[Season Finale] Snowpiercer 1x10 – 994 Cars Long



Um excelente cliffhanger!
AINDA BEM QUE JÁ ESTÁ RENOVADA PARA A SEGUNDA TEMPORADA – não achei que encerraria esse episódio com tanta curiosidade pelo que ainda está por vir, mas o episódio deu uma guinada interessante… durante a primeira metade do episódio, eu não achei que fosse ser uma Season Finale tão boa. Acho que faltou ação e o episódio parecia se arrastar, embora eu entenda que eles estavam encaixando cenas que seriam importantes para o plot twist do final, mas o episódio só engatou e ficou interessante mesmo na sua reta final, e agora nos perguntamos o que está por vir – e finalmente conseguimos ter uma ideia de como “Snowpiercer” vai ter que se reinventar durante o seu segundo ano. Que caminhos a série vai seguir agora, no entanto, ainda não sabemos bem ao certo… mas certamente vai ser interessante acompanhar!
No início do episódio, Melanie faz o que prometera a Layton: ela entrega o trem em suas mãos. Ela faz o que pode ser seu último discurso, e eu acho que foi um discurso impactante, porque meu coração gelou um pouco ao escutar aquele “994 vagões” na introdução do episódio – aquilo parece, de uma vez por todas, solidificar os 7 vagões perdidos no episódio passado… embora estejamos felizes por termos nos livrado de quase todos os Folger. Depois que Melanie faz o seu discurso, ela cede o seu lugar para Andre Layton falar com todo o trem pela primeira vez, anunciar suas mudanças, instituir uma democracia, e suas ideias são interessantes… não sabemos se funcionariam na prática (e agora, provavelmente, jamais saberemos), mas a ideia era sim interessante. E Melanie pretendia partir para a locomotiva e passar o resto de sua vida ali.
Antes disso, no entanto, ela tem que fazer uma visita ao Night Car. Aqui, temos uma cena bastante emotiva, mas que eu acho que, em parte, não cabia nesse episódio – eu acho que a história da filha de Melanie poderia ter sido explorada de algum modo mais cedo na temporada, para não parecer abrupto demais com a sua chegada no fim do episódio, mas tudo bem… Melanie tem um momento emocionante em que reconhece ter sacrificado a filha pelo trem, e ela não tem certeza de que está em paz com essa decisão… é uma cena interessantíssima porque só vimos Melanie assim uma vez antes: mais humana, de uma maneira que possamos nos relacionar com ela, e aquela espécie de “flashback” (que eu sei que não é um flashback de fato) ficou muito emocionante. Agora, ela acredita que pode ir para a frente do trem e deixar que Layton se vire…
Porque não vai ser fácil. Layton, Till e todos os demais acreditam em algo muito bonito – colocar isso em prática, no entanto, é complicado. Temos uma cena interessante de Till e Jinju, na maneira como elas acreditam em coisas diferentes e os caminhos consequentemente se separam, e temos cenas em que a Primeira Classe não sabe lidar com o Fundo e a Terceira “invadindo vagões”. E, é claro, temos exemplos de Fundistas que não vão saber lidar com isso tudo, e acham que agora podem fazer o que quiserem… e também não é assim que funciona. Tudo é bastante complicado, na verdade. E as coisas estão prestes a ficar ainda mais complicadas quando uma novidade parece alarmar o pessoal lá da frente: ELES ESCUTAM UMA MÚSICA VINDO LÁ DE FORA – uma música que vem de algum lugar que não é de dentro do trem…
Existem mais sobreviventes?
Imediatamente, eu me lembrei dos Grounders, em “The 100” – quando o pessoal desce para a Terra e descobre que existiam sobreviventes por aqui… mas não, não é isso o que estamos prestes a ver, mas sim UM SEGUNDO TREM. Mais curto que o primeiro, eles imediatamente sabem que o segundo trem só pode estar sendo conduzido pelo Sr. Wilford, e ele está fazendo de tudo para se acoplar ao Fundo da Locomotiva Eterna. Agora, Melanie precisa fazer alguma coisa para impedir que isso aconteça, enquanto Bennett acaba a traindo, e Ruth começa a reunir um grupo de apoiadores para “cantar na recepção ao Sr. Wilford” e para celebrar que “o Sr. Wilford voltou”, sendo que, na verdade, ELE NUNCA NEM ESTEVE NO TREM. Foi revoltante ver às cenas de Ruth, eu só queria que o Layton a colocasse na linha de frente e o Sr. Wilford a matasse assim que a visse.
Seria irônico, não?
De qualquer maneira, o fim do episódio deixa algumas coisas em aberto e é um cliffhanger interessante para a próxima temporada… Melanie estava do lado de cima do trem, com uma roupa especial, e agora ela caiu (um segundo no qual nossos corações gelaram), e nos perguntamos como ela vai embarcar novamente; enquanto isso, os maquinistas PARAM o trem, pela primeira vez em anos, e eles têm menos de 10 minutos antes que comecem a congelar, então eles precisam agir depressa. Eles não podem permitir que o Sr. Wilford fique no trem, porque são 40 vagões a mais que vão diminuir a velocidade do trem e comprometer a sua integridade: talvez todos acabem congelados de qualquer maneira. Enquanto isso, o Sr. Wilford consegue se acoplar ao Fundo, e Layton e mais uma galera espera a sua chegada, receosos, mas quem aparece não é ele.
É Alexandra. A filha de Melanie.
É MUITA COISA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA. Estou curioso!

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.


Comentários