Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Mapa do Tesouro: Parte 1



Um tesouro no Sítio…
É UMA DISPUTA GENERALIZADA PELO MAPA DO TESOURO. Quando “Bruxa Mãe, Bruxa Filha” chegou ao fim, Zé Carijó foi para uma pescaria no ribeirão, onde ele encontrou um mapa do tesouro em uma garrafa… mas ele não conseguiu ficar com ele por muito tempo, porque o mapa foi roubado por um peixe, e agora dois piratas, Long John Silver e Billy Osso, estão em busca do tal mapa. Na quarta história da temporada, o “Sítio do Picapau Amarelo” ganha dois novos vilões, e a primeira parte da história (que foi apresentada em 8 capítulos) gira em torno de o mapa indo para lá e para cá, da mão de uma pessoa até outra… dos piratas ao Zé Carijó, do Zé Carijó ao peixe e de volta ao Zé, mas o Pesadelo também parece bastante interessado no tal tesouro, e quem consegue fugir com o mapa, no fim de tudo, claro que é a astuta e arteira da Emília!
Quando entram na mata em busca do Zé Carijó, acreditando que ele tem o mapa, Long John Silver e Billy Osso acabam caindo em uma armadilha montada pelo Pesadelo, que a princípio só está pensando em sua próxima refeição – “Eu já disse que comida não fala! Mal-educados!” Mas, com a inteligência um pouco comprometida (?), Pesadelo é facilmente enganado pelos piratas, quando Long John Silver diz que ele tem um personal trainer no navio que pode deixá-lo bonito como o Reynaldo Gianecchini. E, pelo jeito, o Pesadelo acha isso bem interessante, porque ele está completamente apaixonado pela Iara, que faz a sua estreia na temporada – Iara, a Mãe d’Água, parente das sereias, mas que vive no rio e tem pernas de gente… sua cauda aparece apenas quando ela mergulha. E eu adoro como o Sítio explora o folclore brasileiro.
Enquanto os piratas enganam Pesadelo facilmente e conseguem escapar, Zé Carijó, Saci e Pedrinho vão pescar, porque estão com fome, e enquanto o Zé limpa o peixe, ele descobre que é justamente o peixe que lhe roubou o Mapa do Tesouro mais cedo… então, a confusão se inicia! Os meninos comemoram que “estão ricos”, os piratas tentam pegá-lo de volta de Pedrinho, Saci e Zé, sem sucesso, e o Pesadelo recaptura os piratas… Long John Silver tenta convencer Pesadelo a soltá-los, para não virar “sopa de pirata”, mas Pesadelo diz que vai levá-los até a Cuca e colocá-los no caldeirão… embora eles sejam evidentemente vilões também, Pedrinho impede Pesadelo de levar os piratas até a Cuca, dizendo que “não é certo levar ninguém para o caldeirão da jacaroa”. Então, Pedrinho, Saci e Zé Carijó acabam salvando (!) a vida dos piratas.
Não que eles fiquem muito agradecidos
Enquanto isso, no Sítio do Picapau Amarelo, Emília “sente o cheiro” de confusão e leva a Narizinho com ela até a mata, porque ela tem mesmo os sentidos bem aguçados… quando encontram Long John Silver e Billy Osso na mata, eles imediatamente pensam em sequestrá-las e pedir resgate – afinal de contas, é uma princesa e uma marquesa, não? Assim, as duas acabam amarradas a uma árvore mais ou menos como foram amarradas, na temporada passada, pelo Capitão Gancho durante “Memórias de Emília”, e então os piratas resolvem mandar uma carta à digníssima Dona Benta, Rainha do Sítio do Picapau Amarelo, pedindo resgate… mas nenhum dos dois sabe escrever! Então, as garotas têm a chance de enganá-los facilmente, porque elas se voluntariam para escrever o próprio pedido de resgate, e como eles não sabem ler para verificar o que escreveram, é claro que elas mandam uma mensagem…
É um pedido ao Visconde.
Então, Billy Osso leva a carta para a Dona Benta, que fica toda nervosa mostrando a carta ao Visconde, enquanto o pirata a chama de “tia” e pergunta se ela vai pagar o resgate ou não. Billy faz um estrago pela cozinha de Tia Nastácia, roubando macela, acreditando que é ouro, e roubando comida, enquanto Dona Benta e Tia Nastácia ficam apavoradas com tudo o que está acontecendo… chega a dar dó. Enquanto as senhoras distraem o pirata, Visconde ruma para a floresta com a canastrinha da Emília, e o Saci salva as garotas em seu redemoinho… além do Visconde, o Tio Barnabé, o Coronel Teodorico e uns caras que trabalham para o coronel estão indo para a floresta ao resgate, então sabemos que será uma verdadeira confusão de personagens, todos tentando conseguir o mapa do tesouro para si… e isso está apenas começando, na verdade.
Pesadelo rouba o mapa do Pedrinho, e depois a Cuca o encontra com o mapa, e adora a ideia – temos a Cuca, o Pesadelo, Narizinho, Pedrinho, Emília, o Visconde, o Saci, Long John Silver, o Tio Barnabé, o Coronel Teodorico e os seus empregados, todos em um CAOS em busca do tal mapa… Emília consegue “resolver” o problema subindo em uma árvore e jogando cocos na cabeça das pessoas lá embaixo, e Pesadelo consegue esconder o mapa dentro de um dos cocos… mas ele não guarda o coco para si, e Emília acaba encontrando O MAPA DO TESOURO. Ao fazê-lo, ela anuncia para todos: “Vamos embora, pessoal!” No meio da confusão de tanta gente, no entanto, eles não se dão conta de que deixaram o Visconde de Sabugosa para trás… e o Visconde levou uma cocada na cabeça, tanto que agora não se lembra de nada, nem mesmo do próprio nome.
Agora, Emília vai querer ir ela mesma em busca do Mapa do Tesouro, pois acha que ela tem o direito, mas existe uma possível maldição no tal tesouro – “Quem achar esse mapa, encontrará o maior dos tesouros. E quem roubar, enfrentará a pior das maldições”. É o suficiente para a bonequinha arteira provocar os demais, e para todos questionarem se eles devem ou não continuar buscando esse tesouro… e eu estou BASTANTE CURIOSO para saber o que tem no tal tesouro, porque acredito que seja algo simbólico… enquanto isso, na floresta, Long John Silver encontra a canastrinha da Emília acreditando que é o tesouro que veio buscar, e fica furioso quando descobre que foi enganado… tanto que quase acaba prisioneiro da Iara, mas ele consegue escapar quando Iara e a Cuca começam a discutir. E posso dizer? ADORO A CUCA E A IARA DISCUTINDO!
\o/

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu vou dizer uma coisa sinceramente, os piratas Long John Silver e Billy Osso, são os únicos vilões de todas as histórias do sítio do picapau amarelo, por quem eu senti piedade, tudo por aqueles malvados da Cuca e do Pesadelo, queriam colocá-los no caldeirão para comer, me diga, você também não sentiu pena deles?

    ResponderExcluir

Postar um comentário