Desventuras em Série 1x02 – Mau Começo: Volume 2


“I would never ever marry you”
Esse episódio me fez abrir a mente em relação à adaptação da Netflix sobre Desventuras em Série, de uma forma inovadora – estou contente com o trabalho dedicado que eles fizeram, e fascinado com a possibilidade de acréscimos do próprio Daniel Handler que conferem profundidade a cenas das quais apenas ouvimos falar quando lemos os livros originais, como Mau Começo e A Sala dos Répteis. Esse segundo episódio, bem diferente do primeiro, mantém o alto nível da interpretação impecável desse elenco e uma fotografia belíssima, unido a um roteiro que ora segue estritamente o andar do livro, ora nos apresenta contribuições alarmantes e excitantes, como Jacquelyn e Gustav, além de contínuas dicas em relação à próxima desventura de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, mais ou menos como Lemony Snicket adora fazer ao término de cada livro seu, quando manda uma carta a seu editor.
O episódio começa diferente, e isso talvez tenha me prendido ainda mais. Temos a secretária do Sr. Poe supostamente ausente, e um “Try Peru” que, agora, faz todo o sentido, enquanto o Conde Olaf usa o seu PRIMEIRO DISFARCE e vai como um consultor falar com o Sr. Poe no banco – foi ele quem convenceu o Sr. Poe a interpretar “parente mais próximo” de forma tão duvidosa. Além disso ainda tivemos uma pausa na cena para que Lemony Snicket explicasse que se tratava de um flashback, o que era um flashback e em que ponto do primeiro episódio ele se encaixava. TUDO A VER COM O ESTILO ADOTADO NOS LIVROS! Além disso, e essa foi a parte que me deixou eufórico, vemos Jacquelyn, a secretária do Sr. Poe, tirar da gaveta uma luneta de CSC, exatamente como a que Klaus encontrou na Mansão queimada, que o Conde Olaf possui e que Lemony Snicket usa. Então eu fiquei SUPER CURIOSO e estava louco para entender melhor isso tudo!
Secretária do Sr. Poe em CSC?
Então, voltamos para as crianças, e embora eu estivesse fascinado com as novas possibilidades brevemente sugeridas pela Netflix, eu fiquei aliviado de ver de novo as crianças e perceber que, em tão pouco tempo, senti tanto a sua falta. Enquanto Jacquelyn é levada e amarrada a uma árvore por um capanga do Conde Olaf, Violet e Klaus são obrigados a cortar lenha, e depois elas tentam ir até a cidade falar com o inútil e incompetente do Sr. Poe, que, evidentemente, não é capaz de fazer NADA por eles! Desesperadora como é a cena do banco, as crianças são obrigadas a voltar para a casa sombria com janelas em formatos de olhos na qual são obrigados atualmente a morar, para serem tentados com bolinhos (o comentário de Sunny sobre como eles eram comprados foi o MELHOR) e ouvirem falar do mais novo plano do Conde Olaf:
THE MARVELOUS MARRIAGE.
[Enquanto isso, Jacquelyn liga para GUSTAV!] O plano do Conde Olaf se baseia em “encenar” uma peça na próxima sexta-feira à noite na qual Violet interpretará a linda noiva que se casará com o personagem do Conde. E isso é perversamente DOENTE. Então os Irmãos Baudelaire vão à ação! Com a ajuda da biblioteca da Juíza Strauss, eles tentam descobrir alguma coisa, mas o Conde Olaf interrompe chamando a Juíza para ser “atriz” em sua peça, interpretando uma juíza que vai realizar o casamento com as palavras exatas que precisam ser realizadas – então o plano se delineia claramente, e o pânico e a tristeza de Violet são evidentes em sua expressão e é de partir o coração! [Detalhe para Klaus enfrentando o Conde Olaf e usando os termos “figurativamente” e “literalmente”, que são BRILHANTEMENTE explicados por Lemony Snicket! Tão parecido com o livro, isso é constantemente usado no restante do episódio!]
O problema, talvez, tenha sido que ao descobrir todo o plano do Conde, Klaus foi confrontá-lo e disse que ia contar ao Sr. Poe e ele iria para a prisão – mas a indiferença do Conde Olaf deveria ser um indício de que as coisas não estavam nada bem. Dá um dó terrível ver a Sunny presa em uma gaiola, amarrada e amordaçada, pendurada de uma Torre alta. Mas, então, VIOLET PRENDE O CABELO! E você sabe o que quer dizer quando VIOLET PRENDE O CABELO! As engrenagens de seu cérebro estão funcionando para inventar alguma coisa e livrá-los do que for preciso! Ah, falando em invenções, eu adoro os paralelos e as piadas que são tão a cara de Desventuras em Série. Como Jacquelyn andando por aí com aquela árvore amarrada nas costas, genial fazendo um telefonema, comentando no túnel: “I wish I had an inventor here”. E então vem uma cena SENSACIONAL!
Porque Jacquelyn encontra Gustav naquele túnel e eles comentam várias coisas, por exemplo, como ele e o Dr. Montgomery estavam esperando os Órfãos Baudelaire há alguns dias, porque ele é o novo tutor, foi isso o que os pais dos Baudelaire decidiram no caso de haver incêndio. Uma cena dessa podia ser estudada e minuciosamente explorada para tirarmos várias coisas interessantes, e eu gosto do fato de eles estarem trazendo toda essa complexa organização e relações confusas à tona desde a primeira temporada, porque ao saber que Inferno no Colégio Interno ficaria para a segunda temporada, eu achei que já não teríamos mais isso no primeiro ano. Mas muita coisa está acontecendo já, como a cena do final do episódio em que a Juíza Strauss retira um livro da estante, sobre a “História Incompleta das Organizações Secretas”.
Uhm. That’s something.
A grande invenção de Violet, chamada no livro de arpéu e no episódio de “gancho de escalada”, é brilhante, e nos faz AMAR VIOLET. É tão bom ver suas invenções funcionarem, vê-la brilhantemente subindo à altura de Sunny para resgatá-la, infelizmente encontrando, no fim da subida, o careca das mãos de gancho a esperando. Então acabam ela e Klaus também presos na Torre, com uma ampulheta contando o tempo para perderem sua fortuna, enquanto ela precisa inventar um modo de escapar e ele um modo de eles se livrarem do casamento forçado. [Detalhe para o quarto de Lemony Snicket cheio de evidências e a “foto desfocada” de Beatrice, QUE EU RI DEMAIS!] Mas eles não têm tempo de chegar a alguma ideia fantástica, porque o Conde Olaf aparece anunciando que é hora do show, e caso alguma coisa dê errado, Sunny será jogada lá de cima para a morte.
O “espetáculo” conta com o Klaus de marinheiro, com Violet linda de noiva, os Poe na plateia e a Juíza Strauss se tornou vergonhosamente inútil… um solilóquio do Conde Olaf sobre como ele é BONITO dura eternamente, enquanto isso Sunny joga pôquer com o capanga (E É HILÁRIO e BIZARRO!) e vai se safando lentamente assim e, no momento do casamento efetivamente, Violet assina com a mão esquerda (lembra como Lemony Snicket disse que ela era destra no Piloto?). Então, achando que venceu, o Conde Olaf se vangloria, revela todo o asqueroso plano para a plateia, deixando todos horrorizados, e quando Sunny chega, em segurança, Klaus pode colocar seu plano em prática: diz que o casamento não é válido porque Violet assinou com a mão errada! Parece ridículo, mas ele faz todo um discurso altamente convincente que ganha a todos.
Então o casamento é anulado.

Fico muito feliz por termos partes tão bem feitas para Klaus Baudelaire, como a sua dedicação em fazer aquela complexa e, provavelmente, demorada explicação que convenceu a todos e deixou que todos respirassem aliviados porque o perverso Conde Olaf não tinha vencido, não daquela vez. Ah, porque é claro que, com uma ajudinha das luzes desligadas, ele escapa, e os Órfãos Baudelaire são levados para o seu próximo tutor, o Dr. Montgomery. Achei bacana ver, diferente do que acontece no livro, o Gustav morrer. Nós sabemos de sua morte em A Sala dos Répteis, ainda que o Tio Monty só ache que ele sumiu misteriosamente, mas nós nunca chegamos, de fato, a ver Gustav em A Sala dos Répteis e aqui está ele, naquela morte terrível, parado literalmente ao lado de um lago. Essa série começou COM TUDO e promete. Ansioso por continuar na primeira temporada.
Mas terminar depressa vai me deixar com uma saudade!

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários

  1. Mau Começo foi um bom começo para Desventuras em Série, estou vendo a série agora e acompanhando seus comentários e achei a série ótima, ela vai do bizarro ao engraçado de uma forma que você nem percebe, agora me sinto obrigado a ler os livros, ver o filme e entrar para o fandom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isac! Que bom que você está assistindo e gostando! Eu gosto muito muito muito tanto dos livros quanto da série, espero que você siga gostando. Muito obrigado pelo comentário, dê mais opiniões pra eu saber o que você tá achando da série conforme avança! :D

      Excluir

Postar um comentário