Dark 3x06 – Licht und Schatten (Luz e Sombra)



“Os dois mundos apagarão um ao outro”
FINALMENTE ACONTECEU O APOCALIPSE EM AMBOS OS MUNDOS… tudo nos levou para esse momento. Todos os caminhos, todas as manipulações, como vemos tão claramente nesse episódio, culminam no Apocalipse que precisa acontecer em ambos os mundos. Já aconteceu no mundo de Jonas, no fim da temporada passada; e agora acontece no mundo de Martha também. E tudo continua sendo perversamente manipulado através de ações descaradas movidas por intenções duvidosas. O episódio nos encaminha para a grande finalização da temporada, mas é, de modo geral, mais calmo que o último – embora ele inclua mais uma variável na trama: se já tínhamos várias linhas temporais e dois universos paralelos, agora estamos lidando, também, com “realidades alternativas” que se sobrepõem uma à outra. E isso explica algumas coisas.
Como o que vimos no fim do episódio passado (a morte de Jonas) e o que vemos nesse episódio (Jonas vivo). O episódio começa com um sonho do Jonas adulto, relembrando o dia do Apocalipse no seu mundo, enquanto ele chorava sobre o corpo de Martha – e, nessa versão da história, nenhuma outra Martha aparece para salvá-lo, para levá-lo para outro mundo… por isso o Jonas adulto não se lembra de nada daquilo: porque esse Jonas nunca viveu aquilo. São dois Jonas, de realidades alternativas diferentes: uma na qual ele é salvo do Apocalipse pela Martha-2 e levado por ela para esse mundo, onde ele acaba morrendo; e outra na qual ele escapa sozinho do Apocalipse e nunca conhece a Martha-2, ficando no nosso mundo e envelhecendo para se tornar o Jonas adulto que já conhecemos e, eventualmente, o Adam. E essas duas versões precisam coexistir.
Só assim o ciclo se mantém.
Uma interferindo na outra… causando a outra.

“Há uma alavanca... na junção do loop do tempo. É o momento que faz as coisas irem em uma ou outra direção. Você o traz para nosso mundo, ou não. Uma linha que conecta a si mesma em um loop. Dois caminhos possíveis. Na borda externa da linha e na borda interna da linha. Mas ainda é a mesma linha. Duas realidades sobrepostas. Em um dos caminhos, ele morre. No outro, não. Ambos se repetem no loop, de novo e de novo. Um é o gatilho do outro. É um emaranhamento quântico.
Adam passou os últimos 33 anos tentando romper esse emaranhamento. Para que o que cresce em você nunca seja gerado. Mas é impossível. Nossos mundos não podem ser separados. Cada passo do Jonas é guiado por nós. Ele não pode escapar do próprio destino”

Estamos no dia do Apocalipse, e Martha, depois de ver a morte de Jonas, quer se livrar dessa visão de uma vez por todas, e impedir que o Apocalipse aconteça. Depois de lavar a mão e o rosto freneticamente, ela acaba também cortando o cabelo, que estava sujo com o sangue de Jonas, cada vez mais próxima de se tornar a Martha-2 que veio ao nosso mundo salvar o Jonas e começar isso tudo de novo… ela tenta conseguir ajuda para impedir o Apocalipse. Fala com Magnus, primeiro, mas ele acha que ela está louca, que isso é uma mentira, que não faz sentido, e então Martha vai em busca de outra pessoa: Bartosz. Ela explica que tem a ver com o pai dele e com a usina – os barris que vão ser abertos naquele dia. Enquanto isso, Claudia reencontra Jonas nas ruínas da usina depois do Apocalipse, aquele Jonas que sobreviveu sozinho ao Apocalipse.
Um Jonas que nunca viu o outro mundo.
O Jonas que se tornará Adam.
Tudo está se encaminhando para o Apocalipse, e é interessante como as coisas mudam e se tornam assustadoras rapidamente. Adam, por exemplo, mantém Martha como sua prisioneira porque ele tem um plano para ela, enquanto o trio de “Desconhecidos” se separa, estabilizando um portal e o atravessando. O Desconhecido Adulto fica para trás, enquanto a Criança e o Ancião passam pelo portal, prontos para cumprir a sua função durante o Apocalipse… porque cada um tem uma função. A de Franziska e Magnus adultos do nosso mundo, por exemplo, é impedir Bartosz e Martha antes que eles cheguem até a usina: os barris precisam ser abertos. Eles contam a Martha que suas versões do futuro mentiram para ela e não querem impedir o Apocalipse, que são responsáveis por ele, enquanto a rede de mentiras mantém tudo nos trilhos. Tudo como sempre foi… o Apocalipse prestes a acontecer, de qualquer maneira. E os dois convencem Martha a escolher o nosso mundo e confiar em Jonas.
Para isso, ela precisa salvar Jonas do Apocalipse e levá-lo para o seu mundo.
Como fez no fim da segunda temporada.
Mantendo o ciclo infinito das realidades sobrepostas.
Eva de um lado, Adam de outro, ambos controlam o Apocalipse que está começando… Eva, com a sua legião em uma “reunião”, fala sobre o “nó” que deu vida a todos eles, o bebê que está sendo gerado agora na barriga de Martha, e ela os denomina “protetores” desse bebê – da origem de tudo, da origem da vida em Winden, basicamente. E então Eva distribui funções para garantir que o Apocalipse aconteça – são todos seus peões. O Bartosz adulto, por exemplo, é responsável por salvar a vida do Bartosz adolescente; Claudia é a responsável por vir ao nosso mundo e entregar à nossa Claudia a sua missão, como a vimos fazer no episódio passado já; Noah, adolescente e adulto, tem suas próprias missões – ele tem que ser guiado até Elizabeth, por exemplo. Adam também envia os seus com suas próprias missões, não para manter o ciclo, mas para, talvez, quebrá-lo de uma vez por todos.
O que ele chama de “aniquilação absoluta”.

“Sic Mundus. O velho Tannhaus acreditava piamente em criar um paraíso, onde seríamos livres do nosso destino. E livres da nossa dor. Um mundo fora do seu e do meu mundo. Mas eu... finalmente percebi o que é o paraíso de verdade. Escuridão eterna, onde nada existe. Mas para isso... o apocalipse precisa acontecer. No meu mundo e no seu.
[…]
O que cresce em você, a origem, precisa morrer. Mas não pode morrer de um jeito normal. Ele nasceu dos dois mundos. E é preciso energia dos dois mundos para destruí-lo. O apocalipse no meu mundo e o apocalipse no seu mundo. Esse aqui é o fim. Uma máquina que atravessa não só o tempo, como o espaço. Ela concentra a energia de ambos os apocalipses neste único ponto. Seu filho só existe porque a matéria existe. E agora ele morrerá por meio dela, assim como todos nós. Nada disso... existirá mais. Os dois mundos apagarão um ao outro. Aniquilação absoluta

Então, Eva quer manter o Apocalipse porque é ele que é o começo de tudo. Adam quer manter o Apocalipse na esperança de, com ele, destruir a origem e quebrar o ciclo. Então, vemos acontecer. O Apocalipse começa, destinos se cumprem… Claudia, Bartosz, Noah, Martha… o “trio” de Desconhecidos invadem ambas as usinas para sabotá-las e tornar o Apocalipse possível (a origem). A alavanca. A matéria se levantando dos barris. As luzes piscando por toda a cidade, enquanto Katharina abraça Mikkel e Hannah, grávida, sangra. Adam deixa Martha no centro de tudo, para morrer e destruir a origem, e ela gira no centro disso tudo, enquanto nos perguntamos o que acontecerá com ela. Franziska e Magnus, de mãos dadas, esperam o Apocalipse juntos. E ele vem… exatamente como veio para o outro mundo. O que vem a seguir ainda é uma incógnita.
E eu estou bem curioso.


Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

  1. Esse povo não sabe tomar banho não???
    Toda vez que alguém se suja de sangue vai se lavar na pia da cozinha ao invés de tomar banho,que nojo viu

    ResponderExcluir

Postar um comentário