[Cantinho de Luz] REBELDE


“Tengo un ticket sin regreso / Y un montón de sueños dentro de un veliz”
Finalmente estou trazendo para o blog REBELDE como eu sempre quis trazer… eu sou, e aposto que muita gente também é, um eterno apaixonado pela novela que, em 2012, foi eleita pelo Portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos. E quando paramos agora para reassistir Rebelde e ver toda sua profundidade, suas tramas bem conduzidas, a audácia dos assuntos tratados… realmente é uma novela excelente. E, ainda por cima, nos deu de presente uma banda fenomenal que é a RBD, com seus álbuns, seus shows, seus integrantes lindos, simpáticos e talentosos… músicas que guardamos para sempre em nossos corações, como Tras de Mí que, na minha opinião, sempre será a MELHOR música que a banda fez! Quer dizer, olhe a letra dessa canção! De todo modo, foram anos de caminhada que merecem ser recordados e revividos, e é por isso que essa jornada vai começar agora no Cantinho de Luz para que possamos, juntos, reviver essas deliciosas aventuras de Rebelde, e umas coisinhas mais…
Muita gente desconhece, mas Rebelde surgiu primeiro na Argentina, em 2002, como Rebelde Way, criada por Cris Morena, a mesma mente por trás de outros sucessos estrondosos como Chiquititas, Floribella e Quase Anjos. A versão original só apresentava quadro protagonistas, sendo eles Mía Colucci, Marizza Rey (Roberta), Pablo Bustamante (Diego) e Manuel Aguirre (Miguel), e sua banda, portanto, também só tinha esses 4 integrantes, chamada de Erreway. A novela contou com 315 capítulos divididos em duas temporadas, que ficaram no ar de 22 de Maio de 2002 a 18 de Dezembro de 2003, e ainda ganhou um filme, chamada Erreway: 4 Caminos. É ideia central é basicamente a mesma, e o Elite Way School se localiza em Buenos Aires, obviamente. A novela ganhou versões no México, talvez a mais famosa, além de Portugal, Chile e, mais recentemente, Brasil. A telenovela brasileira, também um êxito, teve 410 capítulos em duas temporadas, de Março de 2011 a Outubro de 2012. A banda no Brasil se nomeou Rebeldes.
Mas dados os devidos créditos à versão original, argentina, eu acho que o grande êxito encontrado por Rebelde, a versão mexicana, no mundo todo, é incomparável. A novela se passa no Elite Way School e conta a história de diferentes jovens – com suas próprias personalidades e suas diferentes classes sociais convivendo em um colégio em regime de semi-internato. Ali, temas muito sérios são trabalhados, como primeiro amor, sexo, drogas, bullying, relacionamento com os pais. Enfim, através de seus personagens cativantes e bem construídos, a novela se propõe a contar uma boa história, que nos emociona, nos choca e nos diverte. Nos envolve, acima de tudo. A versão mexicana contou com 440 capítulos divididos em TRÊS TEMPORADAS, que ficaram no ar de 4 de Outubro de 2004 a 2 de Junho de 2006. No Brasil, o sucesso foi tão grande que, além das várias reprises, a própria banda RBD chegou a gravar TRÊS de seus álbuns em versões em português para os fãs daqui.
Abundando de deliciosas aberturas (que além de duas que não são interpretados por eles mesmos, foram num total de NOVE: Rebelde, Solo Quédate en Silencio, Sálvame, Nuestro Amor, Aún Hay Algo, Tras de Mí, México, México, No Pares e Este Corazón) e cenas musicais incríveis durante a novela, Rebelde lançou a RBD que, surpreendentemente e para a alegria de fãs no mundo todo, extrapolou os limites da novela e continuaram juntos mesmo após o seu término. A banda, formada por Anahí, Maite Perroni, Dulce María, Christian Chávez, Alfonso Herrera e Christopher Uckermann, realizou turnês por todo o mundo e lançou um total de seis álbuns de estúdio, sendo o último, Para Olvidarte de Mí, lançado em 2009. Inclusive, uma Tournée do Adeus se realizou no mesmo ano, com músicas de toda a sua carreira, emocionando fãs do mundo todo, na época e até hoje. Além disso, depois do término da novela, os integrantes da banda estrelaram uma sitcom chamada RBD: La Familia, de Março a Junho de 2007, num total de 13 episódios.
E, resumindo: HÁ MUITO MATERIAL e MUITO SENTIMENTO envolvido em torno de Rebelde e RBD, sem contar as versões originais e as outras, depois, como a brasileira. Vamos nos propor a isso ao longo dos próximos meses. Amanhã trago a review do Primeiro Capítulo (de 04 de Outubro de 2004 – e adianto que foi uma DELÍCIA assisti-lo novamente!) e então vamos falar, nas postagens seguintes, sobre as tramas da Primeira Temporada (que envolvem, mas não somente, o surgimento da Banda RBD, a Seita contra os bolsistas do Elite Way School e a vingança que Miguel quer realizar contra os Colucci, que julga responsáveis pela morte de seu pai), as várias aberturas da novela, os primeiros álbuns e turnês de RBD… tudo bem nostálgico mesmo! Espere, ainda, mais reviews dos demais álbuns da banda, dos shows lançados em DVD, de RBD: La Familia, clipes… enfim. Acredito que tenhamos um belo e emocionante caminho pela frente, e você vai desenterrar os seus álbuns de RBD se, por algum motivo, faz tempo que não os escuta!
E VALE MUITO A PENA! \o/

Para mais postagens, visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Haha! Quando abri este post, um sorriso surgiu! Lembro-me bem dessa época. Eu e minha prima dançando aqui em casa cada canção. Trás de mi, sem dúvidas, era uma das mais animadas. Colocávamos botas e nos maquiávamos; ou como eu dizia na época: "Nos makeUpiávamos".
    Como sempre nutri paixão pela escrita, eu tinha uma agenda do RBD, e todos os dias de novela eram registrados por mim ali.
    Meus CD's eram todos originais e sabia cantar todas as canções em espanhol.
    Hoje, honestamente, não me lembro de todas elas. O tempo passou, eu mudei e novos descobertas e novos gostos surgiram. A novela não me interessaria mais, pois amadureci meus interesses. Sua abordagem não me atrairia mais. No entanto, há uma canção que eu recordo completamente e gosto até hoje - Quisiera Ser. Esta, para mim, é a canção mais madura do RBD, fazendo o coração palpitar quando lembro desses tempos de menina do passado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bonito o que você disse! E "Quisiera Ser" é realmente linda, embora eu sempre vá amar "Trás de Mi", porque, para mim, é aquela música que nos faz pensar nas coisas que vão ficando para trás, mas são tão parte integrante de nós quanto as coisas do "agora" - tudo o que vivemos, tudo o que passamos, tivemos, vimos... enfim, tudo no nosso passado nos fez o que somos hoje, tudo é repleto de história e de memória, e isso é um sentimento bonito, embora também melancólico. E a música traz isso de que "essas coisas vão ficando para trás", mas sempre nos recordamos dela, claramente. Podemos listá-las... sei lá, a música mexe comigo, de verdade!

      Excluir
    2. Você disse algo interessante que, particularmente, é o que costumo sentir. "É um sentimento bonito, embora seja melancólico". É como sentir que algo se perdeu. Nesse ponto, concordamos plenamente, pois a música me entende e eu entendo tudo aquilo que ela diz para mim.

      Excluir

Postar um comentário