Dark 3x03 – Adam und Eva (Adam e Eva)



“Tudo que um dia já viveu vive para sempre. No infinito do tempo”
Jonas, querido, assim não dá para te defender! Jonas está tão desesperado para quebrar o seu ciclo e salvar a vida de “sua” Martha que ele é capaz de se agarrar a qualquer esperança – e não nota com que facilidade ele pode ser controlado. O episódio foi interessante, e trouxe algumas pequenas respostas acompanhadas de novas perguntas, e um momento que me fez pensar: “Por que eu ainda quis confiar nessa pessoa?” Fui inocente, quase tanto quanto o Jonas, e agora já não acho mais que exista esperanças para a quebra do ciclo… ainda é muito estranho que o Jonas adulto não se lembre da Martha-2, e eu achei que isso era parte do ciclo se rompendo, enfim, que o outro mundo era uma nova variável na equação, mas, ao que tudo indica, as coisas continuam acontecendo como deveriam acontecer – exatamente como Adam e Eva querem.
É uma dinâmica interessante acompanhar Adam e Martha aqui…
Eva e Jonas lá…
O episódio começa com um trecho de “Ariadne” e uma possível resposta a respeito do misterioso novo personagem cego da temporada – o conhecemos na infância, quando um homem lhe lê “Ariadne” e diz que “era a peça favorita de sua mãe”: então, o garoto é filho de Martha? Logo em seguida, o vemos velho, quando sua carruagem é abordada por ninguém menos do que o adulto com a cicatriz no lábio, que dessa vez aparece sozinho para matá-lo, e entendemos um pouco do motivo pelo qual ele está matando as pessoas dessa vez – ele quer impedi-lo de contar a todo mundo sobre “os viajantes do futuro”. Enquanto isso, acompanhamos Jonas com a Martha velha, que continuaremos chamando de “Eva”, e ele ainda quer entender o motivo de estar ali… ele ainda quer saber o que é que ele tem que fazer, embora esteja cansado disso.

“Você se lembra do que me disse? Embaixo da ponte. A luz. A floresta. Você. Eu”
“Um erro na matrix. […] Por que estou aqui?”
“Você e eu. Adam e Eva. É isso o que somos. Um erro na matrix”

Enquanto isso, Martha-2 continua em 1888, na Oficina Tannhaus, e Jonas continua não confiando nela. As coisas se intensificam em 1888, quando Bartosz e Magnus confrontam Jonas dizendo que “ela é a única chance que eles têm de sair dali”, e Bartosz ainda confronta Jonas para que ele conte a todos a verdade sobre quem matou Martha: “Eu sempre falei para vocês. É tudo culpa do Jonas. Ele é o Adam! ELE É O ADAM!” Eventualmente, Jonas pergunta a Martha-2 aquilo que todos queremos saber: se ele esteve em seu mundo com ela, como ele não se lembra de nada? Martha-2 não sabe explicar, ela só quer salvar todo mundo do apocalipse do seu mundo, e diz a Jonas que quer mostrar que ele pode confiar nela. Para isso, lhe mostra sua máquina e lhe entrega uma bolinha com a partícula de Deus, supostamente a última que ela tem para voltar para casa…
Para ele tentar estabilizar a máquina.
Mas já voltamos a isso…
Enquanto isso, no mundo de lá, Eva continua enchendo a cabeça de Jonas – e ele é facilmente manipulado, na verdade. Ela fala sobre um “fio invisível” que os une para sempre, e diz que Adam tentou cortá-lo, mas é impossível: “Preto e branco. Luz e trevas. Estamos ligados um ao outro para sempre nesse déjà-vu que se repete infinitamente”. Então, Eva joga com Jonas da maneira que sabe que vai impressioná-lo: diz que ele viu o que Adam fez, o que ele vai fazer, e se ele quiser salvar a sua Martha, ele deve “escolher o lado da luz”. Então, ela envia o Jonas para conversar com a Martha de seu mundo, desse mundo alternativo, dizendo que ela o seguirá, porque eles estão conectados um ao outro ou qualquer coisa assim… e Jonas, mesmo dizendo que “está cansado de todos falarem o que ele tem que fazer”, faz exatamente o que ela pede.
Sem questionar.
E então percebemos o quanto Jonas está sendo feito de trouxa… vemos o misterioso trio de assassinos que acompanhamos desde o primeiro episódio da temporada aparecer para “prestar contas” a Eva: então eles trabalham para a Eva. E, nessa breve conversa, percebemos o quanto a Eva mentiu, o quanto enganou e manipulou o Jonas, e percebemos o quanto isso é fácil – segundo Eva, Jonas nunca vai parar de tentar quebrar esse ciclo, “ele não entende”, e ela diz que “a Martha do mundo dele tem que morrer para que os outros vivam”. Assim, Jonas continua sendo um peão facilmente manipulado para MANTER O CICLO DO JEITO QUE SEMPRE FOI: “Tudo se repete. De novo e de novo, até a eternidade”. Ele segue Martha, logo depois de ela questionar Killian sobre ele ter dado algo para eles ou não naquela noite – foi Ulrich quem colocou isso na cabeça dela, porque não acredita que o corpo seja de Mads.
Ele quer saber o que mais aconteceu… o que eles não estão dizendo.
Quando Jonas encontra Martha na floresta, ela pergunta quem ele é e de onde eles se conhecem, e então Jonas diz que “eles sempre se conheceram”, e conta uma série de eventos dos quais ele não devia ter conhecimento – eventos que, nesse mundo, não o incluíam, mas o incluíam no nosso mundo. Ele explica que, no mundo dele, “eles têm o mesmo passado”, e ela nega, mas está impressionada… e ela se dispõe a ouvi-lo quando ele conta que sabe que ela viu a ela mesma ontem na floresta – “seu eu do futuro contou”. Enquanto Jonas se propõe a mostrar para Martha o que está dizendo, “como tudo está conectado”, em 1888 a partícula de Deus que Martha-2 deu a Jonas abre um portal por pouco tempo, antes de desaparecer por completo… enquanto isso, Martha escapa – e para onde? PARA 23 DE SETEMBRO DE 2053 DO NOSSO MUNDO, PARA FALAR COM ADAM.
É Adam instruindo seus passos.
É Adam a manipulando… exatamente como Eva está fazendo com Jonas.
“Tudo se repete”?
Para o próximo episódio, ganhamos um novo cenário, mais uma peça no grande e interessante quebra-cabeças que “Dark” se tornou. Jonas leva a Martha do outro mundo para a caverna, disposto a cumprir o que Eva lhe pediu, e então a guia em uma cena incrível, enquanto ela deixa seu mundo para trás com cautela, mas curiosidade. É eletrizante quando Jonas abre a passagem, quando o vento os atinge, e então os dois passam para o outro lado – COMEÇOU. Quando Martha e Jonas saem da caverna, dessa vez, encontramos um cenário devastado diferente de tudo que já vimos de Winden até agora: o apocalipse do Mundo-2 gerou um deserto, e é aí que estamos nesse momento. É na Winden de 2052 no outro mundo, desértica, que conhecemos, finalmente, outra versão de uma personagem importante: A MARTHA ADULTA.
“Bem-vinda ao futuro”
Essa série não cansa de surpreender, né?


Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários