Chiquititas (2013) – A morte da Tia Sofia


Você que vai escrever o resto da história.
Sempre te amarei.
Sofia

Eu estava há vários capítulos sabendo que isso estava para chegar, e nem um pouco preparado para isso. Eu confesso que ontem à noite eu assisti à novela sabendo que isso aconteceria. E eu estava curioso. Queria ver. Mas também estava receoso, não queria. Quando as cenas começaram a ir ao ar eu me encolhi e quase não tive coragem de assistir, assumo. E assim que aconteceu… bem, as lágrimas fluíram de verdade e intensamente. Eu amava a Tia Sofia como aquelas crianças a amavam e como ela amava todas elas, e eu não queria que ela precisasse mesmo morrer daquele jeito tão triste, mas era inevitável para jogar a trama rumo ao futuro, e era evidente que já estava para acontecer desde que ela começou a ficar muito mal nos últimos dias… estava tudo tão lindo, as crianças preocupadas com ela, a Mili indo até a sua sala para conversar com ela, saber se estava tudo bem, fazer companhia… não tem como a Mili não fazer bem a alguém, como ela faz com a Gabi o tempo todo. E quando aconteceu… eu realmente sofri. Eu chorei profundamente como a Mili chorando abraçada ao Chico quando ele confirmou.
Depois daquela luz de ambulância.
Depois da Mili chorando com a sala da Sofia vazia.
Foi triste, muito triste.
Mas eu acho que fica um sentimento bom, apesar de tudo. Porque havia muito amor envolvido nas relações que envolviam a Tia Sofia. Quer dizer, ela amava aquelas crianças mais que tudo e isso ninguém pode negar. Me lembro com muito carinho de quando ela deu aquele lindo vestido de presente para a Mili em seu aniversário e depois ela lhe ofereceu o primeiro pedaço de bolo… também foi fofo (embora absurdamente triste) como ela sentiu que estava chegando a sua hora e, por isso, se despediu de cada uma das crianças, e mais uma vez a cena mais linda fica com a Mili. Mas a passagem de Sofia no quarto dos meninos também é muito bonita, com ela dando beijinho de boa noite em cada um, deixando-os tão felizes, tão surpresos porque nunca tiveram esse tipo de carinho e atenção antes. Não tem como lidar bem com aquilo. A Tia Sofia amava cada um deles e eles a amavam de volta. A prova disso está na maneira como todos eles passaram a noite depois da notícia: amontoados na sala, dormindo juntos, porque acho que ninguém tinha vontade de estar sozinho.
Aquilo me comoveu.
Os adultos precisaram se manter forte, embora sofressem. O Chico precisou fingir uma energia que não tinha, fazer o “suco da felicidade”, enquanto as meninas, desanimadas, não conseguiam fazer nada direito – Vivi e Cris ainda brigando por causa do Mosca, mas tudo se une e os nervos ficam à flor da pele. A Cris não chorou só pela briga com a Vivi, mas por tudo, e foi lindo a Ana e a Tati, fofinhas, cuidando dela. A Pata confessou: “A Tia Sofia faz falta”. E a Mili ganhou um último lindo presente da Sofia para seguir em frente, ou dois. Um deles foi a mensagem no livro, a história da Princesa Mirela cujo final a Mili escreverá. “Sentirei tanto a sua falta”. Aquela lágrima caindo no livro… e outro foi o pingente, o mesmo que ela deu a Gabi, o mesmo que pode revelar toda a verdade sobre como Mili é a filha desaparecida de Gabi e tudo o mais. As conversas de Mili primeiro com Mosca e depois com o Chico e a Carol me fazem pensar que essa foi a melhor coisa que a tia Sofia fez: ela deu motivos para a Mili seguir em frente. E isso é lindo.
“Nós temos que acreditar que ela tá bem”
Só queria compartilhar meu sentimento com vocês nesse momento emocionante!
Acho que é uma fase importante da novela…

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

Postar um comentário