Love, Victor 1x07 – What Happens in Willacoochee…



“You’re perfect”
EU NÃO ESTAVA EMOCIONALMENTE PREPARADO PARA ISSO. Acho que finalmente acontece em “Love, Victor” algo que esperávamos há tempos, mas não é exatamente da maneira como queríamos, e então as coisas são lindas, assustadoras e desconfortáveis… tudo ao mesmo tempo. O que eu acho que foi extremamente bem-escrito da série, mesmo que meu coração tenha ido de quentinho a partido em questão de segundos – é um retrato tão real e tão sincero de como tantas pessoas se sentem, e “Love, Victor” não podia ter expressado isso de melhor maneira… nos reconhecemos em tantos detalhes da personalidade de Victor. O episódio é intenso, mais intenso do que qualquer episódio até aqui, e representa um ponto de ruptura na vida de Victor. De agora em diante, ele vai ter que olhar para si mesmo de uma nova maneira. Vai ter que ser ele mesmo.
E o Simon vai continuar ajudando nisso.
No próximo episódio, de forma mais efetiva que nunca.
O episódio começa com o Victor contando a Simon as últimas coisas que aconteceram – como ele não transou com Mia, por exemplo, mas ele diz que tudo o mais está “perfeito” entre eles, e que ele pode ser “feliz e normal”. Foi doloroso ouvi-lo opor a homossexualidade à normalidade, mas isso é algo que o episódio trabalhou, eventualmente, de uma forma dolorosa, e infelizmente é o que a sociedade fez com que as pessoas acreditassem… que você não é “normal” por ser gay. E VICTOR ESTÁ PRESTES A DESCOBRIR QUE ISSO É MENTIRA. É como o Simon diz em sua última mensagem: “Você é perfeito”. Serve para qualquer um que estiver assistindo a série ou lendo esse texto e se sentindo como o Victor se sentiu ao longo desse episódio… você é perfeito, eu sou perfeito, somos perfeitos. Gays, felizes e perfeitos. Essa é a mensagem.
Também acompanhamos, e eu vou comentar já para deixar isso de lado por todo o restante do texto, mais um pouquinho de Felix e Lake, e eu estou aqui comentando isso porque novamente tenho que dizer que EU AMO O FELIX. Fiquei muito triste por ele pela maneira como a Lake quer esconder que eles ficaram, e não quer que isso se repita, e então Felix vai em busca de ajuda… e sem conseguir a ajuda de Victor, que está ocupado e ausente, Felix pede ajuda a Pilar, e eu não sabia o quanto aqueles dois ficariam bem juntos! Victor conta tudo o que está acontecendo entre ele e Lake (ele comparando a ficada a “A Forma da Água” foi bizarro e hilário), e Pilar não estava muito disposta a ajudar, inicialmente, mas talvez ela também precisasse de uma distração e, ao ouvir o Felix falar, é EVIDENTE que ele precisa mesmo de uma ajuda.
Então, Pilar entrega os celulares dela e de Felix a Adrian, e então os dois passam o dia sem eles… “What did people do before phones?” Assim, os dois conversam, e eles ficaram incríveis juntos! Os dois acabam indo tomar café no lugar onde o Victor trabalha (mas nem ele, nem Benji estão ali), e eu gostei de como passaram horas conversando, com Pilar contando uma série de histórias, e o Felix verdadeiramente se interessando por tudo o que ela tinha a contar… ele é tão sincero, tão verdadeiro, isso é tão bom! E Pilar realmente o ajuda com aquela coisa de “passar o dia sem celular”, porque Lake o encontra na cafeteria eventualmente, e ela está indignada porque ela postou 9 coisas no Instagram naquele dia e ele não curtiu nenhuma delas – e ele sempre curte tudo o que ela posta. Eu só espero que a Lake aprenda a valorizar o Felix, porque o bichinho não merece sofrer.
Quando Victor chega para trabalhar no sábado, ele encontra o Benji de regata branca (!) e a máquina de fazer café estragada… é evidente como a visão dos braços de Benji deixa o Victor meio sem jeito, meio nervoso, mas as coisas vão se intensificar ainda mais – Sarah, a chefe de ambos, decide deixar o Victor cuidando da loja enquanto ela e Benji vão a Willacoochee, uma cidade a poucas horas de distância, para consertar a máquina de café… mas Benji sugere que ela fique cuidando da loja e ele pode ir para Willacoochee com Victor. GENTE, EU QUASE SURTEI. Victor fica nervoso, porque sabe que tem um compromisso com Mia naquela noite, mas ele também sabe, na verdade, que quer ir com Benji… uma pequena viagem, algumas horas sozinhos no carro, outras horas esperando a máquina ficar pronta, o retorno… quer dizer, é uma viagem com o crush!
Victor até diz a Benji que o tempo é apertado e ele precisa estar de volta até de noite, mas Benji “implora”, dizendo que não pode ir de novo com Sarah, e então o Victor acaba topando… o sorriso dele indica o que ele realmente queria naquele momento: IR COM BENJI. Essa viagem é importantíssima tanto para que o Victor nomeie seus sentimentos para si mesmo quanto para que ele e Benji se aproximem, porque eu já achei que eles se aproximaram e se conectaram no caminho de ida – não tinha noção do que ainda me esperava em Willacoochee. Victor escuta o Benji contar sobre as viagens assim que fazia com o pai, ou sobre como, desde que se assumiu, as coisas com o pai não são as mesmas… eles conversam e tal, mas não é a mesma coisa. E, na condição de Victor, ele quer saber dessas histórias, ele quer se imaginar no seu lugar.
Mas isso o apavora.
E existem momentos em que Benji e Victor se olham e sorriem um para o outro em que conversas inteiras, sem palavra alguma, acontecem. Sobre o Derek, ele liga para Benji uma única vez, quebrando um clima, mas Benji não atende o telefone, e explica ao Victor que “não vai forçá-lo a fazer essa viagem com ele para depois ficar conversando com o namorado o tempo todo”. Mas eu sinto que não é apenas isso… as coisas já não devem estar bem para Benji e Derek. Também, Derek é INSUPORTÁVEL. Victor não consegue esconder um sorriso feliz com o Benji recusando aquela chamada… uma vez em Willacoochee, Victor e Benji tem algum tempo para matar enquanto um velho não muito rápido conserta a máquina de Sarah. Então, os dois estarão sozinhos em uma cidade diferente, onde ninguém os conhece, curtindo apenas a companhia um do outro.
Perfeito.
Mas Victor não pode deixar de se preocupar com Mia… não porque goste dela de uma maneira romântica, ou porque prefira estar com ela do que com Benji, porque não prefere, mas porque ele prometeu que estaria lá e é cada vez mais evidente que ele não vai conseguir voltar a tempo. De qualquer maneira, Benji se voluntaria a deixá-lo direto na casa de Mia se chegarem com o horário apertado, e Victor sabe que não pode ir com a roupa que está se esse for o caso, porque o evento de Mia é algo chique, então os dois saem para comprar roupa em uma sequência MARAVILHOSA. Os dois estão extremamente fofos na cena toda… se divertindo juntos, rindo, fazendo piada, de uma forma leve e natural… e temos aquele momento do Victor espiando enquanto o Benji troca de roupa pela cortina um pouquinho aberta do seu provador… wow.
Sempre disse: Mia não merecia isso tudo, mas eu não consigo ficar com raiva de Victor. E, ao que tudo indica, Mia vai acabar voltando para os braços do babaca do Andrew, que eu espero que melhore, porque a Mia também não merece estar com alguém idiota como o Andrew! Depois de uma ligação de Mia, o episódio foi uma verdadeira montanha-russa de emoções, eu não sabia mais direito o que viria a seguir, e fui surpreendido a cada momento, porque o Victor fez coisas que eu não achei que ele faria nesse episódio! A começar pelo lance de passar a noite em Willacoochee. Benji atende a um telefonema exasperado de Sarah que diz que, se a máquina de café não ficar pronta, eles podem passar a noite em um hotel e então pegar a máquina na manhã seguinte, mas o Benji diz a Victor que sabe que ele tem que voltar para o evento de Mia.
Eles vão pressionar o Wally.
E então, Victor me surpreende pela primeira vez no episódio. É ele quem recebe uma ligação de Wally, dizendo que a máquina de café já está pronta… naquele mesmo momento. E Victor não consegue deixar de ficar triste, porque ele acabou de ver a oportunidade de passar a noite ali em Willacoochee com Benji. Então, Victor olha para Benji, enquanto Benji sorri daquela forma fofa para ele, e diz: “Hey! I just talked to Wally… so, we’re gonna need to spend the night”. ELE MENTE PARA BENJI PARA QUE ELES PRECISEM PASSAR A NOITE NA CIDADE. Eu quase não acreditei… e quando Benji pergunta de Mia, Victor diz que “ela vai entender, trabalho é trabalho”, e eu acho que, no fundo, o Benji talvez soubesse que era mentira, porque dava para sentir, mas sei lá… Victor liga para Mia, contando que não vai conseguir chegar, e então fica por lá.
Num quarto de hotel em Willacoochee.
Com Benji.
As cenas do quarto de hotel são MARAVILHOSAS DEMAIS, porque a maneira como eles conversam, como eles se conhecem, como Benji se abre e como Victor o escuta… aquilo é mais íntimo do que qualquer coisa, do que qualquer beijo, do que qualquer sexo. Eu estava nervoso e ansioso durante toda a cena, porque não sabia bem o que vinha a seguir… a começar por aquela coisa do Victor dizer que “pode dormir no chão”, mas é como o Benji diz: tem bastante espaço na cama… afinal de contas, não é como se eles fossem precisar dormir de conchinha nem nada assim. Mas antes de Victor se deitar, ele vê a carteira de motorista de Benji sobre a cômoda, e Benji dissera que “não tinha carteira porque não passava no teste”, então ele quer saber por que ele mentiu sobre a carteira… e o Victor conta que a sua carteira foi suspensa e explica o porquê.

“Before I came out, I was kind of a mess. I knew I was gay, but I didn't want to be. So I drank. A lot. And then one night, I got super wasted, and decided that I wanted Wendy's, real bad. So, I took my dad's car to the drive-through, and that's exactly what I did. Drove through... the Wendy's. […] Luckily no one was hurt. But I totaled my dad's car”
“Wow. That's intense. Were, were you okay, or...?”
“Yeah. Yeah, just... banged up. But waking up in the hospital with my parents standing over me, it made me realize that I could have died without ever really being who I was. So that's when I came out”

Isso é tão grande, tão importante!
A cena é incrível… é bom ver o Benji se abrindo dessa maneira, porque ele compartilha com Victor algo que ele certamente compartilhou com poucas pessoas… e essa história é o que o fez se assumir gay… acho que cada um tem a sua. Eu tenho a minha. Naquele momento, Benji e Victor estavam compartilhando algo… não só uma cama, mas a chuva que caía do lado de fora, as histórias, a vida. O que Benji diz vem do coração, é verdadeiro, e profundamente real. E Victor também age de uma maneira muito linda com ele, porque ele sabe que não foi fácil contar aquilo, e Benji não quer que ele comente com ninguém na escola, e Victor diz que não vai dizer… naqueles momentos, muitas coisas são ditas sem palavras, na maneira como se olham, como Benji olha para ele e eu tenho certeza que estava olhando para a sua boca… o desejo estava ali, o tempo todo.

“I won't say anything. But thank you for telling me”
“Yeah. Of course. You are so easy to talk to. I'm really glad you started working at Brasstown”
“Me too”

Quando Benji diz que eles deviam dormir, Victor fica em silêncio, parado, pensativo… e então ele age por impulso e faz o que queria fazer há muito tempo: ELE BEIJA O BENJI. O tempo todo eu achei que não aconteceria, de verdade. Quando eu vi a mão de Victor pairando sobre o ombro de Benji, eu achei que ele recuaria sem tocá-lo. Quando ele tocou o ombro de Benji e Benji perguntou se “estava tudo bem”, achei que Victor daria uma desculpa qualquer, viraria para o outro lado e dormiria, mas não… Victor beija o Benji pela primeira vez. E aquilo fez meu coração disparar, e eu não sei se de uma boa maneira ou não. Eu estava feliz, animado, mas sabíamos que as coisas ainda não estavam do jeito certo… por isso, Benji para o beijo, diz “não”, mas eu não acho que seja porque ele não queira beijar o Victor, mas porque não é para ser dessa maneira.
Não assim. Não com Mia e Derek ainda no tabuleiro.
Porque dá para ver que o Benji beijou o Victor de volta. No começo ele beijou, seu primeiro impulso foi beijar... depois ele recuou. Eu entendi os dois. Entendi o Benji. Entendi o Victor porque ele sentiu vontade e temeu nunca mais ter coragem… e aquilo partiu meu coração profundamente. Benji está incrédulo, e Victor ainda mais. Ele não acredita no que acontece, ele está com os olhos arregalados, então ele pede desculpas por tê-lo beijado, assustado, e sai correndo, e eu fiquei ainda mais nervoso, porque não sabia o que o Victor ia fazer, para onde ele estava indo… mas ele para no corredor, do lado de fora do quarto, e se senta no chão, chorando em um desespero que transmitiu toda a sua dor, todo o seu sofrimento, e aquilo é muito triste. E ele escreve uma mensagem para Simon, e é, talvez, uma das mensagens MAIS IMPORTANTES entre todas as que ele escreveu para Simon desde que se mudou para Atlanta… porque, ali, ele reconhece que não pode continuar negando.

“I kissed him, Simon. I kissed him, and it was the worst thing I could have done. I can't keep denying this. I am what you think I am, but, but I, I hate it. I don't want my life to be this hard

A gente queria que as coisas fossem mais simples, mais rápidas, mais coloridas… mas nós temos que lidar com a dor de Victor nesse momento, e a maneira como a série apresenta isso… é incrivelmente real. Na mensagem, Victor ainda não consegue digitar as palavras “I’m gay”, porque é um processo, esse é um passo muito grande – mas é de vital importância quando dizemos isso em voz alta pela primeira vez. E Victor termina sua mensagem com palavras que me machucaram: “Eu não quero que a minha vida seja tão difícil”. Esse é o sentimento de grande parte dos gays antes de se assumirem: escutamos as histórias, vemos o preconceito ao nosso redor, e nós só queríamos que as coisas não fossem assim… só queríamos que nossa vida não precisasse ser difícil. Eu espero, sinceramente, que um dia a vida de ninguém precise ser difícil porque essa pessoa é gay.
Realmente espero.
Agora, não sei o que será de Benji e Victor… mas o retorno para casa é desconfortável.
Simon responde a mensagem de Victor:

“Victor, it breaks my heart to hear you talk about yourself like that. You're perfect. And that part of you that you wish you could cut out, that's the part that makes you... you. If you could only see what my life is like in New York, you'd see that there's a world beyond high school. Beyond your family. I wish you were here right now so I could give you a hug, and make you believe it.
Love, Simon”

Então, Victor toma uma decisão…
Ele está indo para Nova York.
EU MAL POSSO ESPERAR!


Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.


Comentários