[Season Finale] Love, Victor 1x10 – Spring Fling



“That’s how you make me feel, Victor”
Eu já disse e repito: QUE OBRA IMPORTANTE É “LOVE, VICTOR”, e como eu queria poder ter assistido algo assim quando eu tinha a idade de Victor Salazar. Com 92% de aprovação pela crítica e 96% do público no Rotten Tomatoes, “Love, Victor” encerra sua primeira temporada nos deixando ansiosos por mais… mesmo assim, o roteiro foi inteligente e esse último episódio contou com uma sequência eletrizante de eventos e, basicamente, tudo que era mais urgente está aqui… é claro que a gente quer ver mais, é claro que eu quero o namoro de Victor e Benji, que eu quero a reação dos pais de Victor, HÁ TANTA HISTÓRIA PARA CONTAR. Mas eu estou emocionado, feliz, ainda com um sorriso bobo no rosto e lágrimas nos olhos, porque valeu a pena. E eu tenho a sensação de que vivemos cada um desses momentos ao lado do Victor, com o Victor, pelo Victor…
Aquele suspiro no final foi de cada um de nós.
Sempre me reconheci nesses personagens, e eu acho que a série sempre vai significar um pouco mais para nós, gays. Já passei por muita coisa que o Victor passou, embora não tudo, e eu gosto de como a série nos envolve e nos convida a viver – vivi tudo intensamente, tanto que, nesse episódio, eu ri, eu chorei, eu gritei e eu suspirei no final ao tirar todo aquele peso nas costas com aquelas palavras, pronunciadas pelo Victor pela primeira vez, que significam tanto… só quem é gay entende o quanto dizer em voz alta “Eu sou gay” muda a nossa vida. Parece existir um antes e um depois disso. E Michael Cimino expressou isso tão bem em segundos de expressão facial. Quando vi o livro de Becky Albertalli, eu me senti o Simon, e eu vivi tudo com ele… a mesma coisa depois, no filme de 2018. Agora, estou aqui, fascinado com tudo e vivendo ao lado de Victor.
Já amo essa série com todas as minhas forças.
Já faz parte das minhas favoritas, com louvor.
O último episódio traz o baile da escola – e o dia que leva a ele. Um dia em que Pilar está agindo de forma estranha com Victor, a provocando e dizendo coisas como “Opção B”, com um enfoque que Victor não entende no “B”. Um dia em que Victor tenta fazer com que Benji o perdoe pelo beijo na viagem, deixando uma carta para ele em seu armário, esperando que ele a leia. Um dia no qual Victor está nervoso porque sabe que precisa contar a verdade para Mia, que precisa dizer para ela que é gay, mas ele escolhe fazer isso depois do baile, porque quer dar uma última noite perfeita para ela. E um dia no qual Lake está correndo o risco de perder a preciosidade que é o Felix de uma vez por todas se não tomar uma atitude, porque uma outra garota, Wendy, vem convidá-lo para o baile… justamente num momento em que Lake está presente.
Não podia ser melhor!
Quase toda a ação do episódio, no entanto, acontece mesmo no baile… Victor está lindo vestido de gala, e eu fiquei profundamente triste quando ele olhou para Benji (que veio acompanhado do insuportável do Derek), esperando algum sinal, algum sorriso depois de ler a carta, mas Benji não faz nada… logo depois, no entanto, quando Victor está sozinho no banheiro, para lavar o rosto e se acalmar, Benji aparece, e meu coração disparou com o seu “Hey”, mesmo que não fosse nada demais… ele conta que leu a carta, que o perdoa, mas que isso não muda nada entre eles… ele tem um namorado, e ele o beijou, então Benji precisa ficar longe de Victor. Você consegue ouvir meu coração partindo daí?! Para piorar tudo, Andrew sai de um boxe logo depois que Benji sai do banheiro, e agora ele sabe o segredo de Victor e pode contar tudo para a Mia.
Pilar, por sua vez, acredita que Victor traiu Mia com outra garota, então ela confronta Felix no meio da pista de dança, e é uma cena interessante – e surpreendentemente importante. Felix é extremamente fiel, enrola, tenta não dizer nada, porque não é seu segredo e não cabe a ele contá-lo, mas ele acaba soltando algo sobre “ter sido uma vez em uma viagem de trabalho e que Victor ainda está tentando entender tudo”. Então, Pilar conclui que “B” é alguém com quem ele trabalha… e como ela quer saber a verdade, ela decide confrontar o Benji – nem passa pela sua cabeça que pode ter sido o próprio Benji que ele beijou, porque Pilar está focada em buscar uma garota com um nome que comece com “B”, mas ela dá os instrumentos perfeitos para que o namoro de Benji e Derek termine… e quer saber? Não foi responsável nem nada, mas foi necessário!
Não sei por que Benji ainda estava com o mala do Derek, aquele garoto INSUPORTÁVEL que não gosta de nada do que ele faz, do que ele fala, e que está o tempo todo reclamando e o condenando… quando os vemos conversar pela primeira vez, Derek está reclamando que “não gosta de estar em um baile de escola” e que “quer ir embora”. Não tem nada de saudável nesse relacionamento. É aí que Pilar chega, enchendo o Benji de perguntas… ele pergunta sobre ele trabalhar todo dia com Victor, pergunta se tem alguma mulher que trabalha com eles, e ele fala apenas de Sarah, e então ela pergunta se Victor e Sarah já “foram numa viagem de trabalho juntos”. Benji tenta se esquivar e sair para dançar, mas Derek acha aquelas perguntas estranhas, e Pilar só explica que “alguma coisa aconteceu nessa viagem”, mas diz que eles podem “deixar isso pra lá”.
“Benji, didn’t you and Victor go on a work trip together?”
O TÉRMINO VEM!
Enquanto isso, Felix pede para “dançar” com Victor (AH, O FELIX E O VICTOR NA PISTA DE DANÇA, MEU CORAÇÃO!), porque ele precisa contar o que está acontecendo… primeiro, ele pergunta a Victor se ele escreveu uma carta a Benji, e então explica que Pilar encontrou essa carta, o encheu de perguntas, ele tentou defendê-lo, mas acabou falando de “uma viagem de trabalho”, e depois ele a viu conversando com Benji e Derek… e, agora, Benji e Derek parecem estar tendo uma discussão. Victor quase vai falar com os dois, mas daí ele acaba indo falar com Andrew, porque ele está prestes a contar tudo para Mia. Andrew pergunta a Victor se ele gosta de Mia (e Victor diz que a ama, mas não desse jeito), e então diz que isso tudo é muito injusto, mas Victor promete lhe contar a verdade… antes, ele só precisa terminar esse baile, e então ele vai dizer a verdade…
Então, Benji e Derek aparecem brigando…
“Something tells me this is about you. So, good luck, Salazar”
Nossa, eu fiquei tenso… eu fiquei tão tenso que eu não sabia o quanto eu podia ficar tenso, mas aquela cena era ESSENCIAL para o Benji perceber que ele e Derek não podiam continuar juntos… não por causa do beijo que Victor lhe deu em Willacoochee, não porque o Derek estava com ciúmes e estava surtando agora, dizendo que “se realmente não tivesse sido nada ele tinha lhe contado sobre o beijo”, mas porque ele precisa ver que uma pessoa como o Derek não merece… que ele não merece estar sofrendo ao lado de uma pessoa que não se importa com ele como o Victor pode se importar. Victor, no entanto, age da maneira correta, e é bem respeitoso em relação ao que Benji lhe pediu… ele diz a Derek que Benji não tem culpa nenhuma, que foi ele que o beijou, e Benji o deteve, e então até mudou de emprego porque não queria estragar a relação deles.
Mas Victor não para de falar.
E tudo o que ele diz parece uma declaração de amor.

“That's how much he cares about you, Derek. So please don't blame Benji for my stupid mistake. He's too good a guy to walk away from. He's thoughtful and sweet, and patient. My point is, Benji is the best. And you guys are awesome together. So please don't let me and my stupid kiss mess it up. I promise to stay out of your way. Starting now”

É TÃO LINDO, EU CHOREI.
E Victor diz aquela última parte olhando nos olhos de Benji… sentindo cada palavra.
Depois de dizer isso tudo, Victor sai… e enquanto ele está lá fora, sentado num banco na frente da escola, sozinho, no escuro, sentindo-se triste, ele escuta passos se aproximando, e eu achei que fosse ser Mia, mas não é… é o Benji, com um rosto leve, um sorriso bobo nos lábios, o cumprimentando com um “Hey” que fez meu coração saltar. Então, ele se senta ao lado de Victor no banco e conta: ele e Derek terminaram. E ele não parece triste, porque ele não está triste… ele está finalmente livre de um relacionamento que só lhe fazia mal. E depois de terminar com Derek, ele foi direto atrás de Victor, porque ele sabe o quanto o quer, e ele precisa dizer isso para ele! Victor corre para pedir desculpas, para dizer que não queria ter causado nada disso, mas Benji não deixa que ele continue e explica: “Não. Eu terminei com ele”. E então ele devolve a declaração de Victor.
Eu alternava entre sorrir, chorar e gritar.
Nem sempre “alternava”. Às vezes era tudo ao mesmo tempo.

“No, no. I broke up with him”
“Why?”
“Something's been off with us for a while. He makes me feel bad a lot of the time. About the stuff I like to do. About being a romantic. I want to be with someone who doesn't make me feel anxious all the time. You know, someone who makes me feel like I can just be myself, and that's enough. That's how you make me feel, Victor

Eu não sabia o que eu esperava da cena, mas eu ADOREI – adorei porque o Benji não enrolou, porque ele não sugeriu nada… ele disse, com todas as letras, que o Victor o fazia se sentir como ele queria se sentir, e a risadinha tímida do Victor, baixando a cabeça, feliz, é linda. Então ele responde, olhando de volta para Benji: That’s… that’s how you make me feel, too. EU AMO TANTO ESSES DOIS. E então os dois se beijam, e o beijo é muito melhor do que eu esperava, porque não é como da outra vez… não é por impulso, mas sim porque os dois querem e sabem e aceitam isso. É depois de uma conversa, de duas declarações, os dois assumiram como se sentem em relação um ao outro, e então eles se olham e se beijam… não dá nem para saber quem beijou quem. ELES se beijaram, e não poderia ter sido mais lindo e mais perfeito.
Eu me senti realizado.
A conversa que se segue ao beijo também é importante – séria, e o Benji tinha razão. Ele fala que quer estar com o Victor, mas, ao mesmo tempo, ele já se assumiu há tanto tempo, e o Victor ainda não… ele nem disse as palavras em voz alta. E, como eu disse em outros textos e no início desse, eu acho que quem não é gay talvez não entenda a IMPORTÂNCIA de dizer em voz alta “Eu sou gay”. Não “Eu gosto de homens” ou qualquer coisa assim, mas “Eu sou gay”. Esse momento é o momento que muda tudo. “I mean, have you even said the words out loud yet?” Victor diz que vai fazer isso, que promete que vai fazer isso, porque está pronto, e então eles se beijam novamente… e uma coisa eu tenho certeza: QUERO MUITOS MAIS BEIJOS DOS DOIS NA SEGUNDA TEMPORADA, OK? Depois, Victor volta para o baile, radiante, um sorriso no rosto.
Realizado.
Que sensação BOA.
Mas sem saber que Mia o viu beijar Benji
Bem que eu queria que a Mia não sofresse, mas nós sempre soubemos que isso ia acontecer – que ela descobriria da pior maneira possível. Para completar, Mia e Victor são eleitos “rei e rainha do baile”, mas nenhum dos dois sobe ao palco, naturalmente… Mia está se sentindo mal, está arrasada, e Andrew está com ela, e quando Victor os vê juntos, ele acha que Andrew lhe contou que ele é gay. Toda a cena, pelo menos, nos rendeu um dos momentos mais lindos do episódio: LAKE E FELIX, COMO ELES SÃO FOFOS! O FELIX MERECIA AQUELE MOMENTO! Lake sobe ao palco e pega o microfone, aceitando o prêmio no lugar de Mia, e então ela faz o que Felix sempre quis que ela fizesse… o assume, porque ela não pode ter vergonha de estar com ele… afinal de contas, estamos todos aqui querendo um Felix pra gente! Lake pede que Felix suba ao palco para aceitar o prêmio no lugar de Victor.

“I'd like to invite Felix Westen to accept on behalf of Victor. Because, um... Because he told me he just wants me to be happy. And the truth is... That little nerd makes me happy. Talking to him makes me happy. Kissing him makes me happy. And making him happy makes me happy. So, Felix, please join for me for the king and queen's dance. In front of everyone. Watching us. And maybe someone will go live and it will go viral, and follow me through college and my first year at a PR firm. But it'll be worth it”

O FELIX MERECIA!
FOI TÃO LINDO!
Eles se beijam na frente de todos e são aplaudidos pela escola…
Victor, enquanto isso, corre atrás de Mia, que está arrasada, e descobre que Andrew não contou nada, mas que ela viu. Agora, Victor não pode fazer nada além de pedir desculpas e dar tempo e espaço a Mia… ainda não gosto de Andrew, no entanto. Mia termina o episódio chorando abraçada a Veronica, a namorada do pai, e aquele foi um momento MUITO EMOCIONANTE. Pilar encontra Victor no meio da rua, acusando o Victor, achando que “Mia descobriu que ele estava traindo ela”, e Victor diz que não é o que ela está pensando, mas, naquele momento, eu juro que eu entendi a Pilar… ela é explosiva e irresponsável, sim, mas ela é uma adolescente, ainda mais nova que o Victor, e ela viu seu mundo desmoronar nesse ano e o Victor era sua única constante… o Victor “ainda era o Victor”, a pessoa em quem ela podia confiar.
E agora sente que não o conhece.
Mas Victor diz que precisa falar com ela, que vai contar o que está acontecendo, pelo que ele está passando, mas não ali… enquanto ele vai para casa, abraçado à irmã (É LINDO!), ele recebe uma última mensagem de Simon… uma mensagem importantíssima:

“Victor, I totally understand wanting to give Mia the perfect night before you come clean. But here's the thing about the truth: You can't control how people will react to it. All you can do is be honest with the people you love. The rest is up to them. Whatever happens, you'll always have me.
Love, Simon”

AQUELAS PALAVRAS ME ATINGIRAM TÃO FORTE.
“All you can do is be honest with the people you love. The rest is up to them”
Wow.
Então, é chegado o momento… e eu estava tenso… o tempo todo tenso, na expectativa. Ele chega em casa, com Pilar, e os pais estão lá, esperando por eles. Victor está decidido, e diz à família que “tem algo para contar”, e nós sabemos que ele pretende contar, com tudo o que ele disse, com a promessa que fez a Benji, com a última mensagem de Simon, mas então as coisas saem do planejado, porque Armando e Isabel dizem que eles também têm algo para contar. E então os pais não o deixam falar primeiro… eles falam, e eles anunciam algo que já parecia inevitável para o casamento deles: eles estão se separando, tomando um tempo, temporário, por enquanto. Porque eles perceberam, com a conversa que o Victor teve com eles em outro episódio, que eles não podem continuar fingindo que está tudo bem quando claramente não está.
É um baque. E me deixou nervoso, porque eu temi que fosse como da outra vez… que isso fosse impedir Victor de dizer as tão necessárias palavras. Depois de ouvir os pais, ele diz que vai para o quarto, que vai se trocar, mas Isabel o interrompe, pergunta “o que ele queria contar”, e ele responde a primeira coisa que vem à sua cabeça: “Nothing”. E foi como um soco no estômago, mas então ele se detém. A CENA FOI TÃO BONITA, TÃO BEM ESCRITA E FILMADA E INTERPRETADA, ME ARREPIOU. É uma cena rápida, simples, com a câmera focada em Victor, e podemos vê-lo se transformar em frente aos nossos olhos. Ele se vira, volta, retira o “nada” de antes, e então ele diz, pela primeira vez: Mom… Dad… I’m gay. Não vemos a reação da família, mas não é isso o que importa agora. O que importa é ele dizer as palavras que vão mudar a sua vida e podemos assistir a isso olhando nos olhos de Victor, como se fôssemos seus pais, como se fôssemos o próprio Simon, querendo abraçá-lo e dizer que está tudo bem e que o amamos. E, quando ele diz isso, emocionado, e sorri, sentimos o alívio tomar conta dele, com um suspiro rápido e, ao mesmo tempo, carregado de emoção.
Replicamos esse suspiro. Sentimos esse alívio.
Foi dito. Ele finalmente disse.
“I’m gay”
Foi lindo demais!
P.S.: SEGUNDA TEMPORADA, POR FAVOR!


Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.


Comentários