Peeta e Katniss – O mais lindo casal da ficção


Oh titulozinho que vai gerar controvérsia… quem vier me lembrar de Rony/Hermione eu ainda perdôo, mas quem vier me falar de Edward/Bella pode muito bem deixar de ler o texto agora. Mas acontece que, atualmente, Peeta e Katniss são, sim, o casal mais bonito da ficção – com uma história bonita, com passado e desenvolvimento; problemas, cenas ternas, é uma relação de verdade e gostosa…
Suzanne Collins podia muito bem dar umas dicas de como criar um casal que cative o público. Porque Peeta/Katniss cativou de uma maneira brilhante… embora os créditos para a beleza do romance sejam basicamente todos de Peeta (Katniss tem suas outras qualidades), os dois juntos funcionam perfeitamente – e cada um apresenta personalidade própria muito bem definida, com grandes papéis na história principal de Jogos Vorazes. E sim, Jogos Vorazes tem uma história!
Para Meyer, Collins poderia dar uma dica: é preciso mais do que um “romance” para sustentar um livro, ou uma saga… e o amor precisa ter um motivo, um nascimento, um desenvolvimento. Para Rowling (me desculpe, Rowling!), Collins poderia dizer: é bonito fazer o leitor ansiar por uma cena, por um beijo, por um romance… mas não por dez anos! O que limita o tempo para desenvolvê-lo também… então embora Rony/Hermione sejam lindos, devo declarar meu amor por Peeta/Katniss.
Na história de Jogos Vorazes, quando tudo começa durante a primeira entrevista de Peeta com Caesar, o romance se desenvolve de maneira cômica. Uma brilhante tática de jogo que permeia o primeiro volume, sem nunca suprimir a história. Na verdade, em meio a tanta coisa acontecendo, tanto choque, tristeza, crueldade e crítica social, o casal é uma das jogadas de Collins para dar aquela aliviada necessária no livro, em um ponto ou outro. Acompanhamos os dois no segundo livro, com cenas mais bonitas do que nunca, e uma reviravolta incrível no último volume, que proporciona cenas finais belíssimas…
E tanto Jennifer Lawrence quanto Josh Hutcherson conseguiram transpor isso para a tela muito bem… tudo o que imaginamos e sentimos lendo o livro, aquele alívio, aquela sensação warm, de aconchego, esteve no filme… os atores, que realmente incorporaram seus papéis (dentro e fora do romance) encenaram Peeta e Katniss, também encenando, muito bem. Elenco escolhido a dedo, que coube perfeitamente aos respectivos papéis… mais uma vez convido todos a irem ao cinema ver Jogos Vorazes (vai ser mais fácil do que convencer a ler o livro, nesse momento), mas não deixem de ler o livro depois! Até mais…

Comentários

  1. é verdade peeta e katniss sao perfeitos juntos

    ResponderExcluir
  2. Quando terminei de ler o ultimo volume eram 3h da manhã, porque eu simplismente não conseguia parar de ler. Foi a pior coisa que eu fiz, pois quando terminei, não consegui dormir, parecia que eu estava em DEPRESSÃO,é sério! eu me levantei e fui procurar em algum site para ver se só eu tinha sentido isso... uffahh não, não fui só eu.
    Amei a forma como a Collins desenvolveu o romance sem deixar de lado o que realmente importava no livro (a revolução).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita, muita gente passou por isso kk
      O final meio que te deixa paranóico,é bonito e melancólico...
      Alguns filmes fazem isso comigo também =/

      Excluir
  3. Não entendo porque alguma pessoas acham que o Peeta é fraco? ele já inicia na história salvando a vida da Katniss, lembram? ele apanha da mãe para jogar o pão para ela, depois ganha a simpatia do povo de panem para salvá-la, se junta ao carrerista para deixá-los longe dela, luta com Cato e perde uma perna para dar tempo dela fugir, na cornocopia luta com Cato no braço para salvá-los... para piorar (em catching fire) ele se voluntaria para voltar para arena para dar a vida por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo verdade =S
      Peeta é um personagem tão incrivelmente bem construído e tão carismático que eu realmente não entendo críticas como "Peeta é fraco"... muito bem colocado, tudo o que ele fez por ela!

      Excluir
  4. Eu não tive oportunidade de ler o livro,mais assistir todos os filmes ate a esperança parte 1.Depois de ter assistido,fiquei nervos apara saber o final todo dia eu ia na net ver sobre a continuação.Esse filme deixa qualquer um curioso e animada para ver as continuações.Amo muito o casal Peeta e Katniss espero que n ofinal eles fiquem juntos

    ResponderExcluir

Postar um comentário