Katniss Everdeen – A Garota em Chamas


Katniss é a protagonista da trilogia Jogos Vorazes, e é através de sua narrativa que conhecemos toda essa história. Fica conhecida como “Garota em Chamas” durante a 74ª edição dos Jogos Vorazes, após uma roupa estonteante criada por Cinna, e mais tarde como “o Tordo”, no último volume. Katniss é o símbolo de todo um ideal…
Situando os menos informados em Jogos Vorazes (por enquanto, porque todo fã de livro vai acabar lendo isso logo, logo), Katniss é uma garota de 16 anos, que mora em Costura, uma região pobre do Distrito 12. Depois que sua irmã mais nova, Prim, é escolhida como tributo feminino do distrito para os Jogos Vorazes (uma das maneiras – e a mais cruel – de punição impostos a Panem pela Capital, depois que o país tentou se rebelar, 74 anos atrás), Katniss se apresenta como voluntária para defender a irmã.
Junto a ela, Peeta é o tributo masculino do Distrito 12 – os dois não são amigos, nem nunca chegaram a conversar de verdade, mas têm um passado juntos – e um futuro brilhante. A aliança que se forma entre os dois na arena, o sentimento de proteção, o carinho mútuo é tangível…

[CONTÉM SPOILERS]
Katniss é a primeira a desafiar a Capital, propondo a idéia de comer as amoras e salvando tanto ela quanto Peeta nos Jogos. Incomodado por isso, o Presidente começa a “persegui-la”, obrigando-a a voltar a lutar no Massacre Quaternário, enquanto uma revolução é iminente em todo o país. Katniss, principalmente no último livro, assume a cara da revolução. Katniss passa a ser realmente o Tordo – ela é o símbolo da liberdade e da esperança. E com a narrativa de Suzanne Collins, ela se torna uma personagem complexa, cheia de determinação e dúvidas, real;
[FIM DOS SPOILERS]

Katniss é uma garota de personalidade forte. Desde sempre admiramos seu jeito, caçando e vendendo animais no Prego para sustentar a família, após a morte do pai (em uma explosão de mina) e a ausência da mãe devido à depressão. O amor à irmã, Prim, também é belo, e é só por causa desse amor que temos toda a história da trilogia. Katniss se transforma de uma garota pobre e sofrida a uma grande guerreira durante os Jogos, e uma esperança a toda uma nação após isso… o personagem cresce absurdamente.
Katniss é um personagem complexo. Collins pensou em muita coisa, e a colocando como protagonista e narradora, conseguiu transmitir tudo isso. A personagem tem seus momentos tranqüilos, de compaixão, de raiva, de dúvida, de força. É um leque tão grande de emoções, que a personagem se torna real. E o leitor se coloca no lugar de Katniss a todo momento.
Uma das coisas que mais me encantam nela, é como ela ama as pessoas verdadeiramente. Como ela faz qualquer coisa para defender alguém importante para ela. Como Prim, a mãe (embora não admita), Gale e Peeta… a relação entre Peeta e Katniss é gostosa de se ler, e são as cenas que mais nos proporcionam momentos bons, de paz e felicidade, em meio a toda uma narrativa cruel, um livro pesado. Com tanta coisa acontecendo, com o sentimento de dor que nos toma conta, com a narrativa perturbadora, é necessário alguns momentos mais leves… e Peeta e Katniss nos proporcionam isso sem fugirem em nada da história. Toda cena entre eles parece perfeitamente encaixada à história… não existiria Jogos Vorazes sem essa dupla.
Começo a apresentar alguns dos meus personagens preferidos agora, e abro os comentários para que vocês comentem sua opinião sobre cada um deles. Para quem ainda não leu o livro, faço o convite mais uma vez à leitura. Katniss vai te conduzir por um mundo magnífico, de dor e esperança… aproveite esse momento para viver tudo isso, de verdade. Ler Jogos Vorazes é uma experiência única, aproveitem! Até mais…

Comentários