Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 321 a 330


“Se eu não confio e não gosto da pessoa, fazer o quê? Não sou obrigada”
Nessas duas últimas semanas bastante coisa aconteceu, mas finalmente eu senti a tensão dar uma diminuída, o que eu gostei pude respirar mais aliviado – foi quase bom não ter escrito na semana passada porque poderei dar uma amenizada em algumas coisas que me irritaram profundamente, porque finalmente estou vendo que elas estão caminhando a uma boa resolução. De todo modo, as semanas contaram com algumas cenas muito boas, e além de todo o pesar da semana anterior a elas, essa semana teve momentos leves e divertidos, como a Meire gravando o vídeo com a sua banda, cantando Ilariê vestida de Xuxa, com Dinho e Lola de paquitos… eu achei aquilo uma fofura. Depois disso ainda tivemos uma cena belíssima da Meire e da Lola, sobre a qual comentarei mais tarde, mas que eu amei – para adiantar. Ah, falando em bandas, teve uma batalha de som na Insanos que o Omar ganhou e, por isso, ganhou um fofo abraço da Chloé, e eu gosto de como a história dos dois está caminhando… enfim, acho que tivemos semanas muito gostosas, de verdade, então vamos a elas…
E vamos começar falando de Maurício porque daí tiramos esse peso irritante das costas de uma vez. FINALMENTE está se aproximando o momento de desmascará-lo, e embora as cenas continuem revoltantes, agora eu começo a ficar mais tranquilo. Mas é claro que foi TERRÍVEL, do início ao fim. Cultos foram absurdamente ridículos com ele, acho que eu nunca senti tanto nojo dele quanto quando ele começou a “pregar”, com toda aquela falsidade. Não me conformei com o sorriso irritante da Manuela, mas eu adorei que a Isabela deixou a igreja no meio, porque ela tinha toda a razão! Isa me representa bem em falas como “Eu só quero que esse homem suma da minha vida. Só isso!” e “Eu já não aceito esse cara como meu pai, não quero ele como pastor também”. Felizmente nesse segundo quesito, que gerou MUITA confusão com Manuela, a Isa teve um apoio merecido da Rebeca. E isso me alegrou. Porque a Isa disse que estava pensando em deixar a igreja (e foi forte como ela enfrentou a avó se perguntando se não era possível manter a fé, mesmo fora da igreja, AMEI!) e a Rebeca disse que estava pensando o mesmo.
Ufa.
Mas a Rebeca ficou indo e vindo nessa questão. Toda vez que ela sucumbia e aparecia na igreja eu me decepcionava, mas ela estava muito mais determinada do que nunca, felizmente. [Dona Nina ficou MUITO MAIS irritante e revoltante que a Manuela, não vou nem comentar demais para não ser desrespeitoso, mas basicamente eu estava fervendo em ódio] Agora vamos ter uns problemas em relação, claro, ao divórcio, porque é claro que o Maurício não quer dá-lo – e não sei qual é a surpresa deles em relação a isso, me parecia óbvio que ainda teríamos esse empecilho. O Otávio falando com ele foi ótimo (“Por toda a vida das meninas você não esteve presente. Você não foi pai. Não foi marido”), e eles vão ter que resolver tudo com um advogado – o que seria teoricamente simples. Quer dizer, a Rebeca declara abandono, 12 anos, o casamento nem é válido mais. Claro que dá toda uma dor de cabeça maior, mas é possível e não é a coisa mais complicada do mundo. Tem que ir atrás disso de uma vez e pronto.
A tensão entre as gêmeas chegou a proporções gritantes. As brigas nessas semanas foram sérias. Tensas. Mas Manuela estava absurdamente chata chamando o “pai” para a corrida, para visitar a casa, para qualquer coisa… foi mais que merecido a foto sumindo (um plano estranho da Sabrina, não vem ao caso). “Você que quis brigar comigo, Manuela! Pra você, só esse homem importa. Você se esqueceu da sua família!” Um dos ápices das brigas e da revolta contra Maurício (e a Nina!) foi quando Manu e Nina levaram Maurício para dentro de casa. E então a Isabela deu seu show, digno e certo. Ah, ela tinha toda razão de se revoltar, falar para a avó que ela tinha que ter conversado com TODO MUNDO que morava na casa para marcar reunião da igreja lá – mais ou menos como uma bronca que a Rebeca deu recentemente na Manuela porque ela tinha que respeitar todo mundo que morava lá. Mas felizmente tudo começa a ruir. O papel da campanha das crianças vai para o lixo. A bota do ladrão aparece nas coisas da igreja. Dóris chega numa parte assustadora de sua história. E Maurício conversa com Geraldo, expondo toda sua verdadeira natureza.
ENFIM! \o/
Agora é só uma questão de tempo…
Por causa das brigas constantes de Manu e Isa, elas mal se falavam – então aquele boato de que era a Manu cantando no lugar da Isa na C1R e tal deu o que falar! A solução? Gravar um vídeo das duas cantando juntas. Mas Isa não estava disposta a pedir isso para a Manu (eu também não estaria). Então, na inocência ou na estupidez de achar que não seria descoberta, Isa grava um vídeo se passando pela irmã – e edita. “Ai, Isabela, você é muito idiota, não é? Você não perdeu o hábito de se passar por outra pessoa, né, menina?” Regina descobre, claro, gera mais confusão, Regina também descobre do André e aquele “Andrez? Vocês podiam ser um pouco mais criativos na escolha de nomes, né?” não podia ter sido mais verdadeiro… enfim. O vídeo não dá nada certo, gera mais confusão ainda entre as gêmeas, porque pela primeira vez em semanas a Manu tem razão sobre algo, ao dizer que ela não pode sair por aí se passando por ela, porque isso já as colocou em muitas encrencas… o que fazer então?
“Olhar para a cara da Manuela está fora de cogitação, Joaquim”
Assim, Joaquim se junta a Téo para conseguir o vídeo. Uma vez na vida pude dar crédito ao Joaquim (mas ele já o perde logo em seguida, comento depois) quando ele fala com a Manu que como seu namorado tem que dizer o que pensa e não pode concordar com tudo o que ela faz, e que talvez o que ela está fazendo não seja certo. Wow! Gravar o vídeo até que foi bem fácil, as gêmeas não precisaram nem conversar nem fazer as pazes para isso. Mas no fim os meninos as convenceram. Achei que foi bem simples e rápido até, para uma briga tão intensa que durou semanas, mas elas são irmãs, no fundo se amam, deve ser isso. Achei bacana a Manu pedindo desculpas, mas minha opinião geral quando elas fizeram as pazes era de que a qualquer momento ela ia ser uma mala por causa do Maurício de novo e então como a Isabela poderia aceitar? Por enquanto, deu tudo certo, eu acho.
TÉOZINHO!
Bem, com o Téozinho as coisas lentamente caminharam, e tivemos cenas tristes, cenas bonitos, mas enfim tudo deu certo e ele é nosso fofo de sempre. Foi muito angustiante vê-lo ainda triste por tudo o que tinha acontecido, frustrado. Então ele entra numa coisa de querer provar que consegue fazer as coisas sozinho, escolher suas próprias roupas, andar pelo Vilarejo sem bengala, sem o Manteiguinha. E claro, é desesperador e não dá certo. Ele acaba atropelado pelo próprio Pedro, em um “acidente” que não é grave, mas serve para ilustrar algumas coisas. E se a conversa com o Ofélio, embora linda, não tenha gerado resultado, dessa vez a conversa gera. Porque o Téo diz que jamais vai sair de casa novamente, cada vez mais revoltado, mas a conversa com os pais, cheia de amor, foi linda e ajudou o suficiente – porque ele viu que andar com uma bengala ou com o Manteiguinha não significa que ele não seja independente. E as roupas? Isabela ajudou de um jeito IDEAL. Manu dizendo para o Téo que ele é, sim, o melhor para a Isa, porque ele fez muito por ela e ela mudou, para melhor. Foi fofo.
Agora ele está lá com a Marina fabricando um perfume! <3
Lola, vamos falar de Lola? A LOLA CHORANDO SEMPRE ACABA COMIGO! Primeiro que essa garotinha sofre demais, e depois que a atuação dela é impecável e fofa. Quando os pais estão brigando por causa de toda a história André/Andrez, ela sai chorando e vai buscar a Meire. E que cena LINDA. Triste e de acabar conosco, mas linda. Porque a Meire gosta dela de verdade! Quando a Lola, aos prantos, a abraçou e ela a abraçou de volta, tentando consolá-la, que coisa mais linda. Eu chorei junto. Eu AMO a Lola. E AMO a Meire, com todas suas loucuras. Ela tem o coração no lugar certo. Foi muito forte a cena em que ela chega com a Lola no colo, dormindo, triste, e eu a amei mais que nunca quando ela deu uma bronca em Vicente e Alícia por brigarem na frente da pequena Lola, porque ela não aguentava ver a garota sofrendo daquela maneira, e disse que nunca mais queria vê-la sofrer por isso. QUE COISA MAIS FOFA. Acho incrível que a Lola tenha ganhado várias das cenas mais emocionantes da novela. E por sua ótima atuação e fofura, acho que Beatriz Lanutti (a Lola) DEVE ser a Pollyanna na próxima novela, depois de Carinha de Anjo.
Acho mesmo!
Tia Flora! Tia Flora resolveu, agora que só temos mais vinte capítulos de novela, se aproximar dos sobrinhos. Eu gostei de como as cenas foram feitas, eu gostei da Julia se liberando – foi muito mais fácil com os mais novos. A Julia e a Tia Flora cozinhando foi uma fofura. O Felipe é fácil de conquistar, basta oferecer comida. Adorei a cena de antes de dormir em que o Felipe confessa que está adorando ter uma tia assim, e a Julia confirma dizendo que acredita que ela está sendo sincera. O mala é o Joaquim, claro. Foi apavorante, sério, como ele foi grosso com a Tia Flora, me doeu o coração, porque ela estava tentando e estava tentando de VERDADE. Embora tenha doído nele também, porque ele chegou triste e chorando na casa do André, e a conversa com o Vicente ajudou a dar uma iluminada, porque ele voltou para casa pedindo desculpas para a tia por tê-la tratado daquela maneira, e ela pede desculpas por tudo, como tê-los abandonado, e eles trocam palavras bonitas. Quando ela diz que não tem mais ninguém, que eles são a família dela! Own. O abraço dos dois por fim. Deu tudo certo, no fim das contas.
E vamos terminar o texto falando de Omar, história que me emociona e que me preocupa. Eu gosto de como ele está mudando, e ele me convence. Gostei quando ele foi bacana com o André, dizendo que entendia ele querer tocar com a C1R, seus amigos. Deu dó dele, no entanto, levando fora da Chloé. Mas aquilo era só o começo. Porque na cena em que ela vai visitá-lo. QUE COISA MAIS GOSTOSA DE VER. Foram cenas leves, bonitas, cheias de sentimento. Neuza dizendo o quão bonita ela era, oferecendo lanche, contando histórias do Omar… teve muito sorriso, e eu gosto de ver o Omar sorrindo, feliz daquela maneira. Foi muito bonitinho! Depois, claro que a Neuza disse que tinha gostado dela e por isso Omar e Neuza compartilharam um momento importante e bonito de mãe e filho, no qual ela fala que sabe que ele gosta dela, dá conselhos, eles falam de namoro e tudo. Foi simples e muito terno. Gosto da leveza e do sorriso do Omar. Gosto da felicidade no sorriso de Neuza. Aquela conversa dos dois sobre como ela conheceu o Joel, toda a questão da guarda, de como o Omar foi o mais prejudicado, pedido de perdão, aqueles olhos cheios de lágrimas e as mãos dos dois dadas…
Tanta resolução e tanto carinho me preocupa.
Não quero ver a Neuza morrer, embora acredite que vá acontecer L

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.

P.S.: Pastor Augusto está de volta, e ele e Flávia estão namorando! \o/ Cenas fofas com a Dóris perguntando se agora eles vão namorar, porque ele não é mais pastor… “Você me aceita como seu namorado de novo?”
P.P.S.: Sabrina é a nova integrante da C1R, tocando teclado!
P.P.P.S.: Lurdinha? Absolutamente ridícula, convenhamos. Ela não disse que tinha se apaixonado pelo Fred e tudo o mais? O Fred SEMPRE foi daquele jeito, não há sentido em tentar mudá-lo agora. Me irritei com seus comentários sobre as roupas do Fred, depois sobre o jeito dele falar, tudo. Que bom que o Fred é determinado e soltou um “Sinto muito. Esse é o meu jeito de ser e eu não vou mudar. o que tem que mudar é essa sua cabecinha. Antiquada e sexista. Sinto muito”, que foi sensacional.
P.P.P.P.S.: Sandro virou o Robin Hood?
P.P.P.P.P.S.: Priscila sofreu bastante por causa do pai, eu acho verdadeiro, porque mesmo que fosse o certo, pode ser traumatizante denunciar o próprio pai, e ela perde alguém com isso. Já em sua história com o Benjamin? EU ADOREI! Ri tanto da indiferença dela, ou dela abandonando ele no kart!

P.P.P.P.P.P.S.: Sabe o Manteiguinha filhotinho? QUERO!

Comentários