O cumprimento do Distrito 12


Um pequeno texto para comentar sobre isso, uma vez que esqueci de comentar isso no texto passado. Mas tudo bem, vários textos pipocam agora no blog sobre o tema, tamanha minha emoção… comentei que não sabia como escrever esses textos, porque minhas idéias estão todas bagunçadas ainda na minha cabeça, feliz demais para organizá-las. Mas sem problema, hoje à noite eu assisto mais uma vez e tudo será resolvido…
Para quem não leu o livro e ainda não viu o filme, o cumprimento do Distrito 12 é aquele mostrado no trailer, em que Katniss leva três dedos aos lábios e depois os ergue para a multidão… foi mostrado, e muito bem mostrado, duas vezes ao longo do filme. Primeiramente na (brilhante) cena em que Katniss se voluntaria como tributo (“I volunteer! I volunteer as tribute!”) e Effie pede aplausos para ela – eu conseguia ouvir a voz de Katniss em minha cabeça, dizendo: “Para a glória eterna do meu distrito, ninguém aplaudiu” – tudo bem que aquela homenagem e reconhecimento a ela não existiu no livro, mas ainda assim foi emocionante, me arrepiou bastante.
E mais tarde, temos o cumprimento após a cena toda com Rue (que foi uma das mais tristes de todo o filme, realmente bem cruel, triste – minha amiga estava a meu lado chorando), respondido por todo o Distrito 11. Brilhante, épico. Uma pena que o pãozinho mandado por eles para Katniss não chegou a aparecer no filme, mas ainda assim toda a cena valeu a pena, porque além de forte e emocionante, ainda foi revolucionária ao adiantar um pouco de Em Chamas… uma ótima sequência, uma das melhores do longa…
Mal posso esperar pela adaptação do segundo livro da trilogia, na minha opinião incrivelmente melhor do que o primeiro. E por ver coisas dessas novamente em tela… espero que essa fidelidade e respeito aos fãs apresentada no primeiro filme de Jogos Vorazes se mantenham nos demais… podemos esperar grandes coisas para o futuro! Até mais…


Comentários

  1. MKas ocorreu sim o cumprimento com os tres dedos nos lábios e depois estendidos no livro... eu até lembro que a kat explicou que esse sinal era feito em funerais como sinal de respeito e saudade de algu´m especial que faria falta... e ela até se surpreendeu pelo distrito ve-la assim... mas falou tudo certo, a rue é EXATAMENTE como eu imaginava, e sua morte foi realmente triste... E que venha Em Chamas!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas tire uma dúvida minha: ela até fez esse cumprimento, mas sem que fosse mostrado na TV, não é isso? Afinal, todo o "funeral" da Rue não foi exibido, certo? Foi o que eu quis dizer... volte sempre! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário