Primrose Everdeen – Quem realmente é ela?


Qual é a imagem que você tem quando pensa em Prim? Se eu responder a essa pergunta eu vou logo de cara estragar o final do meu texto. Então, a pergunta que eu realmente deveria fazer é: qual é a sua primeira imagem de Prim?
Uma garota de apenas 12 anos, indefesa, inocente – cabelos loiros, olhos azuis; perdeu o pai, a mãe está em depressão, tem apenas a irmã mais velha, Katniss, com quem pode contar. No início, podemos pensar em Prim como essa menininha, cuja única real importância era despertar a piedade da irmã, que se voluntaria para os 74º Jogos Vorazes em seu lugar, quando seu nome, colocado apenas uma vez entre os nomes, é sorteado.
Passamos Jogos Vorazes inteiro acreditando na imagem projetada por Katniss de sua irmã mais nova. Mas como toda irmã mais velha inclinada a proteger quem ama, Katniss nos apresenta uma Prim frágil, que precisa que alguém cuida dela. Prim começa representando a inocência, a pureza – tudo isso em um mundo totalmente sem esperança e cruel; sua bondade seria o contraponto nessa sociedade que Suzanne Collins descreve tão bem.
Mas quem é Prim?
AS INFORMAÇÕES ABAIXO PODEM CONTER ALGUNS SPOILERS, SE VOCÊ SÓ LEU O PRIMEIRO LIVRO DA TRILOGIA, mas eu tenho que comentar – quem é Prim e o que ela representa? Prim é uma das personagens mais belas e mais bem escritas por Collins, por diversas razões. Prim representa muita coisa. Começando com essa inocência e pureza, vemos a partir de Em Chamas, que Prim sofre um amadurecimento precoce e repentino. Com apenas 13 anos, Prim parece estar envelhecendo, tendo pensamentos adultos, conselhos sábios – ela se torna quase uma mulher, com sua inocência e pureza de uma criança de 12 anos. No segundo e terceiro livro, Prim conversa com Katniss de igual para igual, por vezes dando conselhos muito melhores à irmã mais velha do que vice-versa. A pequena Prim frágil do começo da trilogia deixa de existir, e em seu lugar surge uma revolucionária que luta ao lado da mãe para cuidar dos feridos na guerra, e faz o que foi preciso para ajudar essas pessoas. Ela, mais do que ninguém, representa a esperança, o altruísmo e a coragem – ela é adulta, lutando pelo o que acredita e pela liberdade de seu país. Seu fim é trágico, e Collins narra tudo de maneira cruel. Não o cruel que ela apresentou ao longo da trilogia, mas o cruel mais sofrido possível – passamos pela dor com Katniss, e enfrentamos tudo com um pesar no peito.
NÃO HÁ MAIS SPOILERS, VOCÊ PODE CONTINUAR A LER! KKK Prim é provavelmente a personagem mais pura que Suzanne Collins escreveu – e bastante real, pois entendemos cada fase de seu desenvolvimento, e como ela chegou a ser quem foi. Uma das personagens mais belas e bem escritas por Collins, representando muito mais do que a maioria dos personagens representa, de maneira deliciosa na narrativa… uma grande personagem, e quando você ler os três livros, entenderá porque eu insisto tanto nisso! Até mais e boa leitura a todos!

Comentários

  1. Essa aí vai pra minha listinha de personagens que admiro =)
    Ih, o filme já estreia amanhã! Estou ansiosa pra conferir o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ++ todos estamos (y)
      Você chegou a ler o livro? (:

      Excluir
    2. Não =(, não tive tempo nem dinheiro =P
      Sério, eu fiquei muito triste por não poder comprar a tempo, e agora eu estou num dilema: não sei se espero o livro chegar ou se vejo o filme antes.
      Depois de tudo que você falou aqui é certo que eu leia, porém talvez não a tempo =(

      Excluir
    3. Dilema cruel, mas no seu lugar não sei se eu aguentaria esperar ler primeiro... e correr o risco de perder a chance de ver Jogos Vorazes no cinema? Difícil... mas perder a emoção e a surpresa do final do livro, também? Não ajudei em nada kkk

      Excluir
  2. Jefferson, adorei o texto! É exatamente o que penso sobre Prim. É, sem dúvida, uma das personagens que mais admiro e me identifico em toda a série. Ela a Rue e o Peeta me são motivo de muita admiração! Finnick e Annie também são personagens pelos quais me apeguei (e aquela senhora do distrito 4, esqueci-em seu nome). Hum, estu comentando principalmente para avisar de que "linkei" você em um post meu. Espero que não se incomode, qualquer coisa é só avisar que eu tiro :P

    Obrigada ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado (:
      Não tem problema não, sinta-se à vontade :D
      E bem-vinda ao blog! Qualquer sugestão, é sempre bem-vinda! Volte sempre :P

      Excluir

Postar um comentário