Awake 1x02 – The Little Guy


Enquanto o primeiro episódio tentou fazer-nos acreditar que apenas uma das realidades era verdadeira, e nos questionarmos sobre qual seria, esse episódio, de certa maneira, deixou evidência de que ambas são reais. A briga entre os psicólogos já não era mais o foco, mas sim os casos policiais de Britten. Mas maior do que tudo, foram os “segredos” de Rex, mostrados em ambas as realidades, sem nenhuma relação direta com o pai (a príncipio) – o que impossibilita a premissa de que seu cérebro estaria inventando uma das duas. Genial.
A série manteve o espírito do primeiro episódio sem deixar a desejar – o estilo de narrativa é o mesmo, as jogadas entre os dois mundos continuam muito bem boladas, e o foco é nos fazer pensar. Além disso, mostrou algumas cenas emotivas (como a moto de Rex), que são necessárias no estilo de história que Awake está disposta a narrar. Os personagens se tornaram mais independentes de Britten, apenas reforçando minha teoria de que ambas as realidades existem. Misturando mistério, questionamentos, ficção científica e drama, a série conseguiu uma grande mistura precisa que parece funcionar muito bem.
A diferença entre as duas realidades continua bastante clara – a realidade vermelha contém um excesso de cor e vida que me incomoda; me deixa com a sensação de que nada daquilo é real, ou importante. Algumas vezes é perdoável, mas soa muito falso na grande maioria das cenas, minha opinião. Já a realidade verde, sem vida e sem cores, me transmite uma certa segurança, como se aquilo, sim, estivesse acontecendo. E ainda gosto mais de assistir o lado verde da série. Mas a jogada dessa semana foi nos fazer pensar que ambas as realidades podem ser verdadeiras e coexistirem – e quando você pode começar a optar por apenas uma (como eu estive fazendo), o episódio nos apresenta outros fatos que nos fazem repensar o lado vermelho.
Os casos em si foram super interessantes, já interligados desde o começo. O lado vermelho apresentou um caso vago e sem solução, enquanto o do lado verde era plausível, verossímil – e muito bom. No entanto, o final do episódio foi eletrizante, nos deixou muito curiosos, e se passou na realidade vermelha – nada muito concreto, mas as suspeitas de que o motivo do acidente e como ele aconteceu seriam fatores determinantes para entendermos Awake, como um todo, foram confirmadas. De fato, o acidente e o “little guy” parecem assuntos que se tornarão recorrentes, até que o mistério se resolva… estamos de olho em Harper. Seja o que for que está acontecendo, sua conversa final prova que ela faz parte, e de que tudo aconteceu para protegê-la… mas do que? Aqueles típicos diálogos que não conseguimos entender, resultando numa infinidade de teorias.
Episódio fantástico, que provou de uma vez que a série realmente tem muito potencial. Além de um Piloto interessantíssimo e inovador, a série nos apresenta mais um episódio que mantém o estilo, sem nunca nos deixar desgrudar da tela, além de nos proporcionar mais e mais questionamentos – cada vez mais materiais para formular nossas teorias. A pergunta deixa de ser “verde ou vermelho” para virar “O que está acontecendo e por quê?”. Difícil… e aí?

Comentários

  1. Do jeito que eu ando ocupada, só voou ter tempo pra assistir ao 2° episódio na sexta. Depois desse post só posso dizer que se antes eu apostava mais no verde agora voltei pra estaca zero. Tô quase apostando que quem na verdade morreu foi ele =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe uma possibilidade grande de ser isso (: mas vamos demorar pra descobrir kkk

      Excluir

Postar um comentário