Shadowhunters 2x03 – Parabatai Lost


“You can kill me, just please let me get to him first”
Ainda no começo da segunda temporada, mas temos um episódio altamente emocionante que traz uma das mais belas conexões entre personagens de Shadowhunters: a conexão parabatai que liga Jace Wayland e Alec Lightwood. E foi perfeitamente incrível. Depois do episódio passado, passamos pela experiência angustiante de não saber qual seria o destino de Alec depois que ele tentou usar o elo parabatai com o irmão para encontrá-lo, e as coisas não saíram assim tão bem. O episódio começa com o estado crítico de Alec, que é desesperador, e que mantém-se vivo apenas com a ajuda da magia de Magnus, enquanto Clary retorna para o Instituto (e mente para Aldertree ao ser interrogada por ele!) e Jace vaga pelas ruas da cidade sem rumo, caçado por uma matilha de lobisomens que o acusa de ter matado Gretel, a lobisomem assassinada por Valentine.
O paralelo foi bem interessante. Acompanhamos o estado crítico de Alec desesperados – e torcendo para que Magnus fizesse qualquer coisa para salvá-lo. Um beijo não foi suficiente. Parece que Alec está perdido em algum ponto entre ele mesmo e seu irmão parabatai, e, quando Jace conseguiu ligar para Izzy e Clary, ele disse que estava indo lá para salvá-lo… não no Instituto, onde todos queriam matá-lo, mas na casa de Magnus, onde uma troca estratégica permitiu que Alec fosse movido. Mas Jace é constantemente impedido de chegar a seu destino porque ao ser encontrado por maia, ele começa a ser verdadeiramente perseguido pelos lobisomens. Um ataque, inclusive, o manda diretamente para o hospital. “My job is to save you, not your brother”. Devo comentar, por sinal, que a transformação de um lobisomem (como vimos no hospital) está SENSACIONAL.
Temos uma ação desenfreada se desenrolando em formas angustiantes, criando um suspense que colocava em jogo a vida de Alec, que, por isso, esteve pouco presente no episódio. Jace acabou sendo perseguido por um lobo, encontrou Jocelyn e se recusou a confiar nela (com razão), e quando as coisas estavam ficando verdadeiramente desesperadoras, e Jace parecia encurralado, Luke e Clary chegaram, mas sem transmitir uma esperança real de que tudo pudesse ficar bem. Até Izzy chegar, PODEROSA COMO SEMPRE. Foi uma entrada triunfal que conseguiu, de fato, resgatar Jace e levá-lo até onde ele deveria estar: ao lado de Alec para salvar a sua vida. O problema é que para conseguir fazer isso e estar ali no momento certo para salvá-lo, Isabelle precisou fazer um acordo perigoso com Aldertree: o de entregar Jace uma vez que ele tenha salvado a vida de Alec.
E isso não parecia justo!
À parte de toda a trama de Jace e Alec, também tivemos um desenvolvimento para o meu personagem FAVORITO em Shadowhunters: Simon. Ele descobre um monte de ligações perdidas de sua mãe, e então resolve voltar para casa para vê-la, e ao chegar lá, não a encontra, apenas uma garrafa de bebida. Assim, ele liga desesperado para Clary: “Clary, my mom is missing. She’s drinking again”. Ambos saem em busca de Elaine, a mãe de Simon, e é bastante comovente… chega o momento em que Clary o deixa sozinho, porque ele decidiu contar à mãe sobre ser um vampiro, e isso é algo que ele deve levar adiante sozinho – e eu fiquei apreensivo. Mas Simon não teve a oportunidade. Não pôde porque Raphael está mais preocupado em encontrar Camille, e então ele interceptou a mãe de Simon e inventou toda uma história de banda e turnê…
Foi tenso ver o tom de ameaça.
Ansioso para ver como Simon vai lidar com isso de agora em diante.
Mas um dos maiores destaques do episódio estava na CONEXÃO PARABATAI que foi bem explorada em um conjunto de deliciosos flashbacks. Começamos na infância, quando Jace chegou ao Instituto e ele e Alec se conheceram. Passamos pela adolescência (não é justo que na adolescência Jace fosse mais bonito que o Alec!), antes da runa parabatai, quando eles formam uma dupla perfeita. E no momento da cerimônia, uma EXCELENTE cena de Alec com Izzy, sobre como ele está em dúvida, pensando em desistir… e isso só acontece quando você está apaixonado pela pessoa. É ali que Isabelle descobre sobre Alec, e a cena é muito bonita, porque ela dá uma força verdadeira e incrível para o irmão, dizendo que ele fala disso desde que Jace chegou ao Instituto, e eles passaram anos treinando, ele não pode desperdiçar essa oportunidade…
Então Alec vai até o fim.
Depois da cena fofa, temos uma cena EMOCIONANTE DEMAIS na sequência final do episódio, quando Jace finalmente encontra Alec para salvar a sua vida. Temos uma alternância entre as cenas do presente, de Alec quase morrendo, e a criação do elo parabatai no passado, em uma cerimônia muito bonita. Eles estavam ótimos! Mas no presente… QUE COISA MAIS LINDA. Houve muita emoção, lágrimas, pude sentir o amor verdadeiro de Jace por Alec, talvez pela primeira vez. Ele segurou a mão de seu parabatai, disse novamente o juramento da cerimônia, e o conduziu de volta à vida, abraçado a ele, em uma cena lindíssima quando parecia que Alec já tinha morrido. E então Alec acordou, fraco, concretizando a cena maravilhosa que acabamos de acompanhar, e foi perfeita. Toda a emoção na medida certa, uma pena que Jace tenha que ser levado prisioneiro.
Vamos para a Cidade dos Ossos novamente!

Para mais postagens de Shadowhunters, clique aqui.


Comentários