[Season Finale] Riverdale 3x22 – Chapter Fifty-Seven: Survive the Night



The Midnight Children.
TUDO ESTÁ MUITO INTENSO NESSA CONCLUSÃO DE TEMPORADA. Esse episódio – que por sinal eu adorei! – me fez pensar, novamente, que “Riverdale” seria uma série muito mais interessante com o número certo de episódios por temporada: no máximo 13. Assim, a trama poderia ser desenvolvida de forma mais intensa e direta, com episódios como esse, e deixaríamos enrolações sem graça de lado… nesse episódio, as três temporadas se unem em uma finalização incrível que nos leva de volta à morte de Jason Blossom, na primeira temporada, o Black Hood, na segunda temporada, e o Rei Gárgula, o atual “vilão”. E tudo, na verdade, é parte de uma mesma trama. Gostei, também, bastante do momento de revelações, em volta da mesa, bem claro e no melhor estilo Agatha Christie, naquele momento em que tudo é finalmente explicado.
Depois de escapar da Fazenda, Toni encontra Penelope Blossom e, ao saber do que está acontecendo, Penelope vai até Edgar Evernever para “comprar um pacote”, e então ela interrompe a “cirurgia” que ele estava prestes a fazer em Betty… a trama da Fazenda veio à tona no episódio anterior, quando descobrimos que se trata de uma seita de tráfico de órgãos, que deve ser muito lucrativa, e agora ainda precisamos entender o que o Rei Gárgula tem a ver com isso tudo… se tem algo a ver com isso tudo. Betty, Jughead, Veronica e Archie recebem convites para um jantar, e quando Betty desce as escadas de Thornhill, ela vê seus amigos em volta da mesa com Penelope Blossom, onde um banquete a espera, e é notável o tom macabro e a tensão do que quer que esteja por vir… então, quando os 4 estão presentes, Penelope anuncia dois novos convidados.
O Black Hood e o Rei Gárgula.
Assim, revemos o Hal como Black Hood, e finalmente conhecemos o rosto por trás da máscara de Rei Gárgula esse tempo todo: CHIC! E Jughead é o primeiro a entender isso tudo, antes mesmo que ele tire sua máscara – Hal não matou Chic, como eles pensaram, e então ele o levou a Penelope, que o “transformou” em Jason Blossom, pintando seu cabelo de vermelho, fazendo-o se vestir como o filho, e ela está bem louca, dizendo coisas como “His name is Jason”, toda vez que alguém o chama por outro nome. A sequência do “jantar” tem toda a explicação do que aconteceu, de Penelope apresentando Griffins & Gargoyles há 25 anos para os pais dos jovens atuais de Riverdale e, nesse ano, passando o jogo a Ben, que jogou com Dilton, e então se espalhou como um vírus… como um veneno. E Penelope quase nem precisou se envolver para que acontecesse.
Agora, Penelope quer uma última partida, com “The Midnight Children”. Penelope lhes dá a missão: eles precisam atravessar a floresta e sobreviver à noite; todos serão testados. May the Hunger Games begin May the final tests begin”. A primeira missão é ao Paladino Vermelho, Archie Andrews, e consiste em uma luta contra um monstro, e é um outro momento de violência explícita, cheia de golpes, e quase parece que Archie não vai sobreviver dessa vez… novamente, ele está acabado e o momento é extremamente tenso. Mas, de algum modo, Archie está MUITO LINDO, e eu devo dizer que, mesmo com todas as lutas dele sem camisa ao longo dessa temporada, Archie nunca esteve tão lindo lutando quanto nesse episódio, vestido só com uma camisa branca. Eventualmente, depois de uma batalha intensa e de muito sangue jorrado, ele vence.
O segundo teste é para Veronica Lodge, uma Roleta Russa que ela precisa enfrentar ao lado de mais alguém, e Betty se voluntaria. São 6 cálices, um deles envenenado, e elas devem girar a garrafa e beber o cálice para o qual a garrafa aponta – sem outra alternativa, porque se não seguem as regras do jogo são mortos ali mesmo, Betty e Veronica começam a beber. Um a um, em um momento de suspense e tensão. Quando chegamos ao penúltimo, Veronica bebe, e parece ainda estar bem, mas ela não deixa que Betty tome o último… ela toma o cálice de suas mãos e toma ela mesma, provando, então, sua lealdade e sua honra: o que fora a intenção de Penelope o tempo todo. Mas quando Jughead pergunta se nenhum cálice estava envenenado, Penelope diz que TODOS ESTAVAM, e eles só conseguirão o antídoto caso terminem o jogo, e nem assim é garantido que elas sobreviverão.
Por isso, elesprecisam seguir em frente.
O próximo teste é a Jughead Jones, que precisa enfrentar Chic, o Rei Gárgula, e Chic estava pronto para matar, naquela noite, mas Jughead vence a batalha… enquanto isso, Cheryl ainda tenta convencer Fangs e Kevin a acreditar nela, sem sucesso. Quando Cheryl encontra o corpo de Jason em uma sala da Fazenda, ela invade o escritório de Edgar gritando (“What kind of sick monster are you?”), e isso faz com que ela seja presa, mas ela consegue a atenção de Alice, FINALMENTE. Tudo é frio e terrível, mas então temos um pingo de esperanças quando Alice aparece carregando um dos gêmeos nos braços e o entregando a Cheryl, pedindo que ela se salve e leve com ela o bebê. Alice também pede que Cheryl prometa que ela vai cuidar de Betty. Cheryl, inicialmente, não sabe se pode confiar em Alice, porque ela passou pela lavagem cerebral, mas ela não tem outra opção.
E funciona.
Cheryl está à salvo!
Agora, Cheryl quer salvar os amigos da GRANDE CAÇADA organizada por Penelope Blossom. Chegamos ao último desafio, de Betty Cooper, e ela recebe uma arma, com apenas uma bala, para matar o próprio pai… ou ela o mata e pega o antídoto para se salvar, ou Hal vai atirar nela e em todos os seus amigos. Enquanto o pai conta até três, ela nem pensa nem hesita, e atira, mas apenas em sua mão, porque ela não vai matá-lo. Infelizmente, isso não é o suficiente para Penelope, que organizou toda esse jogo doentio, então ela invade a partida e atira em Hal. Penelope, no entanto, não aceita a vitória dos 4 adolescentes, que provaram, como ela queria, que eles eram melhores do que a cidade. Então, ela manda os seus loucos seguidores atrás de Archie, Betty, Jughead e Veronica, que correm pela floresta enquanto amanhece o dia, em uma cena foda.
Mas o momento FODA DE VERDADE é quando CHERYL CHEGA NA BATALHA. Linda, maravilhosa, líder, vestida de vermelho e carregando seu arco e flecha, lutando e protegendo os amigos, enquanto Betty e Veronica tomam o antídoto e se salvam. QUE CENA LINDA! *-* Quando eles correm para a Fazenda, para impedir a “ascensão” (?), eles encontram Kevin lá, sozinho, no chão, chorando, porque “os dignos ascenderam, e ele ficou para trás para contar aos demais o que aconteceu”. Eu lamento muito o que foi feito do personagem de Kevin, e eu espero que isso não retorne na próxima temporada, porque eu quero meu Kevin de volta… para finalizar a temporada, também vemos Hermione ir presa (!), vemos Cheryl conversando com o corpo de Jason (!), e Hiram Lodge como rei na cadeia, já com um plano de vingança contra a própria filha.
Mas ainda temos surpresas para encerrar a temporada. Um agente do FBI aparece para conversar com Betty e ele conta o quê? QUE ALICE COOPER ERA UMA INFORMANTE DO FBI, ESSE TEMPO TODO! Então não houve “lavagem cerebral” da Alice, não de verdade… ela não acreditava na Fazenda como pensamos, mas estava trabalhando para o FBI para prender Edgar Evernever e a sua seita de tráfico de órgãos. Além disso, descobrimos que o tal agente do FBI é ninguém menos que Charles, o meio-irmão tanto de Betty quanto de Jughead. WOW! Por fim, temos aquela cena maravilhosa (e irônica!) de Betty, Archie, Veronica e Jughead no Pop’s, brindando que “tudo chegou ao fim” com um milkshake, e enquanto eles comentam que esse é o último ano deles e não haverá mais serial killers nem coisas assim, vemos um breve flash forward assustador em que Archie, Betty e Veronica, seminus, queimam suas roupas e a boina de Jughead…
Porque essa é a única maneira de “não serem pegos”.
Agora, vamos ter que voltar para a quarta temporada para SABER O QUE ACONTECEU!
No presente, eles brindam, sorriem, prometem serem “amigos para sempre”.
Tá.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários