Música da Semana – Strawberry Fields Forever


Let me take you down,
‘cause I’m going to Strawberry Fields.
Nothing is real,
And nothing to get hung about.
Strawberry Fields forever.

Só eu que acho essa música deprê?
A versão original da música é dos Beatles (e eu sei como sou apaixonado por eles, aguardando ansiosamente por um atrasado tributo a eles em Glee), mas escolhi ela hoje mais por Across the Universe. Across the Universe é um belíssimo e forte musical baseado nas canções dos Beatles. Portanto, se você não gostar da história, já sabe que a trilha sonora é impecável. Mas também não tem como não se apaixonar pela história…
No filme, a música é interpretada por Jim Sturgess (que interpreta o britânico Jude Feeny) no que é provavelmente o ápice do filme. Muito e muito mais do que Across the Universe, para mim é essa a música tema do filme, o momento em que atingimos o clímax de verdade. E é a música que mais me faz lembrar de Across the Universe. A cena é forte e complexa, e mostra tanto Jude como Lucy e o namorado dela morrendo na guerra…
A música tem um tom melancólico, uma letra carregada, e a interpretação de Jim Sturgess é perfeita. Perfeita sem exageros! Ele atua de uma maneira impecável, com um olhar triste, distante, uma melancolia apenas agravada pelo tom forte das notas e a tristeza que é ver aqueles morangos pregados na parede, e aquela tinta vermelha se espalhando em comparação ao sangue da guerra… é uma música que me deixa com um grande aperto no coração (a versão do filme é bem mais carregada que a original, Strawberry Fields dos Beatles ainda não é assim tão comovente, sem toda a história de pano de fundo e com um quê de notas um pouco mais alegres que no filme), é uma cena que me deixa bastante triste, mas Across the Universe é mais ou menos assim para mim. Toda vez que vejo o filme pareço entrar nesse mundo, pareço viajar em Because, e mesmo com as notas finais lindas de All You Need Is Love, meu olhar está perdido e eu meio que me sinto desolado.
O que é uma sensação maravilhosa, pois o filme consegue lhe transmitir aquilo que ele se propõe. Com uma história crítica, envolvente e forte, o filme consegue te fazer sonhar, rir, cantar e chorar… um dos melhores musicais que eu conheço, e embora eu ame Mamma Mia!, o trabalho de utilizar músicas de uma banda famosa para contar uma história foi realizado de maneira muito mais profunda em Across the Universe. Porque a história é profunda e mexe com a gente… abaixo deixo o vídeo de Strawberry Fields Forever, e se você ainda não viu o filme, gostando de musicais ou não, é algo que você precisa conferir! Até mais…


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: A cena é quase um resumo de todo o estilo do filme… mostra muito do personagem de Jim, seu temperamento, o momento em que ele começa a sair de si. A interpretação dele nas suas raivas, nos morangos [e tinta] atacados, no ateliê destruído… as cores psicodélicas que ainda não se aproximam do que vimos mais cedo, mas as refletem. A desolação no rosto dos personagens frente às cenas da guerra a que somos apresentados; mesma expressão que se reproduz em nossos rostos, poucos segundos mais tarde. A melodia mais pesada, e a voz soturna. Uma belíssima atmosfera lúgubre que me fascina. Uma das melhores cenas do cinema!
Sem contar que é aqui que surge o tão clássico morango que é a cara do filme!

Comentários