On Broadway – Mamma Mia! – “I have a dream…”


Mamma Mia! como musical foi algo que me surpreendeu de uma boa maneira; é triste, mas eu tenho que admitir que eu estava meio influenciado pelo filme. Não pude deixar de fazer comparações nos primeiros minutos de peça [como “a Sophie não é tão encantadora aqui” ou “Isso é muito mais cômico, muito mais desajeitado”], mas felizmente consegui superar isso depressa e curtir o espetáculo. E posso dizer: os dois são experiências muito diferentes, e em muitos momentos prefiro a produção da Broadway…
Porque Broadway é Broadway…
Sim, a peça tem muito mais de humor do que o filme, e em muitos momentos torna tudo um pouquinho mais “desengonçado”, mas está aprovado; é o estilo musical/comédia Broadway; sobre as vozes e atuações não tenho o que reclamar; e a história é exatamente a mesma, sem nenhuma mudança; no entanto, o segundo ato teve algumas mudanças na apresentação [o primeiro ato foi idêntico ao filme] e muitas coisas que agora passo a sentir falta no filme…
Vou começar falando sobre as músicas que estão diferentes; no primeiro encontro de Sophie com os pais, lá no início da peça, temos Thank You for the Music, e essa é indiscutivelmente a música mais bonita de lá… não foi perfeita na cena, acho que podia ter sido cantada de maneira mais emocionante, mas foi bom esse primeiro contato com música com os pais, e a entrega das chaves dos quartos, em vez de eles ficarem escondidos no mesmo lugar como no filme… e essa cena musical com os pais faz com que não tenhamos Our Last Summer, que fica só para o segundo ato, com Harry e Donna em uma cena bastante bonita e fraternal…
Knowing Me, Knowing You, como comentei na postagem de semana passada na Música da Semana, é minha cena preferida da peça; ótima música, e ótima interpretação, é o momento de Sam na peça. Na abertura do segundo ato temos o pesadelo de Sophie com Under Attack, depois de toda a confusão de Voulez-Vous (o filme sempre me deixou muito claro que era ali que acontecia a divisão entre ato I e II); e depois ainda temos Donna cantando One of Us… música linda e que também não esteve presente no filme por alguma razão… e colocaram a [não-tão-boa] When All Is Said and Done num momento bastante desnecessário.
Uma das coisas que me chamou bastante a atenção foi como cada um dos pais [Sam, Bill e Harry] teve importância na peça; acho que o filme centra bastante em Sam, mas a peça não, a peça é de todos igualmente; Sam tem toda sua importância com Donna, tem SOS e Knowing Me, Knowing You, mas os demais também estão bem presentes; Bill tem uma cena linda com Sophie em The Name of the Game (filmada para o filme, mas cortada na edição final) e Harry teve seu momento com Donna em Our Last Summer. Gostei dessa igualdade na divisão dos papéis, achei bem justo.
E Sophie foi uma ótima protagonista. Por mais que a história seja exatamente a mesma, e pouquíssima coisa tenha sido mudada, a peça reforçou minha visão de Sophie como protagonista. Sempre a imaginei como protagonista, mas o filme me apresentou uma Donna protagonista; por alguma razão, na peça essa divisão estava mais certa e as duas são protagonistas juntas; mas não podemos fechar aos olhos de que Sophie esteve em momentos cruciais, como: abertura da peça, encerramento do primeiro ato, abertura do segundo ato e encerramento da peça… e isso quer dizer alguma coisa… a Sophie da peça nos encanta de uma maneira um pouco diferente, um pouco mais travessa e não tão angelical. Ótima personagem. Sobre Lay All Your Love on Me, devo dizer que gostei mais da versão da peça; a versão do filme é bem legal, e bastante sexy, mas a da Broadway conseguiu ainda ser assim, e contar com uma parte completamente cômica [que ficou bem mais engraçada do que em sua adaptação], então gostei bastante da cena.
O fim da peça é realmente lindo, com I Have a Dream e toda a cena que se desenvolve, com Sophie e Sky partindo para sua viagem e se despedindo de todos… a música é linda, o cenário é lindo e a iluminação é perfeita… é um final bastante emocionante… e nos “créditos”, temos [como no filme] Donna and the Dynamos cantando Dancing Queen e depois os homens juntos cantando Waterloo – todos em roupas ao melhor estilo ABBA. Você chega ao final da peça se sentindo ótimo, é uma grande experiência, e eu realmente recomendo a todos! Se você assistiu ao filme, ótimo, mas agora assista à versão da Broadway porque é uma experiência totalmente nova e você não vai se arrepender. Até mais!
Memorable Quotes:
“So you know what’s coming next”“Don’t tell me you’ve got a twin sister”, by Sophie and Bill.
“She doesn’t scare me… much”, by Sam.
“It covers four weddings and a funeral”, by Donna.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários