[Cantinho de Luz] TURMA DA MÔNICA


Relembrando a infância nos quadrinhos!
Turma da Mônica é algo que nos acompanha há gerações e que nós ADORAMOS, não é? Muita gente começou a ler através dos gibizinhos da Turma, e a maioria de nós ainda gosta de ler essas histórias mesmo depois de crescidos – a origem da turminha data de 1959, com o surgimento de Bidu e Franjinha em tirinhas de jornal. Cebolinha surgiu em 1960 e a Mônica apenas em 1963. A primeira versão em revistinha foi lançada em 1970, e os traços eram um pouco diferentes dos que estamos habituados a ver atualmente. De todo modo, acho que todos nós adoramos ler as histórias protagonizadas por Mônica e seus amigos, e o número de produções atualmente passa de milhares de gibis, em vários segmentos que também incluem a Turma do Chico Bento, a Turma da Tina e assim por diante… realmente, tem muito material do Maurício de Souza!
Os personagens mais clássicos da Turma são: Mônica, uma menina baixinha, gorducha e dentuça (é o que o Cebolinha gosta de dizer sobre ela, pelo menos) que é um amor, mas um pouco esquentadinha. Cebolinha, um garoto famoso por trocar os “erres” por “eles”, que tem sempre ideias mirabolantes que chama de planos infalíveis para se tornar o “dono da rua”. Cascão é um garoto que adora brincar e odeia tomar banho e Magali, uma garotinha que ADORA comer. Mas além dos personagens principais, a turminha se expandiu para um grande número de personagens que incluem, mas não somente, a Marina, a Denise, o Anjinho, o Xaveco, o Dudu, o Do Contra, a Maria Cascuda… enfim. As revistas são divertidas, cheias de quebras da 4ª parede e metalinguagem, umas piadas engraçadas com títulos que conhecemos…
Muita diversão!
Particularmente, além dos gibizinhos clássicos que são aqueles que todos conhecem, eu sou apaixonado pela revista do Clássicos do Cinema, que são revistinhas que parodiam filmes famosos daquele estilo divertido da Turma da Mônica – cheguei a esses gibis há alguns anos, através de Cascão Porker e a Pedra Distracional, que trazia o Cascão nas vestes de quadribol da Grifinória, com o logo no estilo de Harry Potter e uma cicatriz na testa em forma de uma gota d’água. É divertidíssimo e delicioso de ler… alguns títulos maravilhosos incluem Coelhada nas Estrelas, Titônica, Planeta dos Coelhinhos, Magalice no País das Melancias, Star Treko, Coelhada Para o Futuro, X-Mônica e O Senhor dos Pincéis: A Sociedade do Pincel. São historinhas incrivelmente divertidas, com referências e homenagens lindas, e desenhos incríveis. Além de Lostinho, que foi uma revista especial no mesmo estilo, mas parodiando Lost, na época em que a série estava fazendo o maior sucesso.
Ah, eu ainda amo essa série!
Atualmente, além das publicações normais da Turma da Mônica, que inclui não somente a turminha convencional, mas também a Turma do Chico Bento e um monte de outras turmas, dois grandes sucessos trouxeram a Turma para a adolescência. Primeiramente, a Turma da Mônica Jovem foi lançada em 2008, e embora fosse bastante incerto de qual seria o futuro na época do lançamento, foi um sucesso estrondoso e as revistas são bastante populares. Tal popularidade marcou o lançamento, anos depois, de Chico Bento Moço, em 2013, e o Chico veio com traços já renovados fruto da experiência dos 5 anos de Turma da Mônica Jovem que o antecederam, e ele conquistou um público fiel já de cara. Sem contar que o Chico Bento está particularmente LINDO DEMAIS. Ambas as revistas são publicadas mensalmente, e a Turma da Mônica Jovem recentemente zerou a sua numeração.
Além de todas essas publicações, a Turma da Mônica ainda é publicada em inglês e espanhol, aqui no Brasil, fora que já é comercializada fora do país em mais de 10 idiomas. De todo modo, além das publicações em papel, ainda temos as mídias derivadas, como o Desenho Animado, no ar desde 1976, alguns Filmes, como é o caso de Uma Aventura no Tempo e A Princesa e o Robô. Ah, e claro, a sequência de “filmes” nomeados de Cinegibi, que trazem uma interessante geringonça do Franjinha que é capaz de transformar os gibizinhos em histórias. O primeiro filme, lançado em 2004, foi um grande sucesso e então se estabeleceu como franquia. Eu coloco “filme” entre aspas para o Cinegibi pelo estilo da produção, que leva os personagens ao cinema para assistir suas próprias histórias, e cada um dos filmes é composto por uma coletânea de historinhas adaptadas, algumas das quais você até já conhece…
Turma da Mônica tem muito material, e muito material BOM DE FALAR.
Vamos falar um pouco de Turma da Mônica nos próximos anos! J

Para mais postagens, visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários