Merlin 5x07 – A Lesson in Vengeance


Parece que o plot central de Merlin é sempre “matar o Rei”. Não importa quem o Rei seja, quem sejam os vilões e quais sejam seus planos clichês que sempre parecem dar errado. O que importa é que sempre o rei precisa morrer… estava pronto para reclamar do fato de a série ter episódios muito fechados, que começam e terminam sem alterar a trama central, mas parece que ainda temos uma ponta aberta dessa vez… mas menos do que eu pensei. A verdade de Gwen achei que seria descoberta, estava curioso, mas nada disso hoje. Mas Merlin está livre, e acho que seria legal deixarem que passemos uma semana preocupados…
De qualquer maneira, a absolvição de Merlin por Arthur proporcionou uma ótima fala – “I’m sorry about what happened to you, truly” – valorizando mais uma vez a amizade da dupla, e a raiva de Gwen foi abrandada. E começo a gostar dela como vilã, com uns olhares bem maquiavélicos, uma troca de olhares mortais com Merlin ao fim do episódio, e essa atmosfera de confiança que a cerca. Muito curioso para que Arthur descubra de uma vez o que está acontecendo.
Porque Gwen só está seguindo Morgana, e esta nunca foi a melhor pessoa possível para armar planos de matar o rei. Foram anos tentando isso contra Uther, e acho que ela nunca conseguirá isso contra Arthur, sendo Mordred muito mais eficaz, em bem menos tempo. Por falar nisso, VOLTA MORDRED! Eu sei que ele estava ali, mas como todos os demais Cavaleiros, foi um mero coadjuvante, e ele é o que a temporada tem de melhor e precisa ser explorado!
O plano A é colocado em prática durante o aniversário dos reis, e Gwen arma tudo para que o pobre Tyr Seward fosse incriminado. Fiquei com muita pena do garoto, verdadeiramente, não sabia o que pensar. E quando isso se resolve antes da metade do episódio, sabíamos que muito mais ainda estava por vir, e me surpreendi com como essa parte do episódio terminou… afinal quando Gwen comete seu primeiro assassinato a sangue frio, descobrimos que as coisas são sérias…
Mas por que para matar o rei tem que ser coisas tão elaboradas? Se matar Tyr foi tão simples e rápido (rápido demais eu diria, mas ok), e o responsável não pode ser identificado, porque não fazer algo parecido com Arthur? Não, não, a inteligência de Morgana a obriga a ir atrás de algo mais elaborado, duas poções estranhas que vão fazer o rei sofrer por muito tempo antes de morrer… por “muito tempo”, ou seja, para que Merlin tenha tempo de salvá-lo no meio do processo… alguém, mesmo por um segundo, chegou a duvidar dessa hipótese?
Colocar Merlin numa posição de culpa também é interessante. Ainda não se aproxima nem vagamente do que vimos na temporada passada, em um episódio agonizante que me deixou bem mal mesmo, mas ainda pudemos ver Merlin sendo acusado injustamente e preso por isso. O que não gera um plot muito longo, afinal ele depressa foi liberado, não sem antes fugir como o velho Merlin (que nunca deixa de ser engraçado, desde que não usado demais pelo roteiro) para salvar a vida do Arthur – como me partiu o coração vê-lo chorando daquela maneira!
O episódio não revela nada sobre Gwen, mas Merlin já sabe que é ela, e ela também parece saber disso. Assim, acho que teremos uma nova rivalidade aí, e Arthur provavelmente ficará dividido entre os dois. Que isso não se enrole por muito tempo, e que Merlin possa enfim mostrar todo seu poder. Porque acredito que ele deveria ter muito mais do que vemos. E continuo esperando ansiosamente pelo momento em que o segredo dele será revelado… ainda tenho esperanças que isso aconteça antes que a série seja cancelada. O que não acho que deva acontecer em breve… até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários