Sense8 2x09 – What Family Actually Means


“I knew you’d come!”
Que episódio EMOCIONANTE. Estamos falando de família, e por isso temos um dos episódios mais bonitos e tocantes da história de Sense8, tanto pelas cenas de Nomi em relação ao casamento de sua irmã, Teagan, quanto por aquela sequência final, em que o pai de Will estava morrendo. Foram três cenas principais maravilhosas. Mas FAMÍLIA não é só isso… Lito, Hernando e Dani são uma família, por exemplo, e Dani é UM MÁXIMO conseguindo aquela reunião para o Lito, huh? Kala, por sua vez, se pergunta se o que quer para o seu futuro é ter um monte de filhos, como a sua amiga (“Why did she bother going to university if all she was going to do was make babies?”), e se as coisas estão realmente bem em seu casamento com Rajan. Capheus, por sua vez, no meio de toda uma confusão de perseguição por causa das eleições, vê a possibilidade de sua família “aumentar”.
O episódio já começou COM TUDO. Uma festa e Teagan pediu que Nomi fizesse um discurso, um discurso que sua mãe não queria que ela fizesse… de todo modo, ela o fez, e foi uma das coisas mais bonitas que Sense8 já fez. Profundamente sincero e humano, Nomi contou uma história belíssima sobre ela e a irmã, e sobre como elas sempre brigaram muito, a maior das brigas sendo no dia anterior à cirurgia de Nomi. Ela não tinha certeza de que voltaria a vê-la depois daquilo, mas foi a primeira coisa que viu quando acordou. Sentiu a mão da irmã segurando a sua, viu o seu sorriso iluminando o quarto, e ainda ouviu sua voz cantando “Feliz Aniversário”, chamando-a de Nomi… que discurso emocionante. “It was in that moment... my sister taught me what ‘family’ actually means”. Então Sense8 já começou a nos levar às lágrimas no início.
Dava para esperar MUITO do episódio!
Embora também estivéssemos num momento ágil de investigações… Riley reconheceu a mulher que encontrou na igreja como Carol Cumberland, e foi com Diego para a casa onde ela morava, onde memórias de Angelica começaram a vir a ela e a Will, graças à conexão psíquica que compartilham com a mãe do cluster. Angelica esteve ali, com Whispers, e Raoul também… foi tão angustiante ver aquela maca e aquele equipamento para experiências, onde Raoul foi, basicamente, lobotomizado, deixado apenas com uma marca na testa e nenhuma vontade própria a partir de então… enquanto Angelica o abraçava e dizia “Forgive me”, eu tive ainda mais certeza de que não posso confiar na Nazaré! Carol, por sua vez, se matou, ao estilo Hannah Baker (ainda misturando a morte no livro de Jay Asher com a morte da série da Netflix).
Uma das melhores coisas do episódio foi DANI! Ela encontrou o roteiro perfeito para Lito, em “Sonhos Ibéricos”, e o Lito até chorou ao lê-lo! Dani acreditou, deu força e fez muito mais que isso… ela pediu 58 minutos (ela nunca levou mais do que isso), e colocou esse tempo no cronômetro, então começou uma série de ligações e jogos inteligentes, brilhantes… um jogo arriscado, mas confiante: ela sabia o que estava fazendo. Foi com profunda admiração e amor que Lito e Hernando (assim como todos nós) observaram Dani ser bem sucedida a cada passo da jornada, até que ela conseguisse uma reunião para Lito em Los Angeles: tudo o que ele precisa, agora, é conseguir o papel. ELES VÃO PARA HOLLYWOOD! Foi TÃO BOM ver um pouquinho de alegria em Lito novamente, graças a Dani, depois de ele começar o episódio depressivo como esteve o último episódio todo.
Mesmo que ele estivesse HILÁRIO no último episódio!
De volta a Nomi, a entrada no casamento da igreja foi brilhante… ela estava com um babaca ao seu lado, mas Sun estava ali, disposta a fazer qualquer coisa por Nomi: “Do you want me to hurt him?” E FOI GENIAL. Durante a cerimônia, um policial invadiu o casamento para prender Nomi Marks, e foi uma situação constrangedora e terrível – e eu não sei o que foi pior, se o policial ou se a BABACA DA VELHA DA MÃE DELA, dizendo coisas terríveis que machucam muito mais que qualquer ataque físico! No entanto, temos Amanita e Bug, felizmente, e foi a coisa mais linda do universo. Como eles salvaram a Nomi, como o pai, dono de uma agência de advogados, parou à frente de Nomi para defender a sua FILHA, que ele nunca tinha chamado de filhA antes – “He’s never called me ‘daughter’”. Que momento emocionante!
<3
Outro momento emocionante, dessa vez bem TRISTE, foi Diego vindo dar uma notícia a Riley: o pai de Will está morrendo. Felizmente Riley está ali, então Will também pode estar. Foi uma cena triste e forte, porque o pai chamou por Will, o único que ele queria ver antes de morrer, e então lembramo-nos do telefonema sofrido, de toda a saudade e preocupação, momentos dos dois juntos… arrepiou. E eu achei que ficaríamos nessa despedida e nesse pedido de desculpas, mas me arrepiou inteiro quando o pai toca o rosto de Will e diz: “I knew you’d come”. ELE PODE VER O WILL ALI, ATRAVÉS DE RILEY, porque Will está ali, afinal. A cena ficou ainda mais emocionante e mais perfeita, mesclando memórias de Will criança, essa mesma versão dele, criança, chorando no hospital, se despedindo do pai, e Will adulto, numa cama em Londres, chorando…
Wow. Que edição perfeita!

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários