[Season Finale] The Good Place 1x13 – Michael’s Gambit


“See? We’ve been torturing each other since the moment we arrived!”
Preciso começar o texto dizendo isso: ESSE EPISÓDIO FOI PERFEITO! Claro que eu não esperava nada menos do que isso do fim de The Good Place, que foi uma série tão fenomenal em toda sua caminhada, sempre com um roteiro complexo e cheio de mistérios se desenrolando ALÉM da comédia, e com cliffhangers excepcionais a cada semana – como eles fariam jus a isso tudo no fim da temporada? ELES CONSEGUIRAM! Tudo chega ao fim de forma assombrosa e impactante, e temos nas mãos um episódio para ser colocado em pedestal, para entrar na lista de MELHORES EPISÓDIOS DE SUA VIDA. Eu sou apaixonado pela série, como todos vocês sabem, APAIXONADO, e eu queria muito continuar acompanhando. Começo a ver como uma segunda temporada pode acontecer, embora inicialmente eu não tivesse noção, e olha: VAI SER ÓTIMA.
Porque eu CONFIO PLENAMENTE nos caras por trás desse roteiro incrível!
O episódio final, Michael’s Gambit, começa quando Eleanor traz Jason e Janet de volta do Medium Place para aceitarem seu destino e serem mandados para o Bad Place. Mas Shawn e Michael concedem a eles 30 MINUTOS para decidirem quais dois serão mandados lá para baixo – e enquanto isso vemos um primeiro flashback de MICHAEL, o que eu não estava esperando, mas fez todo o sentido até o fim do episódio! Na casa, Eleanor faz um mini-discurso sobre como ela e Jason deviam ir para o Bad Place e Tahani e Chidi concordam com “Agreed” e “Yes”, sem pestanejar, o que é bem engraçado. Mas é claro que o Jason é um tapado imbecil, então Eleanor precisa convencê-lo de que eles devem ir embora, por mais difícil que isso seja! Fazer a coisa certa seria característico de alguém digno do Good Place, não seria?
Despedidas!
Para Chidi: “I was dropped into a cave and you were my flashlight
Para Tahani: “I’ll miss you too, you sexy skyscraper
Mas então as coisas começam a sair do controle, porque um element extra aparece para torturá-los ainda mais: a “Real Eleanor” aparece dizendo que ela vai para o Bad Place, porque já esteve lá e sabe que consegue, e explica que o motivo é o Chidi, porque todos ali têm sua alma gêmea, e sua alma gêmea não lhe ama: “I don't know if you love the other Eleanor, or Tahani or someone else, but you don't love me, which means that this... will never really be my Good Place. I'm going, so you only have to choose one more person”. Portanto sobra uma única vaga, que Jason está bastante disposto a deixar que qualquer um tome. É uma confusão. Fake Eleanor diz que vai com Real Eleanor. Chidi diz que vai com Real Eleanor. Tahani diz que vai com Chidi. E então ELEANOR tem um esclarecimento. Qualquer que fosse o plano, diz que quem ia era ela e Chidi, e pede que ele confie nela.
NEIGHBORHOOD 12358W / “THE GOOD PLACE” / A BOLD NEW PLAN.
Ignorando uma brecha possivelmente encontrada para salvar todo mundo, Eleanor é irredutível, e revela todo o esclarecimento de uma teoria na qual já pensamos e sobre a qual já comentamos em algum momento do começo da série, mas que descartamos com o andar da trama: “It took me a while to figure it out, but just now as we were all fighting and yelling at each other and each one of us demanding we should go to the Bad Place, I thought to myself ‘Man, this is torture’. And then it hit me. They're never gonna call a train to take us to the Bad Place. They can't, because we're already here. This is the Bad Place”. CLARO QUE EU SURTEI! Que roteiro excepcional e SURPREENDENTE. Acontece que, sim, eles todos já estavam, MESMO, no Bad Place DESDE O COMEÇO. Aquela vizinhança comandada por Michael É O BAD PLACE.
A confirmação veio na risada diabólica de Michael.
Sinceramente, eu não estava certo ainda de nada. Quando a Eleanor disse, eu achei que fez muito sentido, mas como ainda tínhamos 10 minutos de episódio, eu achei que tamanha confiança podia ser derrubada em uma teoria falsa – mas a risada do Michael expôs tudo, e então ele confirmou e confessou tudo: “Oh, man! I can't believe you figured it out. Oh, God! Y-you ruined everything, you know that? Oh, man”. Eleanor, Jason, Chidi e Tahani estão MESMO no Bad Place, sempre estiveram. E é claro que vemos coisas explodindo por todo o lugar, metaforicamente. Porque Tahani diz que isso não faz sentido. Chidi diz que não pode, porque eles estão no Paraíso. Mas a verdade não é nada disso. A verdade é que, sim, eles estão no Bad Place e estão mesmo sendo TORTURADOS desde o momento em que chegaram a esse lugar!

“Oh, it looks like paradise, but it's actually a filthy dumpster full of our worst anxieties. I'm surrounded by people who are literally better than me. Just me being here forced Chidi into an ethical "clusterfork". Tahani tortured Jason by constantly trying to get him to talk, Jason tortured my because I was sure he would blow our cover, which was torture for Chidi, because he was responsible for me, which made Chidi seem like the perfect soul mate, and that tortured Tahani because he didn't love her”

E posso confessar?
GENIAL!
Sim, o Michael é uma “pessoa” muito cruel e TOTALMENTE diferente do que imaginamos (ah, adoro as mudanças na interpretação a partir de agora), mas eu preciso respeitá-lo por sua ideia verdadeiramente inovadora e eficaz. A ideia, como ele explica em flashbacks para seus colegas, é criar um lugar onde os humanos torturem uns aos outros. Fazê-los pensar que estão no Good Place, e então estrategicamente manejar tudo para que eles sejam continuamente TORTURADOS. Eleanor por estar ao redor de pessoas que acha que são melhores que ela. E assim por diante. Wow. O método perfeito de tortura eterna. Você percebe que tem havido torturas por toda parte DESDE QUE A SÉRIE COMEÇOU. E então você olha em retrocesso (especialmente com a ajuda de alguns flashes rápidos de cenas conhecidas) e percebe como tudo ganha um significado totalmente diferente.
Eles são astutos, devemos dar esse crédito!
Tanto os personagens do Bad Place quanto os roteiristas!
Cada um deles lentamente se dá conta do quão cruel o Michael é, e como ele esteve ali o tempo todo para manipular tudo de acordo com um plano que só visava a tortura eterna de cada um deles, sempre posando como um bom moço, um arquiteto do Good Place. Tudo foi orquestrado desde o começo, ou quase tudo – com tantas variáveis, algumas coisas foram improvisadas. Mas ele torturou cada um. Eleanor: “I had to be his assistant and try and find myself”. Chidi: “He convinced me to throw my life's work in the garbage”. Tahani: “He made sure I'd see those bogus neighborhood rankings because he knew I'd hate being second-to-last”. Tudo milimetricamente calculado, e as cenas revisitadas agora ganham um novo e surpreendente significado que só mostra o quanto tudo estava tão detalhadamente pensado e escrito desde o começo também.
Tem como não amar?
Detalhe para a entrada da “Real Eleanor” que é, na verdade, VICKY. “No, stop, Vicky, they figured it out”. A revolta dele dizendo que era seu grande momento, que ela ensaiou esse discurso por três horas, que a Eleanor sucks e saindo batendo a porta… como é admirável ver a recriação, em apenas 10 minutos, de toda uma mitologia de The Good Place. Tudo se reescreve e é convincente. Pensar em Michael como um arquiteto do Bad Place, que roubou uma Janet do Good Place, que interpreta enquanto macabramente conduz uma sessão de tortura eterna em que cada um faz a vida do outro MISERÁVEL. “I think that we can get them to torture each other... for 1,000 years”. Vemos, por exemplo, a cena em que Michael leva aquele casal para ficar na casa de Eleanor e Chidi quando eles estão brigando e tudo o mais… tudo era mesmo muito CERTINHO para torturá-los naquele momento.
Que jogo impressionante.
E doentio.
Mas hey, é o Inferno, não é?
As coisas saíram do controle para Michael quando Eleanor CONFESSOU. Porque ali ela foi tão inesperada que ele não soube mais como agir, e então as coisas se tornaram perigosas. Ninguém esperava (nem ela mesma) que Eleanor fosse confessar. E ela confessou. Mas o que queríamos saber era: por que os outros estavam ali? Eleanor e Jason, okay. Tahani: “Uh, $60 billion, actually, so. Oh. But it didn't matter... because my motivations were corrupt. I didn't care about helping the people I raised the money for. I just wanted to prove my parents wrong, stick it to my sister, get fame and attention. My only real goal was to snog Ryan Gosling at the Met Ball. Which I did. Couple of times, actually”. [Uhm, Ryan Gosling, gosto] E o Chidi? “You hurt everyone in your life with your rigidity and your indecisiveness”. E é verdade, rever trechos dos seus flashbacks mostram como ele magoou cada amigo, namorada e membro da família de quem esteve perto.
Wow.
Mas poderia ter havido uma pequena reviravolta extra:

“This is wonderful. You saw us all on Earth... a selfish ass, an idiot DJ, a tortured academic, a hot, rich fraud with legs for days... Side note, I might legit be into Tahani. But that's for another time. You thought we would torture each other, and we did for a little, but we also took care of each other. We improved each other, and the four of us became a team. So, the only thing you succeeded in doing was bringing us all together”

Parecia realmente que os planos de Michael tinham dado irredutivelmente errado, e talvez eles até merecessem mais ir para o Good Place agora do que antes. Mas então tudo ameaça recomeçar: Michael vai apagar as memórias de todos eles, voltar do início, e dessa vez espalhá-los pela vizinhança, e não deixá-los como almas gêmeas ou vizinhos. Tentativa 2. Fomos vencidos pelo suspense e pela TENSÃO. Com apenas 2 minutos para acabar o episódio (eu olhei, pois estava apreensivo), todo mundo estava em estado de choque, só Eleanor pensando no que poderia fazer (deixou um bilhete na boca de Janet), e Michael conseguiu o que queria. Então, no meio de uma resposta atrevida e uma atitude toda de Eleanor, Michael estalou os dedos, tudo ficou branco e fim… quer dizer, não fim da série, mas tudo voltou lá do início, lá do Piloto, um novo começo.

Welcome!
Everything is fine.

Parece que estamos de volta ao Piloto, mas tudo agora parece TÃO diferente. Eleanor sentada no sofá vendo o anúncio. Chamada por Michael. Ele conta que ela morreu. Revisitamos momentos memoráveis do Piloto, mas tudo agora é TÃO DIFERENTE. Desconcertante. Mas ao invés de Chidi como sua alma gêmea, Eleanor ganha Chris Baker, um carteiro (eu acho que é o carteiro por quem ela colocou fogo nos correios para que ele tirasse a camisa!) interpretado por Luke Guldan, e isso é uma INOVAÇÃO. Bem, com ele ali, eu me perguntei se não preferiria estar mesmo no “Bad Place”… quer dizer, ela tentou confessar que não pertencia ao lugar e o que ele fez? “Hold that thought. Is it okay if I go work out?” Então, tão perfeito quanto já era, vestido (o sorriso, o cabelo, os olhos, a barba, TUDO!), ele tira a camisa e WOW. Quer dizer, que tipo de “tortura” era aquela?
Aquele ser humano não pode ser de verdade! Coisa mais maravilhosa!
Opa.
Importa é… independente de sua nova “alma gêmea” ser Chris Baker, um cara gostoso e maravilhoso que poderíamos passar o dia todo admirando, Eleanor tem uma missão a cumprir! Ela não pode aceitar o recomeço do plano de Michael e pronto… por isso, uma Janet rebootada aparece com um recado para ela: “ELEANOR – FIND CHIDI”. O bilhete escrito por ela mesma antes de isso tudo recomeçar. Seu único comentário é “What the ‘fork’ is a Chidi?”, mas então eu vi… então eu vi que tem MUITA HISTÓRIA para uma segunda temporada e como poderia continuar. ENTÃO EU QUERO! Essa série teve um caminhar EXCEPCIONAL ao longo de 13 episódios, uma das melhores sitcoms que eu já vi na vida, divertida, cheia de mistérios, um ótimo roteiro… e esse final foi mesmo excepcional. Resultado: torcemos demais por uma renovação, porque The Good Place MERECE! The Good Place terminou sua primeira temporada memorável com o seu melhor e mais inteligente plot twist.
Agora queremos MAIS.

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários