Abertura “MARÍA LA DEL BARRIO”


“Soy María, María la del Barrio”
Como não AMAR essa abertura?! Eu não sei QUANTO TEMPO eu passei cantando loucamente enquanto reassistia à novela… María la del Barrio é uma das melhores aberturas de novelas da HISTÓRIA, provavelmente. Com letra de Viviana Pimstein e interpretada por Thalía, a canção por si só já é genial, e Thalía está entregue à personagem… ritmo envolvente, dançante, FELIZ, como a Maria que conhecemos aos 15 anos de idade! Tudo nessa abertura nos cativa assim como a novela, como um todo, NOS CATIVA. Maria é uma garota doce, altiva e lindíssima. E a edição de cenas é extremamente inteligente e bem colocada! A abertura mescla cenas da novela com cenas gravadas ESPECIALMENTE para a sequência de abertura, e ainda um pouco de dança e muito de Maria vestida com seu vestidinho preto (de depois que a madrinha morre) e a coroa!
E AS LUVAS VERDES!

“Y a mucha honra
María la del Barrio soy
La que de escuincla quedó resola
y pa' cambiar su suerte
de su barrio querido se fue
pa' poder comer
Y a mucha honra
María la del Barrio soy
La que chamaca locamente se enamoró
Y por curar dolencias,
se desquició
cuando él la dejó”

Assim como é de costume, a letra da música de abertura já nos dá uma clara ideia, uma verdadeira INTRODUÇÃO, da novela em si. Além de falar com GOSTO o clássico “¡Y a mucha honra!”, que marca a novela tão fortemente, o tema de abertura introduz a trama de que Maria foi-se embora de seu bairro para que PUDESSE COMER. Também introduz a trama com Luis Fernando De la Vega (ele é visto pouco na abertura, mas ele dança com Maria por um tempinho), falando sobre como ela “se apaixonou loucamente”, e sobre como “se desequilibrou quando ele a deixou”, AINDA não introduzindo toda a trama do filho, que fica para uma SEGUNDA ABERTURA de Maria do Bairro.

“María, María la del Barrio, no, no llores más
María, María la del Barrio, por tu amor él regresará”

O conceito do vídeo de abertura é a dramatização inicial da sinopse da novela, seguido pela representação do que seria uma “festa no bairro” de Maria, mesclando inteligentemente cenas da novela com cenas recriadas. Assim, temos Maria com um vestido elegante cantando e dançando versus Maria cantando e dançando no Bairro – e o lixão em duas versões: o real, do bairro, e o colorido da abertura, onde ela busca coisas e “sua sorte muda”. A cena da chegada à mansão De la Vega é da novela mesmo… tudo é genial, uma construção perspicaz. Maria deixando uma versão vazia do bairro, depois dançando nele, de vestido preto, luva verde e coroa, ao lado de dançarinos de camisetas de cores diferentes. AMO a energia da banda, de Thalía, e as danças! Tudo é tão empolgante e envolvente! E ela é uma fofa, dançando de preto no bairro fictício, ou dançando no bairro REAL.
Uma abertura e tanto! <3

“Soy María, María la del Barrio
Que de mi corazón se adueñó,
todita mi ilusión él se llevó
Soy María, María la del Barrio
Que regrese a mí le pido a Dios,
porque yo me pierdo sin su amor”

Para mim, essa é A MELHOR PARTE DA ABERTURA! Ah, como eu amo esse “Que de mi corazón se adueñó, / todita mi ilusión él se llevó”. Canto isso com tanta EMOÇÃO toda vez que vejo a abertura, inclusive IMITANDO OS GESTOS DA MARIA! Eu acho que “María la del Barrio” pode ser o MELHOR tema de novelas protagonizadas por Thalía (embora eu goste muito de outros, como Marimar e Rosalinda, não muito de María Mercedes), porque é extremamente marcante, com a identidade da novela claramente estampada. Você escuta, se anima e fica com vontade de ver a novela… você sabe que está na hora. Canta junto, dança e já quer se envolver com toda a trama de Maria do Bairro uma vez mais. A música tem ENERGIA e tem PROPRIEDADE e isso é o que mais podíamos esperar da abertura de uma telenovela tão MEMORÁVEL!


“Soy María, María la del Barrio”


Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu amo essa abertura ♥️ Eu também acho genial a criatividade com que ela foi criada... E é claro que eu também gosto muito dos bailarinos dançando, e da forma contagiante que a música nos entrega à vontade de dançar com eles... Sem falar na força que Thalía canta o seu "Y a mucha honra", isso é de arrepiar. Melhor abertura da Trilogia, sem dúvida nenhuma. 👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário