Cuna de Lobos (2019) – Os inimigos de Catalina: Parte 1



Ambar 2 x 0 Catalina
O problema de ser alguém como Catalina – ambiciosa, traiçoeira, arrogante e capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer – é que você ganha um grande número de inimigos… e, mais cedo ou mais tarde, é possível que algum deles consiga fazer algo contra você. Luis está desde o começo da novela tentando conseguir alguma prova contra ela para denunciá-la pelo tráfico de diamantes, ainda que ele esteja um ponto mais silencioso agora por causa das ameaças dela contra seu filho; Ambar está tentando derrubar Catalina desde que “voltou dos mortos”; José Carlos nunca teve uma boa relação com a madrasta, e ele está começando a perceber agora que existem problemas nos registros da joalheria, e ele vai em busca de saber mais sobre isso; e, por fim, temos o Diego, que também não presta, mas que sabe muita coisa de Catalina.
E se ele se voltasse contra ela?
Também gosto de ver como alianças inusitadas começam a ser feitas, alianças que há muito queríamos ver, e eu acho que, ainda que não seja o adversário principal de Catalina, Luis vai ser a cola que une todos eles. Primeiro, Ambar o procura, dizendo que ela tem evidências de que Catalina é uma assassina, e então conta para ele tudo o que lhe aconteceu, como ela a sequestrou, como tentou matá-la, mas ele diz que “não pode fazer nada, ele é só um jornalista”. Ambar, no entanto, insiste, porque o viu naquela coletiva de imprensa e sabe que ele sabe que Catalina é uma delinquente e precisa ser detida: “Você e eu podemos nos ajudar. Nós dois queremos o mesmo: que Catalina Creel pague por tudo o que fez”. Luis, no entanto, diz que não tem provas contra Catalina, mas Ambar se propõe a consegui-las para ele… mas será que ela as consegue mesmo?
Infelizmente, Ambar é descuidada o suficiente para ser percebida. Ela estava em uma posição ideal, com Catalina acreditando que ela estava morta, mas ela envia para Catalina uma boneca sem um olho, com um recado que diz que “é de uma amiga que a recorda com carinho”, e Catalina imediatamente pensa nela e manda Diego averiguar se ela ainda pode estar viva… naquele mesmo dia, Ambar faz mais uma de suas ligações silenciosas para atormentar Catalina, mas Catalina, desconfiando que seja ela do outro lado da linha, resolve provocá-la, perguntando como ela saiu do porta-malas e, por fim, falando sobre Francisco, e sobre como “ele está feliz” desde que ela foi embora e um monte de outras coisas… ela fala tanto até conseguir entrar na mente de Ambar e fazê-la gritar do lado de lá – agora, Catalina tem a certeza de que ela ainda está viva.
E vai vir atrás dela.
Sabendo que foi descoberta, Ambar é ainda mais imprudente e vem atrás de Catalina, com uma arma – teria sido melhor que ela tivesse atirado nela. Ao invés de fazê-lo, no entanto, Ambar resolve dar “três tiros de alerta”, e esse foi o seu pior erro… assim, Ambar dá a Catalina a oportunidade de capturá-la e, para piorar, percebemos que Catalina vai conseguir fazer com que ela seja tida como louca – e não dá outra, Ambar acaba em uma clínica psiquiátrica, internada e seu poder fazer nada. Internada, Ambar tenta falar para Francisco aquilo que já disse antes, que Catalina é uma assassina, que ela matou Carlos, mas ele age como se ela não estivesse falando coisa com coisa… Ambar ainda fala que ela provavelmente matou a primeira esposa de Carlos, e que vai matá-lo também… e, sinceramente, eu não me importaria se Catalina matasse o olho de peixe-morto.
Mas Catalina o “ama”, por algum motivo.
Francisco é extremamente tapado, e isso é irritante de se assistir, e eu fiquei muito bravo com o fato de ele não dar o mínimo crédito à esposa, que não merecia ser internada. A empregada da casa ainda confessa a Francisco que Ambar esteve escondida na sua casa esse tempo todo, e que chegou “suja e maltratada, pedindo ajuda e que ela não contasse a ninguém que ela estava ali”, e isso devia ajudar Francisco a perceber que Ambar está dizendo a verdade, mas ele não percebe… ele só sente no direito de ficar bravo com a empregada da casa porque “ela devia ter contado a verdade para ele”. Quando Francisco conta a Catalina (POR QUE ELE TEM QUE CONTAR ABSOLUTAMENTE TUDO PARA ELA, HEIN?!) que Ambar estava na casa de Dora esse tempo todo, ficamos achando que ela vai matá-la, mas faz tempo que Catalina não mata ninguém.
Mas ela tenta…
Ah, se tenta.
Não sei se Catalina ia tentar matá-la novamente de qualquer maneira, mas Ambar provoca… ela consegue um celular emprestado no hospital e liga para Alejandro, e embora ela não consiga dizer muito, ela diz que “mentiram para eles a vida toda e Carlos não é seu pai”. Naturalmente, Catalina nega, diz que Ambar “não está em boas condições”, mas talvez Alejandro fique com uma pulguinha atrás da orelha… e temos a esperança de que, ao saber a verdade, ele talvez tenha a coragem necessária para se voltar contra a mãe. De qualquer maneira, depois da ligação, Catalina resolve “dar um jeito” em Ambar. Ela entra para vê-la com facilidade (o que o dinheiro não faz, não é?), e ela está lá para atormentá-la, antes de tentar matá-la novamente – mas Catalina parece ser bastante incompetente quando se trata de matar Ambar!
Ambar grita e pede por ajuda enquanto Catalina injeta nela uma droga, exatamente como ela fez com Glória, a mãe de José Carlos, mas ninguém vem ao seu auxílio. Vemos Catalina sair completamente impune, e depois o hospital liga para Francisco… eu achei que eles iam dar a notícia de que Ambar estava morta, mas é aí que está a nossa surpresa: AMBAR NÃO MORREU! Ela continua viva, embora em coma, e é assim que ela permanece pelos próximos sete meses, enquanto o tempo vai passando e está chegando o momento do nascimento do filho de Leonora e Alejandro… depois de todo esse tempo, Ambar dá os primeiros sinais de que ainda pode acordar quando José Carlos está falando com ela, sobre como a ama e como ela assumiu o lugar de sua mãe em sua vida, e ela expressa reações ao tentar segurar a sua mão… a história de Ambar ainda não acabou.
E ela tem que ser muito útil no futuro da novela…
Afinal de contas, quantas vezes essa mulher sobreviveu?


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários