Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016)


“So you’re the guy with the case full of monsters, huh?”
Eu já cheguei ao cinema com um sorrisão de pura felicidade, ao ver aquele lugar lotado de fãs de Harry Potter, com suas vestes de Hogwarts, seu uniforme do Torneio Tribruxo, enquanto eu mesmo estava com minha camiseta de Hogwarts e minha Varinha das Varinhas, e você pode sentir toda a emoção, o calor dos outros fãs, e isso já faz um bem danado. Sair do cinema é outra experiência. O sorriso está maior ainda, você está encantado, absolutamente apaixonado pelo filme espetacular que acabou de assistir. Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme EXCELENTE, que nos leva de volta ao Mundo Mágico de J. K. Rowling, e expande esse universo da melhor maneira possível, enquanto estamos em Nova York, 1926, nos bastidores da eclosão da Primeira Guerra Bruxa, enquanto Grindelwald comanda ataques perigosos na Europa e deixa toda a comunidade bruxa mundial preocupada. Com animais incríveis, atuações brilhantes e uma fotografia de arrepiar, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um fabuloso retorno ao universo mágico, emocionante, divertido e sombrio, e certamente o início de uma nova franquia de sucesso.
Que nós já amamos.
A chegada de Newt Scamander à América já é bastante interessante. Da forma mais fofa possível (e com um carisma impressionante!), Newt está andando pelas ruas de Nova York, escutando discursos de ódio contra a sociedade bruxa, escondida, ministrados pelos Segundos Salemianos, e esbarrando em trouxas (ou não-majs) que estão tentando chegar ao banco e conseguir um empréstimo para abrir uma padaria. As coisas começam a sair de controle para Newt Scamander quando um Pelúcio (E QUE COISINHA MAIS FOFA! Quero um!) escapa da maleta que ele carrega – e digamos que Pelúcios sentem uma atração impressionante por coisas que brilham, então ele está realmente realizado em um banco, não? É uma graça o Newt caçando o Pelúcio, constantemente esbarrando em Jacob Kowalski, o mais fofo não-maj que já conhecemos, por fim trocando a maleta com ele, mas sem tempo de obliviá-lo, o que quer dizer que um não-maj foge pelas ruas de Nova York carregando uma maleta cheia de criaturas mágicas, enquanto Newt fica com uma maleta cheia de doces, enquanto é levado para o MACUSA, onde vai responder pelos seus “crimes”.
Quer dizer, possessão de animais fantásticos não é permitida nos Estados Unidos.
Quanto mais deixá-los escapar!
Acontece que é um momento muito complicado para a sociedade bruxa americana, e eles realmente não precisam de um animal fantástico andando pelas ruas e ameaçando expô-los. Enquanto a Presidente Picquery se preocupa com os ataques de Grindelwald na Europa, ela sabe que a quase exposição da bruxandade pode significar guerra. Newt Scamander se surpreende com uma sociedade bruxa novíssima, que vive mais nas sombras do que a europeia, e, nas próprias palavras dele, tem leis retrógradas em relação aos não-majs, já que não podem ser amigos deles, ou se casar com eles. Não posso negar que o MACUSA, em si, é lindíssimo, uma belíssima construção de nos deixar tontos, apaixonados. Mas as leis rigorosas implantadas são bastante perigosas e, acredito, motivam, de certa maneira, toda a questão de ódio da Nova Salem, os discursos extremistas dos Segundos Salemianos e assim por diante. Mas eu vou entrar nessa parte mais obscura da trama em breve, então deixa eu me segurar um pouco e falar de outras coisas, como a IMPRESSIONANTE maleta de Newt Scamander, repleta dos mais variados Animais Fantásticos.
A maleta é um espetáculo à parte. Porque foi apenas em um trailer muito mais recente que nós ganhamos a perspectiva de entrar na maleta de Newt, e isso é um momento realmente mágico para o filme. Jacob e Newt estão na casa de Tina e Queenie (elas até prepararam chocolate quente!), e então Newt Scamander desce escadas DENTRO de sua maleta. O gritinho hilário de Jacob NOS REPRESENTA. E ele vai atrás, porque Newt o convida. E É TÃO LINDO! Lá dentro Newt cuida de Jacob, rapidamente, por causa do animal que o mordeu, e conhecemos uma variedade de cenários tão bem construídos que são embasbacantes. Quer dizer, eles têm um tom artificial como se tivessem sido criados pelo próprio Newt para reconstruir os habitats naturais de seus animais fantásticos, mas ainda assim são tão reais e tão lindíssimos. Parecem um upgrade de um estúdio de filmagem, com efeitos que o torna absolutamente incrível. Então temos vários animais, um mais lindo que outro, colocados em cenários igualmente um mais lindo que o outro, e nosso desejo é de poder ficar ali dentro da maleta por tempo indeterminado, explorando cada um dos animais com calma, porque eu ficaria assistindo eles por horas.
Mas Jacob e Newt precisavam resgatar os fujões.
O filme traz feitiços nostálgicos deliciosos, como Alohomorra e Petrificus Totalus e aposta em um carisma grandioso de seus personagens. Jacob Kawolski é um AMOR, não tem como não gostar dele. Além de fofo, ele é super engraçado e, de certa forma, nos representa. Porque nunca tivemos um Trouxa em um papel tão importante – e agora podemos nos ver através de Jacob. Eddie Redmayne dá, novamente, um show de interpretação e traz à tela um Newt Scamander puro, bom, meio tímido, inteligente, fofíssimo. É um máximo como o personagem cresceu em mim ao longo do filme, como eu aprendi a amá-lo mais e mais, e mal posso esperar para estar novamente ao seu lado. Além do mais, a profundidade que se insinua sobre o personagem é instigante. Depois de formar em Hogwarts, ele passou algum tempo viajando o mundo, o que o fez crescer significativamente. Mas ainda temos aquela dúvida: por que Dumbledore gosta tanto dele? Que animal que o fez ser expulso de Hogwarts, seria um ataque que conhecemos? E, através daquela cena de dentro da maleta, com o quarteto lá, conhecemos sua relação com Leta Lestrange, sua amiga em tempos de escola, talvez mais que isso.
Mas o que aconteceu com ela?
Chegaremos a vê-la na nova franquia?
De todo modo, preciso também falar do SUPER QUARTETO. Gente, o que são essas pessoas incríveis? Me dói pensar na possibilidade de não os ter juntos protagonizando os filmes futuros, embora eu ainda acredite que Tina vá reaparecer em algum momento. Mas além de Jacob, o não-maj, e Newt, o cara com a maleta cheia de criaturas mágicas, sobre os quais eu acabei de comentar, temos as irmãs: Tina e Queenie Goldstein. E ELAS SÃO UM MÁXIMO. Acho que é, também, a primeira vez que conhecemos uma legilimente como a Queenie, e embora seja um máximo, pode ser um pouquinho assustador. Tina tem suas qualidades, seus defeitos, e acho que é uma construção que ela vá aprender a gostar tanto de Newt Scamander, defendê-lo. Mas você sente, desde sempre, a química entre esses personagens. Eles funcionam juntos de uma forma linda, e você só deseja por mais e mais cenas desses quatro juntos. E temos momentos muito fofos como quando Jacob pergunta porque Newt “ficou” com ele desde o começo, e Newt explica que foi porque “gostava dele”. E aquilo não foi incrivelmente fofo? Uma pena Jacob caminhar para a chuva naquele final…
Mas falamos disso depois.
E ficou o sentimento, acima de tudo.
E eu acabo de perceber que estou ficando com um texto bastante grande aqui, então vou separar em duas partes. Volte ao Parada Temporal mais tarde para ver a segunda parte dessa postagem, na qual eu falarei sobre a parte mais sombria de Animais Fantásticos e Onde Habitam, além de discorrer um pouco sobre teorias e tudo o mais. Falaremos, então, mais do MACUSA, os Segundos Salemianos, Credence e o Obscurus e, claro, a participação incrível e surpreendente de Gellert Grindelwald. Mas resumindo, como vocês puderam ver: O FILME ESTÁ INCRÍVEL! Muito, muito, muito obrigado J. K. Rowling por ter nos dado esse incrível presente, cinco anos depois que nossa franquia favorita chegou ao fim. Mal posso esperar para ver o crescimento dessa obra nos filmes seguintes, cada vez mais intensos, mais sombrios, sempre com essa fotografia belíssima, essas atuações incríveis. Temos, sim, algo grandioso nas mãos, com Grindelwald e a Primeira Guerra Bruxa, e mal podemos esperar para ver Albus Dumbledore em sua nova versão, embora nós já estejamos tão apaixonados por Newt Scamander que o que importa é ele… e eu adoraria ver Jacob Kawolski de novo, sério!

Para mais postagens de Animais Fantásticos e Onde Habitam, clique aqui.


Comentários