MacGyver 1x07 – Can Opener


PRISON BREAK. MacGyver Style. Love it <3
Definitivamente O MELHOR episódio de MacGyver até o momento. Teve de tudo! Muita ação, uma das mais eletrizantes fugas da prisão já vistas, sentimento e memória… tudo. Já nos envolvemos, também, o suficiente com os personagens para nos importarmos com a maneira como uma missão dentro da cadeia influencia em Riley, que passou dois anos lá dentro, e eu acho que o MacGyver de Lucas Till tem um carisma fenomenal. Eu adoro o personagem. O episódio apresenta um dos planos mais arriscados da temporada, que é o de libertar “El Noche” da cadeia, um perigoso criminoso cujos associados estão causando uma confusão tremenda do lado de fora – uma vez que ele esteja fora e o leve a seus associados, em agradecimento, eles podem prender todos. Um plano arriscado, mas que promete funcionar. Se o Mac tiver a ajuda necessária para escapar da prisão, o que é claro que ele não tem, porque as coisas saem do controle de Jack e Riley muito depressa. Mas, bem, estamos falando de MacGyver, não é mesmo? Seis dias na prisão, por mais traumatizante que sejam, é o suficiente para que Mac possa sair.
Certo?
“This is one of the craziest plans I’ve ever heard”
MacGyver entra na prisão no início do episódio como Frank Morris (e devo comentar que ele fica lindo até de laranjinha!) E o plano é meio mirabolante, arriscado. MacGyver entra na cadeia e já sente a pressão, é fascinante a tensão em seu olhar, em seu caminhar, em tudo mesmo que ele não diga nada. Você sente que nada será fácil. E, como eu disse, fica mais difícil porque o sistema de segurança é atualizado e Riley não tem acesso a mais nada que não às câmeras de segurança. O que quer dizer que nada de portas milagrosamente se abrindo para MacGyver. “That was the plan. Now we need a new one”. Seguindo os conselhos de Riley, com experiência no lugar, Mac vai tentando se virar, lentamente. Ele ajuda um senhor com sua bombinha de asma (o que virá a ser muito útil no desenrolar do episódio) e caça briga no pátio, porque ninguém confia em um covarde. Eu acho incrível como, no meio de toda a tensão, a série ainda tem um senso de humor peculiar, ilustrado por pausas como “Oh, this is gonna hurt” ou o Jack interpretando o policial e batendo Mac contra a parede.
Tadinho do Mac, mas eu juro que eu ri!
Dali em diante, Mac foi conseguindo uma ajudinha aqui, outra ajudinha ali. Chamou a atenção de “El Noche” brigando no pátio, conseguiu material dentro de um livro do velhinho em agradecimento à bombinha de asma, e Riley e Jack conseguiram mexer nos cronogramas da lavanderia para que Mac tivesse um momento para se aproximar de El Noche – detalhe para o Jack se achando o hacker e os comentários hilários da Riley, tipo “Estava em modo de espera, você podia ter digitado basicamente qualquer coisa”. A sequência da lavanderia, devo comentar, É UMA DAS MELHORES. Uma das, porque a fuga propriamente dita da prisão que se seguiria foi realmente eletrizante. Mas foi muito bom ver Los Manos Sangrientas, a gangue rival se aproximando e Mac tomando um lado para se aproximar de El Noche, com aqueles “socos” através de uma toalha e uma bugiganga de MacGyver. Incrível, realmente incrível… e assim ele começa a ganhar a confiança de El Noche definitivamente, e talvez ele esteja preparado para escutar sobre o plano de fuga.
“This is a war and you just picked a side!”
E está.
El Noche aparece como seu novo “colega de cela” mais tarde, cobrando alguns últimos favores de guardas que ainda o deviam, e El Noche escuta o plano de Mac. “You do everything you say, I give you everything you want”. O plano mirabolante do “cara esperto”. E QUE SEQUÊNCIA DE FUGA DA PRISÃO! A porta explodindo, a ajudinha de Jack com a porta não trancada, as barras se quebrando, a fuga por cima do muro… tudo! WOW! Mas MacGyver se compromete quando não permite que El Noche (ou El Nacho, como diz Jack) mate um guarda. Porque El Noche não é burro, então talvez esse nem seja Frank Morris, de fato. Cenas finais foram incríveis. Mac no porta-malas mandando pelo pisca uma mensagem em Código Morse com o número de Jack. Um momento desesperador em que Mac fica atordoadíssimo por respirar nitrogênio puro, com a sensação de se afogar (ainda que, mesmo nessas condições, Mac consiga aquele feito incrível de derrubar todos com o tanque de nitrogênio!). E Mac é salvo, por fim.
Acho que estou mais apaixonado por essa série que nunca! <3
Linda cena final da prisão, acho que os amigos de El Noche que lhe devem favores ainda vão retornar, talvez como uma trama da temporada, acredito eu. E Mac mandando as muitas bombinhas novas para a asma do “vovô” foi uma coisa muito fofa, muito fofa de verdade.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários