This is Us 1x11 – The Right Thing to Do


“This bedroom seems so much smaller now”
Mais um daqueles episódios comoventes de This is Us, mais ou menos como uns 10 episódios que tivemos antes desse! A série sempre me surpreende por conseguir captar a essência de um amor tão verdadeiro e transmiti-lo de forma tão linda às telas – Jack é o grande exemplo de marido e eu o amo exaustivamente. Todas as coisas que ele SEMPRE fez pela sua família, agora voltando um pouco mais no tempo ainda para entendermos um pouco mais da construção desse personagem espetacular que não estamos preparados para perder, ainda que saibamos que isso eventualmente tem que acontecer. Foi quando, no passado, estivemos mais distante, ainda antes do nascimento dos trigêmeos. No presente, as coisas andam entre a Kate no hospital por causa da condição de Toby desencadeada no Natal, e Kevin e Randall tentando descobrir o que era a coisa certa a fazer.
E o Kevin sempre consegue fazer a coisa “certa” errada.
O caso de Toby é um pouco mais sério do que gostaríamos que fosse, mas ele nunca perde o seu senso de humor, e isso é uma graça – é uma pena que ele tenha estado tão mal e tenha sido obrigado a se encaminhar para a cirurgia, ainda que o medicamento fosse uma alternativa e ele tenha tentado optar por ele, mas Kate não gosto NADA da ideia e ficou furiosa. Eu entendo ela, quis protegê-lo. Eu entendo ele, também tenho pavor de cirurgia. Sei lá. O que importa é que ele disse que a ama, e depois da cirurgia, quando tudo ocorreu bem, ela retribuiu isso de forma fofa. No meio, ela tentou se distrair com Randall e Kevin. Kevin tinha que lidar com o retorno abrupto e não bem-vindo de Olivia, mas foi revoltante do começo ao fim, porque ela é LOUCA, instável e nada confiável, e eu não gosto que tratem ela com coisas como “Olivia! Thank God. We were dead without you”.
E mesmo quando ele a dispensou, Kevin disse as coisas erradas…
…e magoou a Sloan, que não merecia!
Mas eu já me habituei à ideia de que o Kevin é um expert em estragar tudo e não espero boas coisas ou boas ações vindas da parte dele. É diferente com Randall. Apesar de todo o show que ele deu no Dia de Ação de Graças por se sentir traído por sua mãe, você comumente espera coisas boas de Randall. Por isso é estranho vê-lo tão incomodado com o fato de ter descoberto que William é gay, e que tem um namorado, o Jesse. Mas eu achei tudo muito digno e muito bem trabalhado. Randall estava preocupado que pudesse ser homofóbico, embora Beth tenha garantido que não, e eu entendo que tudo é uma grande NOVIDADE para ele, ele só precisa se adaptar a isso – seria quase tão impactante ver o William com uma namorada agora. E o problema é que ele está com medo de ser esquecido, de não estar se conectando com o pai biológico, e a cena dos dois juntos foi muito bonita, cheia de emoção, de amor e de dor.
Porque William está se preparando para morrer.
Ele sabe que o momento está mais perto que nunca.
Mas vamos voltar à década de 1980, onde a maioria das MELHORES histórias acontecem. Nesse episódio Rebecca ainda está no começo de sua gravidez, e ela e Jack estão procurando uma casa para morar. É quando recebem a notícia: vocês vão ter trigêmeos. E é impactante. Parece bastante assustador, e eu entendo o quanto a ideia pode ser perturbadora para alguém que não estava pensando em ter mais que um filho, não está preparado para isso, e certamente não tem condições financeiras de bancar uma família tão grande. A perspectiva é aterrorizante. Por isso os nervos ficam tão inflamados, as lágrimas vêm, deve ser mesmo muito difícil. “This bedroom seems so much smaller now”. É triste que a mãe de Rebecca seja tão terrível nas coisas que diz, é triste que metade delas sejam verdade, é triste ver Rebecca chorando e fingindo que não está mal, mas o mais forte de tudo: JACK INDO PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO PARA O PAI.
Porque o pai de Jack é DESPREZÍVEL. Ele é uma pessoa que realmente não presta. No início do episódio vimos a maneira como ele abusava de sua mãe, e entendemos que o Jack é um marido e um pai tão exemplar como uma maneira de NÃO ser como seu próprio pai, atendendo a promessa que fez à mãe de nunca ser como ele. É muito triste ter que recorrer a alguém assim, e isso só mostra o desespero de Jack. Seu pai é uma pessoa nojenta, as coisas que disse e como disse foram de causar ÓDIO, e Jack precisou se rebaixar a isso e engolir seu orgulho porque amava a sua família MAIS QUE TUDO. Como sempre amou. E eu amo o Jack DEMAIS, porque ele é um exemplo de homem, de marido e nos apaixonamos cada vez mais por ele! Seu pai é uma pessoa tão terrível que ele nem sabe nada da vida do filho. NADA. O que importa é que, de um modo ou de outro, Jack conseguiu comprar a casinha onde poderá viver com sua família e serão MUITO FELIZES. Aquele final, como sempre, comovente e maravilhoso, da Rebecca imaginando o futuro, vendo a vida deles naquela casa.
E tudo vai ficar bem.
Chorei? Claro que sim. Mas é This is Us, não é?

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários