Os momentos de Hunger Games


Hunger Games é dividido em quatro grandes momentos (seja no livro, seja no filme, absurdamente fiel). Minha classificação primária era de três estâncias, mas decidi dividir a arena em dois momentos distintos. Assim, cada uma das partes tem sua importância, sua marca e suas características… e é justamente esse conjunto, essa diversidade na história que transforma Jogos Vorazes em algo abrangente e real.
1º Momento: Katniss e o Distrito 12
Apesar de termos uma pequena cena com Seneca e Caesar iniciando o filme, isso mal dura um minuto e a introdução é justamente apresentar uns personagens e suas vidas. No filme (assim como no livro), somos apresentados a Katniss, à sua vida de caçada com Gale, sua proteção à Prim – é uma das partes mais chocantes justamente por mostrar tudo de maneira muito real. A pobreza, a submissão à Capital autoritária, a crueldade – tudo é tangível, sem cor, uma atmosfera pesada. Ainda temos as marcantes cenas da Colheita (que ainda me arrepiam, mesmo depois de ter visto algumas vezes) e das despedidas de Katniss.
2º Momento: A Capital
Na segunda parte do filme, somos apresentados à Capital e seus moradores. O mais notável é o contraste com tudo o que vimos até o momento – o excesso de cores, de riqueza, de futilidade. Entendemos os Jogos, adentramos esse mundo, e conhecemos mais a fundo a Capital cruel e autoritária, além de hipócrita, claro – não tem como não sentir o mesmo que Haymitch ao ver aquelas duas crianças brincando com espada antes dos Jogos… para mim, uma cena bastante simples, mas uma das mais fortes e marcantes.
3º Momento: Os Jogos Vorazes
No momento em que os Jogos começam, uma angústia toma conta do telespectador. A contagem regressiva é um dos momentos mais agonizantes do filme, e nos encontramos chocados com o que está prestes a acontecer, principalmente quando presenciamos o primeiro banho de sangue na Cornucópia. Muitos momentos de choque, cenas nada leves, muito bem-produzidas. Vemos o povo da Capital assistindo, comentando, apostando, mostrando ainda mais sua futilidade, enquanto também vemos o Presidente Snow, evidenciando o governo manipulador, e a famosa “política do bom e circo” (com um ótimo discurso sobre esperança); divido essa parte após uma das mortes mais importantes da história.
4º Momento: A Aliança com Peeta
Após essa citada morte, as regras dos Jogos são mudadas para que Peeta e Katniss se unam – a aliança aconteceu anteriormente (desde a entrada dos Tributos, a entrevista com Caesar, a cena das teleguiadas), mas se torna oficial aqui, e o filme nos proporciona (para aliviar) algumas cenas gostosas e ternas – é bom ver o carinho entre a dupla, e Josh e Jennifer tiveram uma ótima interpretação… quem queria ver os dois dormindo abraçados na caverna, não vai se decepcionar – a cena está lá, intacta e bela. Como um dos casais mais bonitos da ficção atual, eles nos proporcionam cenas maravilhosas, e ficamos esperando pelas próximas, de Em Chamas, que prometem…
E em cada um desses momentos o filme parece estar em uma realidade diferente. É bastante híbrido, com momentos de choque, de tristeza misturados a felicidades e belezas; cores contrastadas com o cinza dos distritos; amor contrastado com perdas irrecuperáveis; as antíteses criadas por Suzanne Collins merecem aplausos, causando um sentimento misto nos leitores e telespectadores, que dão vida à obra. Para quem ainda não leu o livro, ou viu o filme, eu recomendo os dois! Até mais…


Comentários