Suzanne Collins – A autora de Jogos Vorazes

Suzanne Collins é especialmente conhecida por escrever a trilogia Jogos Vorazes. Antes disso, trabalhou escrevendo programas de televisão infantil – como no canal Nickelodeon. Após passar um tempo pensando em Alice no País das Maravilhas, e como o cenário parecia extremamente rural para crianças de hoje em dia, que vivem em centros urbanos, decidiu contar uma versão diferente de Alice, em Nova York… e assim nasceu seu primeiro trabalho como escritora, que foi The Underland Chronicles.
Depois, Suzanne Collins escreveu a famosa trilogia, com o primeiro lançamento em 2008, segundo em 2009 e a finalização em 2010. No Brasil, os livros foram lançados recentemente, os três em um curto espaço de tempo. Com certa experiência em roteiros (tendo trabalhado com isso na TV), Suzanne foi uma das roteiristas e produtoras da adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes – o que me deixa muito contente e com pensamento positivo quanto ao filme.
De trabalhos infantis, Suzanne pulou para algo muito mais maduro ao se dedicar à história de Katniss Everdeen. O livro é direcionado a jovens adultos, e o gênero mistura ficção científica, um futuro distópico e aventura – diz-se que Suzanne teve essa idéia ao ficar mudando de canal na TV e encontrar um pouco de reality shows e notícias sobre a Guerra no Iraque. A narrativa é envolvente, mas tensa – uma história mais adulta. Collins tem uma narrativa extremamente detalhista que te leva para dentro do livro. Ao ler o livro, o leitor realmente consegue “ver” as coisas acontecendo – é bastante visual. E essa vivacidade da narrativa não se restringe às cenas boas, momentos divertidos e bonitos, mas também a assuntos como a pobreza, a opressão e a brutalidade de uma Capital autoritária. Collins não economiza na descrição, e não tenta suavizar nada – mesmo os piores sentimentos e acontecimentos são extremamente reais.
O tipo de narrativa adotado transporta o leitor não apenas para dentro do livro, mas para o corpo das personagens. Não é como estar lá dentro, vendo tudo acontecer. É como estar no lugar de Katniss, de Peeta, de Haymitch, vivenciando tudo aquilo. Sentimos os medos e provações dos personagens, as alegrias, as dúvidas… um trabalho espetacular, que espero que consiga ser bem transmitido para a tela no dia 23 de Março… e as minhas expectativas estão altas, o que pode causar uma decepção maior…
A história toda de Jogos Vorazes é admirável, e Suzanne Collins proporciona um livro delicioso e precioso. Fico esperando por novas produções da autora, que terão que ser lidas assim que lançadas. Para quem ainda não conhece seu trabalho, aconselho a leitura dessa trilogia. Não se preocupe com tempo… tendo começado o livro, não é mais uma questão de escolha ficar acordado a madrugada toda lendo… surpreendente e apaixonante, deve ser lido por todos. Antes do filme. Até mais!

Comentários

  1. Agora você me fez ficar extremamente curiosa quanto aos livros.
    A propósito, você saberia algum site onde eu posso encontrá-los por um bom preço?
    É que na minha cidade eu não encontro de jeito nenhum, e os sites em que entrei cada um está custando cerca de 40 a 50 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que os livros estão muito no auge no momento, e eles não estão fazendo muita promoção --' o pessoal compra mesmo no preço normal (y) o mais barato que eu encontrei foi na Submarino.com.br, por 29,90... espero ter ajudado :D

      Excluir
    2. Ajudou sim, valeu.
      Se eu não conseguir comprar a trilogia, eu compro pelo menos o primeiro para ler antes de ver o filme, assim eu já tenho uma opinião formada e não vou me deixar corromper por certos filmes mal feitos ( sorry Percy )

      Excluir
    3. isso :D leia pelo menos o primeiro, que já é algo... mas vou te dizer (porque aconteceu comigo): tendo lido o primeiro, vai ser impossível parar kkk

      Excluir

Postar um comentário