VIOLETTA – “Ocultar para não magoar?”


Falemos da primeira semana da telenovela argentina produzida pelo Disney Channel (e com elenco internacional), Violetta. Nesses primeiros capítulos (mais especificamente do dois ao cinco), nós tivemos a construção perfeita de um suspense enquanto queremos VER AS COISAS ACONTECEREM. Violetta está nos instigando com, basicamente, tudo. Nós queremos ver a Violetta se juntar ao STUD!O 21. Nós queremos que os mal-entendidos se esclareçam entre Violetta e Tomás. Nós queremos que eles se apaixonem oficialmente. Nós queremos que Angie diga a verdade. Nós não queremos que o Pablo sofra… uma discussão que surge intensamente no fim da semana fala sobre mentiras e se é justo ou não deixar de contar alguma coisa para uma pessoa de quem você gosta demais, ou para não perdê-la ou para não magoá-la.
E então? É?
Violetta continua nos encantando com um clima gostoso, adolescente, com muita música, coreografia e alguns clipes… dá vontade de se apaixonar também! Continuo pensando bastante em Floribella enquanto assisto à novela, e isso a torna meio nostálgica para mim, embora seja a primeira vez em que estou assistindo Violetta. A novela tem uma energia gostosa, para cima, a fotografia é repleta de cores vivas e alegres, e os personagens são altamente carismáticos. Eu tenho uma paixão secreta por Pablo, e a Angie é um doce de pessoa e, possivelmente, a minha personagem FAVORITA. Mas a sua relação com Violetta é um amor à parte. A química das duas é instantânea e convincente. Graças a todo um mal entendido, Angie é contratada por Germán, o pai de Vio, para trabalhar como sua nova professora particular.
E ela acaba aceitando, afinal de contas poderá estar perto da sobrinha, conquistá-la, e ela tem medo que Germán a leve para longe, de novo, se souber da verdade. Por isso, mesmo com uma cena INCRÍVEL em que ela diz a verdade, tudo acontece em um devaneio, e não de verdade. Mas eu ri demais com o exagero do devaneio de Angie, com a explosão de Violetta, cuidadosamente ensaiada para ser teatral e hilário… me diverti bastante. Mas o ponto alto mesmo é o carinho verdadeiro que as duas têm uma pela outra, e é instantâneo. Há leveza e beleza nas cenas, eu fico tão feliz em vê-las bem, em vê-las sorrindo, em vê-las felizes… e quando Jade descobre que ela não é da agência e tenta mandá-la embora, Germán quase concorda, mas Violetta intercede por ela, e o pai sabe o quanto elas se deram bem… então permite que ela fique.
Afinal, é a primeira professora de quem Violetta gostou!
Violetta dizendo que parece que elas se conhecem A VIDA TODA foi lindo <3
Falando nessa trama toda, eu entendo e não entendo o Germán – ele está tentando proteger a Violetta, mas sua tentativa de esconder a memória de Maria, a mãe dela, da garota, é um tanto quanto cruel. E quando se organiza toda uma festa de aniversário, a memória de Maria retorna com tudo. Porque primeiro Angie e Violetta brincam com o vestido horrível que Jade escolheu, e acabam destruindo tanto ele quanto o bolo de aniversário, o que foi engraçado, porque Violetta ganhou uma cúmplice de travessuras… mas sem vestido para usar na festa que resolve aceitar, já que o pai parece se importar tanto, e ele diz que sua mãe sempre gostou muito de festas, Angie consegue, no quartinho proibido, um vestido de Maria, que está na foto que Violetta tem da mãe, e então o deixa de presente em cima da cama para ela encontrá-lo.
E ELA FICOU DESLUMBRANTE NAQUELE VESTIDO!
Uma delícia… uma verdadeira delícia de cena. Violetta descendo aquelas escadas, com todo mundo admirando-a. Infelizmente ainda não é o suficiente para que ela possa ter acesso às memórias da mãe, mas ela quase entra no quarto proibido enquanto Olga está limpando, e aquilo me deixou um pouco sem fôlego. E embora Angie não tenha coragem para dizer toda a verdade, eu gosto DEMAIS de como ela se aproxima de Violetta e cria um laço com ela, e quando ela ajudou Violetta a ensaiar música… AQUILO FOI PERFEITO. Extremamente terno e repleto de emoção, a cena foi comovente. E já tendo conhecido o estúdio, por acaso ao seguir Tomás, e tendo se encantado com o lugar, Violetta pede para estudar música no lugar, mas nem Germán nem Angie querem muito que isso aconteça. Por motivos completamente diferentes, claro.
E Violetta é chamada de “Maria” em sua primeira visita ao estúdio.
O que certamente dói um pouco.
Mas vamos falar de coisas felizes, ou quase. Eu gosto de como se desenvolve essa coisa toda de Violetta e Tomás, embora me doa um pouquinho quando eles “brigam” sem nem se conhecer direito. Mas eu gosto de como eles sonham acordados um com o outro (“Te Creo”), ou de como ela o vê na cozinha sem ele nem estar ali… quem nunca? E o primeiro e grande mal entendido entre eles é HILÁRIO. Ela está de luvas, na cozinha, limpando a própria bagunça, quando Tomás aparece com uma encomenda, e então entende tudo errado, acha que ela é empregada, que está trabalhando na casa, e que o nome dela é OLGA. Eu ri tanto! E ele sai implorando que Germán não brigue com ela, porque foi ele quem a distraiu, a culpa é dele. Mas super adolescentes, os dois são tão AFOBADOS e ninguém consegue dizer nada completo para se entender.
E isso é fofo porque é muito real!
Ambos são ALTAMENTE FOFOS!
Gosto muito de Tomás tendo a chance de tocar rapidamente no estúdio, com a aprovação de Pablo, ou quando Violetta liga de volta ao restaurante para pedir comida e ver o Tomás, mas essa segunda visita é um desastre ainda MAIOR que a primeira! Aparecem Olga, depois Ramallo, depois Germán e, como resultado, Violetta não consegue nem conversar com Tomás, e ele sai tristinho, e ela fica tristinha… MAS ELA O SEGUE – que é, por sinal, quando ela chega ao estúdio por acaso. E ela fica APAIXONADA. Quem não ficaria, vendo aquela energia, aquelas músicas, aquelas danças… ela quer ser parte daquilo tudo. Uma pena é que Ludmila apareça para dar em cima do Tomás (eu não posso colocar no blog o que eu acho da Ludmila em palavras exatas, ou serei censurado, MAS MINHA NOSSA, QUE BABACA NOJENTA!), e a Violetta entende tudo errado…
Tem até uma versão tristinha de “Te Creo” em que ela imagina eles juntos!
O que não é justo…
Mas devo dizer que o Tomás tentou. Ele tentou, mas a Ludmila é chata e insistente. Ele deu um fora nela, o que foi o ápice do terceiro capítulo, mas não adiantou de nada. E o León é um verdadeiro IDIOTA também! Eu não gosto da arrogância e postura dele, mas gosto menos ainda da sua burrice e passividade. Francesca, Maxi e Cami expõe o vídeo de Tomás e Ludmila no meio da aula (e foi ótimo!), o León dá um fora na Ludmila, dizendo que ela é uma mentirosa e que não existe mais para ele, mas o que ele faz? CAI NO CONTINHO DELA, E, NO DIA SEGUINTE, ELES JÁ ESTÃO NAMORANDO DE NOVO. Ah, não gosto de gente tapada! E nem de gente oferecida como a Ludmila… porque tudo PODIA dar certo entre Violetta e Tomás. Veja eles se encontrando por acaso no mercado, com a Violetta se escondendo do pai, passando de carro, e eles combinando um piquenique quando ele explica que não namora a Ludmila.
Poderia dar tudo certo.
Bem, mas Ludmila é muito mais cruel que Sharpay ou Tess, essa é a verdade. Por vários motivos. Ela se oferece toda para Tomás e faz Violetta acreditar que eles são namorados, de novo, lá no show do Rafa Palmer, que o estúdio compareceu, e no qual Violetta também estava, por acaso, por ter ido com Angie a um concerto de cordas no mesmo lugar. E bem, tudo fica mal. Violetta sai de coração partido, e Tomás fica todo tristonho, e isso é cruel. Assim como é cruel o que Ludmila e suas seguidoras fazem com a guitarra de Rafa Palmer para culpar Cami de destruí-la e conseguir que ela seja expulsa do STUD!O 21. Ali acho que ela passou de todos os limites, e eu senti um nojo TREMENDO. Ela ainda riu da cara de Cami! O bom foi ter Angie defendendo Camila contra Gregório, dizendo que ele só quer expulsá-la por sua aparência (punk, no dia), e Pablo revoga a decisão.
Eu já disse que eu AMO o Pablo?
Por vários motivos, mas eu fico com pena da paixão não correspondida que ele tem por Angie, porque isso eventualmente o fará sofrer… mas ele passa um trabalho justo à turma, de “JUNTOS SOMOS MAIS”, para que eles aprendam a trabalhar em equipe, mas é um pior do que o outro em trabalho em equipe. É apenas brigas e competições, atrás de brigas e competições. O León até tenta amenizar, de algum modo, mas é numa atitude ainda idiota, e ele deixa que Ludmila lhe diga o que fazer, e é sempre do jeito dela. Mas a mensagem da proposta de trabalho de Pablo é muito boa! Mostrar que eles são talentosos, mas a cooperação entre eles os torna AINDA MELHORES. Ensinar que eles precisam respeitar uns aos outros, trabalhar juntos, aceitar opiniões, sugestões, críticas… há muito o que se amadurecer para que eles sejam artistas de verdade.
E é isso o que Pablo está tentando fazer!
Por fim, vamos falar algumas coisinhas extras… embora León tenha conhecido Violetta, e só a tenha "salvado” de uns skatistas porque a viu com Tomás e acha que ela é a maneira perfeita de se vingar do “entregador”, os mal-entendidos ainda não comprometeram a futura relação de Tomás e Violetta. Adorei quando ele apareceu na casa procurando por “Olga”, fazendo ao Ramallo perguntas estranhas sobre se ela tinha namorado, por exemplo… mas eventualmente ele chega ao quarto de Violetta, para explicar que é tudo mentira, que Ludmila e ele não são namorados e tudo o mais… mas na intensidade do momento e da adolescência, os dois se interrompem, se cortam, e ela está um tanto brava, e ele exasperado… por fim, ele diz que não poderia namorar alguém como Ludmila porque eles são “muito diferentes”. Então Violetta se pergunta: quem ele acha que eu sou?
Se ela contar a verdade, pode estragar TUDO!
Eu ri com Violetta o jogando pra fora do quarto, e ele enfiando a cabeça pelo vão da porta para dizer pra Olga, de verdade, não brigar com ela, porque era culpa dele, de novo… depois Violetta conversa com Angie, perguntando o que ela acha sobre deixar de contar algo a alguém para não perder essa pessoa… e Angie acha que, talvez, seja melhor não dizer a verdade (ela sabe bem o que está dizendo), mas Violetta acha que se ela continuar mentindo ele vai odiá-la… uma situação complicada. Semelhante à de Angie e Germán quando ela o encontra tocando o piano, e ele fala sobre “ocultar algo de alguém que ama demais com medo de magoá-la”, e você percebe o quanto as coisas são delicadas… e fica ansioso para os momentos em que tudo explodir. Porque quando Violetta descobrir a verdade de que Angie é sua tia…
Os dois mentiram pra ela, não?
E ela não acha que, se ela mentir pro Tomás, ele vai odiá-la?
Enfim. O fim do episódio traz uma sequência bacana de cenas. Violetta indo atrás de Tomás, e chegando ao estúdio. Germán indo atrás de Violetta e descobrindo que ela saiu atrás do entregador, chegando, por fim, também ao estúdio… e é uma confusão. Porque Germán leva Violetta embora do estúdio muito bravo, e ela o confronta com um “Por que não me deixa viver?” O que é meio verdade. Como teaser para a semana seguinte, nós temos Angie conversando com Germán sobre “deixar Violetta viver”, sobre como é normal ela estar atrás de um garoto, querer cantar, querer ir ao estúdio… e quando ele diz que ela é só uma “menina”, Angie responde que ela tem a idade que Maria tinha quando ele a conheceu. “Como você sabe a idade que minha esposa tinha quando a conheci?” Ouch. Agora lide com isso, Angie!
E Tomás encontra Violetta na rua.
Violetta e a verdadeira Olga.
  
Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários