Merlin 5x06 – The Dark Tower


Difícil classificar esse episódio. Embora eu tenha gostado muito dele, estou preparado para dizer que esse foi o mais fraco da temporada, pela simplicidade do roteiro. Tudo pode ser resumido em duas frases: Morgana arma um plano para seqüestrar Gwen, para atingir Arthur e atraí-lo a uma armadilha, e funciona. E a história foi bem linear, quase devagar em alguns momentos. Mas quando digo que foi “o mais fraco”, não é totalmente algo ruim, porque, como disse, o episódio foi bom, e acontece que o nível dos episódios anteriores estavam bons demais!
Mas o que me faz gostar ainda mais desse episódio foi a inteligência da jogada de Morgana. Claro que passei mais da metade do episódio com uma cara de dúvida, querendo saber o que realmente Morgana estava querendo e se ela já tinha perdido o juízo ou algo assim. E dessa vez ela sustenta o episódio como última vilã, e personagens secundários ficam de fora, por isso reafirmo a simplicidade do roteiro. Mas ao mesmo tempo, foi tão surpreendente, e acho que é um dos que mais mexem com a trama geral da série, com uma morte importante e uma reviravolta surpreendente nos últimos segundos.
Como já contei a sinopse acima, o episódio se desenvolve de apenas dois pontos. O primeiro é a busca de Arthur, Merlin e os Cavaleiros pela rainha seqüestrada. E parece mesmo um filme clássico de cavalaria, com os dramas para sair do meio da floresta (missão na qual Merlin é ajudado pelo dom da magia, e a Rainha Mab), uma caminhada incansável, e uma torre cheia de mistérios… gostei particularmente do salão com o chão sensível à pressão que disparava flechas. Bem legal aquela parte!
E de outro lado, Morgana prende Guinevere em um quarto escuro com raízes de mandrágora, que provocam as visões mais assombrosas e delírios mais angustiantes possíveis. A quantidade de barulhos estranhos, gritos e choro foram desesperadores! Junto com Gwen eu estava entrando em desespero, mesmo com aqueles “fantasmas” estranhos de Elyan, Merlin e Arthur… e foi assustador ver como aquilo foi aos poucos mexendo com a cabeça/personalidade de Gwen, exatamente como Morgana queria, em sua lavagem cerebral muito bem orquestrada.
Para finalizar o episódio, contamos com um desaparecimento suspeito de Morgana (só entendemos isso no finzinho mesmo do episódio) e uma morte que pode ter levado pessoas às lágrimas. Não à mim, porque não acho que a série nos deu oportunidades suficientes para nos afeiçoar de verdade ao personagem, mas ainda assim foi triste de ver. E o funeral, digno de um Cavaleiro de Camelot, foi bem bonito… o vestido negro de Gwen, e suas lágrimas ainda ecoando…
Mas o que me ganha realmente são os últimos segundos de episódio. Se eu entendi? Bem, não acredito que tenha ficado perfeitamente claro, e gostaria de bem mais explicações sobre o que Morgana fez com Gwen para convencê-la de que Arthur não presta e que tudo o que ele faz é errado e precisa ser destruído… o que importa é que ela conseguiu, e gostarei de ver essa Guinever vilã, mesmo que seja por pouco tempo. Não vai ser a primeira vez que ela será vista como aquela que fez algo errado – será que Arthur se lembrará disso? Talvez Morgana enfim tenha um plano inteligente!
Que provavelmente não dará certo…
O episódio foi legal. Poderia ter sido muito melhor mantendo o nível dos anteriores, e eu senti muito a falta de Mordred, mas acredito que a série já deve trazer algo mais elaborado para as próximas semanas, afinal toda série passa por um episódio mais light na troca de arcos. E é mais ou menos tempo de finalizar o primeiro realmente… ansiosos e curiosos pelos próximos episódios? E mais uma vez levanto a pergunta: será que nesse ano finalmente teremos os poderes de Merlin revelados para toda Camelot? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários