Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x18 – Os Carimbos da Emília



“A boneca estava pensativa, de mãozinha no queixo.

— Eu acho — respondeu ela — que achei uma grande coisa.

— Diga!

— Não posso. Não é coisa de ir dizendo assim sem mais nem menos. Só direi se Pedrinho me der aquele cavalinho de pau sem rabo que está na gaveta dele.

Emília sempre fora interesseira, mas depois que encasquetou a ideia de tornar-se a boneca mais rica do mundo (rica de brinquedos), virou uma perfeita cigana, dessas que não fazem nada de graça.

— Pode ser que dê — disse o menino. — Se a ideia for aproveitável...

— Jura que dá?

— Não duvide de mim. Você bem sabe que sou menino de palavra”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 05 de maio de 2012, “Os Carimbos da Emília” é o décimo oitavo episódio da primeira temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” em animação, e eu preciso dizer: CRIANÇA É DESSE JEITO MESMO! Emília está incomodada porque, aparentemente, ela não tem brinquedos próprios, e toda vez que ela pede para brincar com algo que nem a Narizinho nem o Pedrinho estão usando, eles não deixam porque “estão brincando com aquilo” – a Narizinho com um caminhãozinho, por exemplo, e o Pedrinho com um avião… mesmo que eles não estejam usando, sabe?

É só outra criança pedir que subitamente é o melhor brinquedo do mundo.

Quer dizer, vocês já viram como criança faz isso mesmo?!

Então, Emília pede a intercessão de Dona Benta: não é justo que ela não tenha brinquedos próprios e não tenha com o que brincar enquanto o Pedrinho e a Narizinho têm tanta coisa… então, a Dona Benta manda os netos escolherem alguns brinquedos para dar para a Emília, mas acaba que essa não é uma solução tão boa quanto ela inicialmente parece. Afinal de contas, o Pedrinho e a Narizinho não querem se desfazer de nada muito grandioso, e acabam “presenteando” Emília com um apito, um dado e alguns carimbos… o que, é claro, não deixa a boneca satisfeita.

Mas as coisas se agravam quando os carimbos são usados para “marcar” a quem pertence cada coisa… era para ser uma maneira de identificar os brinquedos, até porque nem o Pedrinho nem a Narizinho parecem saber de quem deles algumas coisas são, e as crianças levam isso ao extremo. Emília sai marcando com o seu carimbo todos os brinquedos no quarto das crianças, e aquilo vira uma guerra generalizada que acaba o Sítio do Picapau Amarelo inteiro carimbado e termina com as crianças exaustas “carimbando o ar”, clamando tudo o que é possível para ser “seu”.

Incomodada com toda a confusão e dizendo para as crianças que, se eles não decidirem de quem são os brinquedos, eles vão ficar sem nenhum (!), Dona Benta retira os brinquedos delas e as manda limpar o sítio de toda aquela confusão de carimbos – e é aí que Pedrinho, Narizinho e Emília finalmente aprendem a lição: sem brinquedos e tendo que trabalhar para deixar o Sítio do Picapau Amarelo limpo e bonito de novo, os três encontram maneiras de se divertir juntos, e é isso o que importa, não é? Não importa de quem é a bola, no fim das contas, mas como eles podem se divertir juntos com ela.

Um episódio bem bonitinho, bem divertido e bem a cara das crianças.

Gostei.

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários