Personagens importantes em Jogos Vorazes


Não achei justo falar apenas de Katniss e Peeta em um livro tão rico de personagens bons. Nessa trilogia, Collins nos apresenta uma variedade de pessoas e personalidades, de histórias passadas, e personagens apaixonantes. Ou eles são profundamente reais ou são caricaturados e representam algo essencial para sua narrativa. Todos são cativantes, de um jeito ou de outro.
Haymitch é o mentor de Peeta e Katniss nos Jogos Vorazes – antigo vencedor do Distrito 12 (e único ainda vivo), venceu os Jogos 24 anos atrás, no Segundo Massacre Quaternário (um evento que acontece apenas a cada 25 anos). Continua atormentado pelos pesadelos da arena, enfrentou várias dificuldades pós-Jogos (o que faz com que nos aproximemos ainda mais do personagem quando começamos a descobrir, mais tarde na trilogia), e dificilmente o vemos em uma cena sóbria – embora Katniss tente trabalhar nisso às vezes. Sua relação com os demais personagens são magníficas, pela sua personalidade, sua maneira de agir – se dá melhor com Peeta, a princípio, mas entende muito mais Katniss, extremamente parecida com ele. Muito citado no livro, aparecerá um pouco mais no filme, para felicidade de muita gente.
Cinna é o estilista que cuida de Katniss durante a campanha dos Jogos Vorazes – trabalha em conjunto com a estilista de Peeta, e é mais normal do que a maioria das pessoas vindas da Capital. Absurdamente genial, nos surpreende a todo o momento, e passamos a admirá-lo – especialmente em Em Chamas, em que ele tem seu melhor momento, para mim. Aproveito também para comentar sobre a equipe de preparação de Katniss, um trio meio maluco, superficial, caricaturas dos habitantes da Capital, que possuem uma boa história ao longo da trilogia, além de fazerem com que passemos a gostar deles.
Gale é o garoto um pouco mais velho, em quem Katniss encontrou refúgio após a morte do pai. Melhores amigos desde muito tempo, caçam juntos na floresta, cuidam um do outro e se entendem perfeitamente. Quando Katniss acredita que está começando a sentir algo por Peeta, seu coração fica dividido, e ela passará por muita coisa até ter certeza do que realmente quer (e Collins deixa claro qual é sua escolha, com o tempo). Eu tenho minha preferência… kkk Também podemos dizer que Gale é o primeiro revolucionário que encontramos no livro.
E por fim, vou comentar um pouco sobre Finnick. Um pouco, porque muita gente ainda não leu o livro, e Finnick aparece apenas no segundo volume da trilogia. Mas ele merece seu diálogo. Antigo vencedor do Distrito 4, ele é um jovem bonito e sedutor, que aparenta uma superficialidade extrema – o personagem evolui de tal maneira, que é admirável. Collins faz com que nos aprofundemos em sua história, em seus pensamentos e sentimentos, e passamos a entendê-lo… ao final da trilogia, estamos encantados com Finnick, e sua amizade com Katniss torna-se bastante bonita…
E esses são só alguns dos personagens mais interessantes que Collins nos apresenta nos três livros de Jogos Vorazes. Não comentei sobre alguns para tentar não estragar a surpresa de quem ainda não tenha lido. E não, eu não esqueci da Prim, mas é que ela merece um texto só dela, tenho algumas coisas a dizer… então galera, é isso, leiam os livros! E FALTAM APENAS 5 DIAS para a estréia do filme! Até mais!

Comentários