Carinha de Anjo (2017) – O “conflito” e a “febre do colarinho branco”


“O exemplo é o melhor professor do caráter”
Com toda a inocência da infância, o tema do “dinheiro” foi tratado de uma forma muito fofa em Carinha de Anjo. Dulce Maria escutou conversas e as interpretou do seu jeito – parece que o Gustavo tinha sido picado pelo mosquito do conflito e agora ele estava com a “febre do colarinho branco” ou algo assim. Com toda a doçura de uma mente infantil, Dulce Maria se sentiu na obrigação de ajudar o seu papai a se curar. É um tema recorrente nas novelas infantis do SBT (em Carrossel, a Valéria quis ajudar os pais vendendo vestidinhos de boneca que fez com pedaços de tecidos doados pelos amigos; Mateus e Dóris, em Cúmplices de um Resgate, tiveram uma ação semelhante), mas não deixa de ser lindo e marcante ver as crianças, tão pequenas, sentindo que precisam fazer alguma coisa para ajudar os pais. E tantos pais ainda acham que as crianças “não entendem” esse tipo de problema.
Dulce Maria está aí para provar que entende sim.
Da sua maneira.
Movida pelo seu bom coração, a Dulce quebrou o seu cofrinho e separou as moedinhas para que pudesse ajudar o seu pai a sair do problema financeiro em que se encontrava, e, particularmente, aquilo me comoveu bastante. É impactante e emocionante ver como funciona a mente de uma criança, e como ela achou que aquilo fosse ser o suficiente para que todos os problemas de seu pai se resolvessem. Ainda que não o fossem, a intenção nos emociona! Ela pedindo emprego para a Madre Superiora foi uma DOÇURA. Emílio também ajudou quebrando o seu cofrinho… e Zé Felipe, que não tinha cofrinho nenhum, deu a ideia de eles venderem os animais da fazenda, afinal de contas eles tinham muitos mesmo… mesmo com toda a confusão gerada, e mesmo que os pais precisassem ensinar a seus filhos que nós não podemos vender o que não é nosso, as cenas foram comoventes demais para que se ficasse bravo.
Como brigar com crianças que fazem isso por você?
NÃO TEM COMO!
A ação pode ter sido errada, mas a intenção foi boa, seus corações estão no lugar certo.
Foi assim que os pais de Dulce Maria, Emílio e Zé Felipe foram chamados à escola pela Madre Superiora, mas mesmo que algo ainda precisasse ser ensinado, acho que o mais importante eles já sabiam: O VALOR DA AMIZADE. Eles demonstraram um amor e um carinho muito grande um pelo outro ao fazerem o que fizeram, e foi de uma pureza e de uma inocência tão grande, que só mostra o quanto os corações daquelas crianças são BONS. Eu fiquei muito comovido e emocionado ao assistir às cenas, e queria abraçar cada uma daquelas crianças, apertar e agradecer. Foi mais ou menos o que aconteceu. Gustavo ficou todo derretido pela ação da filha. Rosana ficou toda encantada pela ação do Emílio. É natural e é lindo. Foram cenas que me fizeram chorar de verdade. As crianças estavam DE PARABÉNS do começo ao fim, e foi cada mensagem e cada lição que eles passaram que me arrepia ainda pensar nas cenas.
Tudo isso aconteceu enquanto outras coisas aconteciam, como a Dulce Maria e sua candidatura para representante de turma, com ideias muito interessantes (como as aulas de teatro, os passeios fora da escola e as feiras de troca), enquanto Bárbara e Frida, corruptas desde muito novas, COMPRAM VOTOS. E é uma confusão! “Vocês são grandonas, mas a cabecinha, oh… desse tamanho!” E isso ainda traz uma novidade DELICIOSA. Gustavo preocupado com sua situação econômica falando com Nicole e percebendo que ela não é quem pensava ser. Então ele diz: “A Nicole. Minha ex-noiva. Ela falou comigo de um jeito tão estranho no telefone hoje. […] Eu conheci um lado dela que eu não gostei. Ela não é a pessoa com quem eu quero passar o resto da vida e construir uma família”. Resultado? Capítulos seguintes foram REPLETOS de tensão enquanto esperamos a Nicole voltar e Gustavo terminar tudo com ela.
Também foi a chance de a Irmã Cecília avançar em sua história. Pena que estamos prestes a ver tudo desandar. Ela ficou cada vez mais CERTA de que precisava tomar uma decisão de uma vez por todas e depressa, e que essa decisão era abandonar o convento porque estava apaixonada por Gustavo. Gustavo estava encantado por ela, claro, e de um bom humor incrível longe de Nicole. Mas as coisas começam a sair de controle e a Madre Superiora, com razão, se preocupa com o futuro da Irmã Cecília – por isso vai ameaçar transferi-la para outra escola. Não que isso fosse necessário, afinal de contas, num típico drama mexicano, quando tudo está para se estabilizar, a chegada da irmã da Irmã Cecília à cidade vai causar todas as confusões que não queríamos que fossem causadas. Mas eu gosto de ver como as coisas NÃO estão enroladas!
Porque a Irmã Cecília está muito conhecedora de seus sentimentos. Acho que ainda lhe falta a coragem para fazer o que seu coração está pedindo que ela faça, porque é uma decisão importante, mas no capítulo de ontem nós ficamos com o coração na mão – ela chegou a dizer para a Irmã Fabiana que ia embora! As cenas entre as duas foram lindas! A Irmã Fabiana, bebezona e fofa, disse que ela não podia ir embora porque não sabia o que seria dela ali na escola sem a Cecília, que é como uma irmã para ela – não, melhor, como uma mãe para ela. A emoção, a amizade e o abraço carinhoso e cheio de amor que elas trocaram me tocou! A Irmã Fabiana vai mesmo sofrer quando precisar lidar com isso de fato. Mas não é o momento, ainda, mesmo que o próprio Padre Gabriel já esteja apoiando isso tudo… como ele falou com o Gustavo sobre a Cecília, que ela pode servir a Deus de outras maneiras e seria a mãe perfeita para a Dulce Maria.
Pouco direto, não?
Mas vamos voltar e falar daquela cena do jantar…
AH, AQUELA CENA DO JANTAR!
O cúmulo da emoção em Carinha de Anjo, o momento mais emocionante e impactante até agora, até porque foi visivelmente REAL. No jantar oferecido na casa de Victor, mas como agradecimento de Gustavo, o pai da Dulce Maria faz um discurso LINDÍSSIMO. A cena foi comovente, e a emoção que os atores sentiram DE VERDADE ao filmá-la foi prontamente transmitida para nós. Gustavo falou sobre como fazia tempo que não se sentia tão feliz, sobre como eles estenderam a mão quando ele precisava, e agradece particularmente ao Emílio, por quebrar o cofrinho… a maneira como Rosana abraça o filho e diz que tem muito orgulho de seus filhos, comovida e com lágrimas começando a se juntar, foi de ARREPIAR. “E se eles são assim, é porque eles aprenderam isso com você, Rosana. O exemplo é o melhor professor do caráter”.
Então ele dá um cofre novinho para o Emílio, já com algumas moedas! Quando a Dulce Maria abraça o pai e diz aquele “Te amo, papi” foi tão NATURAL e tão belo! Todos se abraçam, todos estão com lágrimas nos olhos, a Tia Perucas está comovida, metade do elenco está chorando de verdade, e olhe ali… LORENA QUEIROZ. Gente, que AMOR que é a pequena Lorena Queiroz chorando ao gravar a cena, aquilo mexeu comigo de forma que nunca imaginei. Porque o rostinho dela estava lindo, comovido, aos prantos, e nós sentimos que era mais do que uma interpretação! A própria reação dos atores adultos ao seu redor deixam isso claro, e eu mal tenho palavras para expressar isso.
Por isso fica a cena.
E eu fico por aqui… vou ali secar umas lágrimas!


Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários