Arrow 1x05 – Damaged


Simplesmente amei o episódio, de verdade. Confesso que quando comecei a série achei que ela poderia ser uma que eu abandonasse no meio do caminho, mas ela está crescendo tanto em história que não posso deixar de lado. Os personagens estão se desenvolvendo lindamente, os mistérios são colocados de maneira inteligente, e continuo me surpreendendo, como no flashback dessa semana, quando achei que não tinha nada mais tão grandioso para acontecer na ilha. PERFEITO!
O que acontece é que o episódio de hoje centra-se em Oliver Queen, e não no Arqueiro Verde. Entendemos quem ele era, e como ele se tornou a pessoa que é hoje. Impedido de ser o vigilante pela sua prisão (que resultou em uma prisão domiciliar com marca-passo, e defendido por Laurel), conhecemos um pouco mais do lado humano de Ollie, e como é ainda ser Ollie agora que ele é o Arqueiro. Amei cada cena, e gostei de ver a inteligência do personagem na arquitetura de seus planos, e como tudo pareceu fluir tão bem.
Depois de ficar contra o pai para defender Oliver, Laurel tem cenas ótimas com ambos. Amei vê-la desafiando o pai, e dizendo que não fora Ollie o culpado pela morte de sua irmã – cenas fortes, e muito interessantes. E mesmo odiando cada vez mais seu pai, e sendo fantástico vê-lo admitir que estava errado, foi triste vê-lo bêbado sendo carregado para casa pela filha… imagina tudo pelo o quê o cara passou com a morte da filha e o abandono da esposa. É claro que ele tem que culpar alguém por isso, e a pessoa mais fácil é mesmo Oliver.
E já com Oliver, Laurel compartilha cenas legais por sentirmos a tensão sexual que ainda existe entre os dois, mais clara do que nunca. Aquele pedido para ver as cicatrizes não poderia dar em coisa diferente… mas a cena final, na qual ela o confronta pelo teste do polígrafo, foi espetacular. Mas ao mesmo tempo em que é ótimo vê-la questionando-se pela primeira vez, também é bom ver como Oliver é um mentiroso tão bom, que quase consegue convencer a nós, que sabemos a verdade.
Falando no teste do polígrafo, realmente foi uma coisa arriscada para se fazer. Mas amei ver a cena. Foi ótimo ver as perguntas do sr. Lance e a convicção de que ele era culpado. As respostas foram ótimas, o ator interpretou Oliver muito bem, dando aquele tom pesado à cena, respostas carregadas, uma tristeza incomparável. E é assim que ele consegue que Laurel comece a pensar sobre como ele também sofreu nos seus cinco anos na ilha. E, mais do que nunca, ficou provado o quão bom mentiroso ele é.
O que precisou ser aprendido. O flashback da ilha foi surpreendente. Gostei do começo, com Ollie usando um arco e flecha pela primeira vez, mas não esperava que tivesse essas outras pessoas na ilha, que ele fosse ser seqüestrado, preso e interrogado por Edward Fyers – que, por sinal, estava querendo mesmo é saber onde estava o outro Arqueiro. E nos perguntamos exatamente quem é essa pessoa, e por que Edward quer tanto encontrá-lo? E quem é Edward e essas pessoas mascaradas (assustadoras, diga-se de passagem) que já estavam na ilha? Os outros?
Acho que nunca parei para imaginar como aquelas cicatrizes todas tinham aparecido. Agora está explicado. E mais do que nunca quero voltar para a ilha para entender mais sobre tudo isso, porque acho que nesses cinco anos Oliver tem muita história naquele lugar! E a cena de ação de lá foi uma das duas melhores do episódio todo! Fantástico ver o Arqueiro original salvando Ollie, amei a luta contra os mascarados – os dois lados eram muito bons na ação; segurar a flecha foi o grande clímax da luta!
A outra cena de ação fantástica aparece na festa armada por Oliver, quando um dos garçons tenta matá-lo. Ótima sequência, embora chocante pelo sr. Lane o salvar. Mas falando em festa, amei o plano todo de Oliver. Como mais cedo ou mais tarde alguém o ligaria à imagem do Arqueiro, ele se propõe a ser preso, convoca uma festa para se entupir de testemunhas, e manda Dig em uma missão como o Arqueiro Verde… e FOI ÓTIMO VER O DIG COMO O ARQUEIRO VERDE! Belíssimo plano, vamos combinar.
Ah, o que me lembra! Como é bom ver todos tão convictos de que ele não pode ser o Arqueiro Verde. Na verdade, ao longo do episódio, alguns passaram pela fase da dúvida, como Laurel e Thea, mas eu até tinha vontade de rir quando começavam com o discurso de “você não pode ser o justiceiro”. E, como eu já comentei, estou cada vez mais admirado com Ollie – não tem como não apreciar essa capacidade de manter a identidade secreta, fazer o que acredita ser certo, e ainda mentir de maneira tão descarada e convincente… ele merece alguns aplausos, e uma boa posição na minha lista de heróis.
Vamos elogiar também o jogo de cenas por um momento, mesmo que já tenha citado as duas? Quando sugerem que Oliver vá para um hospital psiquiátrico (já até o imaginava em Briarcliff ouvindo Dominique ique ique), ele se propõe ao teste do polígrafo, e a cena é misturada com ele sendo torturado pelos outros na ilha – assim, “Are you the man in this picture” se mistura perfeitamente com “Do you know the man in this picture”, e conforme ele conta que foi torturado pelas “outras pessoas que estavam na ilha comigo”, podemos ver isso acontecer… ótimo!
Para terminar esse texto, para que frase melhor que “Leo Mueller, you have failed this city”. A raiva que o ator está colocando nessas frases nos últimos episódios está muito mais acentuada, e gosto muito mais do Arqueiro Verde desse jeito. Meu coração disparou ao ouvir isso, já me arrepia todo só de imaginar… chega ser emocionante de assistir, fantástico, a série realmente conseguiu! E vocês, já começaram a assistir Arrow? Se você tem dúvidas, eu já adianto: a série vale muito a pena, sim! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários