnotizar por ele através dos sons e usa tampões nos ouvidos, mas ela finge ainda estar em transe… então, ela consegue descobrir a primeira coisa sobre a Fazenda: são eles mesmos trabalhando para enganar os outros, porque quando ela “vai ver sua outra metade”, vemos que não é a Dark Betty, mas a Polly fingindo ser essa parte da irmã… naturalmente, no entanto, ninguém lhe dá atenção quando ela fala sobre a hipnose, ninguém se importa. Ela tenta falar, também, que Edgar é quem lhes inflige a dor para depois tirá-las e, assim, ter mais poder e mais controle sobre eles, MAS ESSE PESSOAL DA FAZENDA É BURRO. Sério, Cheryl e Kevin são personagens maravilhosos que se tornam irritantes quando dentro da Fazenda.
Felizmente, para Cheryl, não dura muito.
Já para Kevin… será que ele ainda tem salvação?
Betty encontra Evelyn com remédio na veia, remédio para que o seu corpo não rejeite um transplante, e então percebe que isso é a Fazenda, afinal de contas: ELES ESTÃO ROUBANDO ÓRGÃOS DAS PESSOAS! E as pessoas, dopadas e em transe pela seita, estão voluntariamente os entregando. Evelyn acabou de receber um novo órgão, provavelmente de Fangs, mas não pode ser tudo para ela… então, Betty encontra um frigorífico, um verdadeiro açougue humano nojento e assustador, e ela leva uma caixa com um órgão para mostrar para Cheryl como PROVA do que ela está dizendo… desesperada, Cheryl pula da cama para salvar Toni, que já foi levada para a sua “operação”, e eu devo dizer que a Cheryl invadindo aquela sala de “cirurgia” e gritando “GET YOUR HANDS OFF MY GIRLFRIEND!” foi sensacional… perigosa ameaçando todo mundo com um bisturi.
Então, ela consegue salvar Toni e a ajuda a escapar, mas ela acaba ficando para trás, em uma cena DESESPERADORA, enquanto Betty tenta salvar Fangs e Kevin, sem nenhum tipo de sucesso, porque ele não é capaz de convencê-los. Os dois, enlouquecidos, atacam Betty, e tudo aquilo foi angustiante de se assistir, e eu fiquei COM MUITA RAIVA DO KEVIN! Cheryl é presa, mas ela sabe que ela não pode ficar ali por muito tempo, porque Toni nunca a abandonaria… ela vai retornar por ela. Nesse momento, no entanto, alguém precisa salvar a vida de Betty, que é amarrada na cadeira de “operações” no lugar de Toni e, dessa vez, Edgar Evernever vai cuidar do caso pessoalmente… é TENEBROSO (meio “American Horror Story: Asylum”) o cenário, as cores e a maneira como ele se aproxima com uma roupa branca, mas com um avental nojento todo sujo de sangue.
#medo

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários