Hair, o Filme – A trilha sonora


Eu queria muito comentar sobre as músicas de Hair.
Podemos dizer que isso é uma das poucas coisas que o filme conserva fiel ao musical, mas ainda assim não é lá tão fiel. Não é tão fiel porque algumas letras sofreram algumas alterações, e a orquestração também não foi assim tão idêntica. Além disso, também ocorreu mudanças (muitas mudanças) nos personagens que cantavam cada música – afinal, as músicas tinham que se adaptar ao roteiro extremamente alterado.
Enquanto algumas músicas ganharam desculpas ridículas e forçadas para estarem no filme, cantadas por qualquer personagem aleatório, outras realmente boas foram cortadas, junto com alguns personagens responsáveis por elas…
Aqui, me refiro principalmente a Frank Mills e My Conviction… a primeira excluiu Crissy do filme (ele nem chegou a ser citada) e perdemos uma das cenas mais ternas e uma das personagens mais fofas… a bebê da tribo. My Conviction nem é uma que me agrada tanto assim, mas isso resultou no sumiço de Margaret Mead, que era a responsável por várias das cenas mais engraçadas do musical. Senti muita falta dela, e eu achava que a colocariam, para justificar a música Hair.
Melhor que o tivessem feito…
Dionne cantou Aquarius? Presumo que foi ela, mas ela nunca recebeu um nome, e não tenho certeza se voltou a aparecer… como Jeannie desapareceu drasticamente, Air foi gravada mas cortada do filme… mas não imagino a personagem do filme cantando essa música mesmo; I Believe in Love também não existiu no filme, e aquela Sheila não teria mesmo espaço para cantá-la… nem chegou a ser gravada. Going Down, um dos grandes momentos de Berger (ao ser expulso da escola) – GONE. Oh Great God of Power… era tão fofo, tão legal. E como já comentei, a emocionante What a Piece of Work is Man.
Sheila sumiu; pronto. Mas o que foi aquela desculpa para colocarem Easy to be Hard? Hud foi transformado em um possível pai do filho de Jeannie e bem mais impaciente e rude; descobrimos a razão mais perto do fim do filme, quando uma namorada dele aparece, com um filho já grande. SÉRIO? E depois de uma briga, um grito, um coração partido, uma lágrima de criança… a mulher começa a cantar Easy to be Hard… a música é sempre bonita, e a voz dela é ótima, mas… de novo: SÉRIO?
Um pequeno comentário sobre a minha frustração em I’m Black: é uma música tão curta (de pouquíssimos versos), mas tão significativa… e embora tenha sido colocada no filme, foi vago e abstrato, e não teve importância ou impacto nenhum… até porque o “Eu sou invisível” não foi colocado nem antes nem depois… foi colocado só para não revoltar os fãs, eu acho. Como se esse fosse mesmo o único problema… em compensação, as duas Ain’t Got No foram juntadas em uma e a cena foi uma das melhores de todo o filme! Animada, divertida, fiel…
Black Boys / White Boys me agradou bastante… muito diferente (mas ainda com os dois trios no parque – das mulheres negras e das mulheres brancas), foi uma mudança aceitável. Mostrou os homens sendo avaliados pelos militares para o exército… e a cena ficou muito divertida (a dancinha dos pés foi engraçada). De certo modo, bastante atrevida (os “comentários” dos militares eram impagáveis), essa foi uma das poucas cenas que realmente me agradaram DE VERDADE.
Agora, para ouvir o CD, está tudo bem… e a trilha sonora foi uma das coisas que mais me fez ver o filme, afinal fiquei cantando tentando entrar de volta nesse mundo. As mudanças, nesse quesito, foram aceitáveis… se nada mais te prender a Hair, o Filme, aconselho as músicas… valem muito a pena e juntas, por si só, já contam uma história bonita, comovente, e atrevida… fica a dica! Até mais…
Clique em "ler a matéria na íntegra" para conferir um cronograma completo da seção "Hair, o Filme" em que comento sobre o filme [que não me entenda mal, não é ruim] sem resistir às comparações à peça [afinal, é a obra original, pela qual eu sou APAIXONADO!]. Essa é a quinta postagem da seção.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

17 de Outubro: Hair, o Filme
24 de Outubro: Claude Hooper Bukowski
31 de Outubro: Os horrores da guerra
07 de Novembro: George Berger
14 de Novembro: A trilha sonora
21 de Novembro: Onde foi parar Sheila?
28 de Novembro: Os pais do filho de Jeannie
05 de Dezembro: Hair, o Filme x Hair, o Musical

Comentários

  1. Sim... o CD é outra coisa hahaha eu ganhei de aniversário, minha amiga gravou e me deu, imagine a minha felicidade?! Ainda com uma pulseirinha cheia de simbolos de "Paz e Amor"...foi o melhor presente que recebi hehehehehe ouço SEMPRE, menos a última música hahahaha NÃO DÁ!!! Só de ouvir o começo, já arrepia e lágrimas se formam hahahahahahaha

    beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a gravação em áudio da original... ouvir o final é pedir para chorar... e não dá outra, toda vez que eu escuto! kk

      Excluir
    2. alguem me ajuda quem sao os musicos que toca nas trilhas musicais desse filme hair e jesus cristo super star pq e muito som e uma pegada forte

      Excluir

Postar um comentário