Histórico: Mês Temático


Os Meses Temáticos…
Essa idéia surgiu em Janeiro de 2011… ainda era algo bem vago, e um motivo para colocar mais de De Volta Para o Futuro no Parada Temporal. Comecei planejando como algo futuro que precisava de lapidagem, e acabou que no mês seguinte já estava no blog, a estréia de Do you remember… the future? Meu primeiro mês temático e meu orgulho! A partir de então, com essa série de várias postagens, isso tornou-se recorrente no blog, com uma média de cinco Meses Temáticos por ano, com temas bem diversos…
Então já passei por filmes, por séries e por livros… mas os meus meses temáticos favoritos são mesmo aqueles que misturam uma infinidade de mídias em torno de um tema, como foi o caso do Mês do Orgulho Nerd, do Halloween ou da Viagem no Tempo. Os Meses Temáticos são uma série de postagens organizadas acerca de um tema que são postadas ao longo de um mês todo; gosto de sempre deixar claro que as postagens normais sobre filmes, séries, livros e o que for continuam normalmente no decorrer desse mês, mas há, a mais, um grande quantidade de outras postagens sobre o tema escolhido.
Numa fase em que eu estava bem fã de StarKid (ainda sou, mas naquela época eram as primeiras vezes em que eu assistia aos musicais), criei Pigfarts, Pigfarts, here I come!, com as postagens de várias e várias das produções da StarKid lançadas até aquela época. Contei um pouco da história com Little White Lie, também dos atores, e então aprofundei-me nos dois musicais de Harry Potter (A Very Potter Musical e A Very Potter Sequel), além é claro de Me and My Dick. Se você ainda não conhece esses musicais e essa equipe, vocês merecem conhecê-los!
Já o MT3, veio como um spin-off da Seção Temporária Waiting for the Hallows. Também chamado de Waiting for the Hallows e de It All Ends, eu me preparei para o último filme de Harry Potter nos cinemas. Foi uma bagunça de expectativas que só… além de relembrar filmes, livros, reuni um monte de pôsteres, fotos e trailers do filme, as minhas próprias impressões, até a grande estréia no meio do mês… dali em diante, foi uma grande sequência de opiniões, reviews e notícias (bilheteria e opiniões externas, por exemplo). Como eu amo Harry Potter… entre no link, esse MT está particularmente bonito! [Certifique-se de que está azul, atualize se necessário]
O MT4 foi um dos meus maiores orgulhos e continua sendo até hoje. Vê esse topo ao lado? Foi um topo que deu um trabalhão e tanto, vocês não fazem idéia, porque não existe um jeito simples e rápido de fazer esse logo com a fonte de Spring Awakening. Mas There’s a moment you know… conseguiu chegar lindo desse jeito, provocante como a peça é, e ainda é uma das minhas MAIORES FELICIDADES! Falei muito sobre o musical, as músicas, os personagens, os temas tratados na produção, e os elencos principais e de que mais gosto… absolutamente incrível!
E para acabar 2011 (nossa, jura que faz tanto tempo?) eu trouxe Seven Half-Bloods Shall Answer the Call, falando sobre os livros de Rick Riordan em geral. Gostei bastante de escrever essas postagens porque eu fui separando, primeiramente falando do autor e de seu estilo, depois falando de cada uma das séries (Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane e por fim Os Heróis do Olimpo), tentando ainda mesclar com expectativas para o futuro dos livros e dos filmes, e comparações interessantes do primeiro livro com o filme, feitas de maneira bem detalhada para expor toda minha opinião…
Entramos em 2012.
O topo de May the Force be with you é um dos meus maiores orgulhos até hoje! Vocês entenderam ali o que eu fiz com o logo de Star Wars? Não vou dizer que foi a coisa mais fácil do mundo, mas Spring Awakening ainda foi mais difícil. Falei sobre todos os seis filmes daquele meu jeito, e me diverti pra caramba escrevendo isso tudo… na verdade era para esperar o lançamento em 3D de Ameaça Fantasma (nem é um filme bom, na verdade), mas acabou nem estreando na minha cidade. Decepcionante.
Preparado super em cima da hora, mas acho que ficou apaixonante, escrevi meu Mês Temático 7 de May the odds be ever in your favor. Falando sobre Jogos Vorazes, as postagens foram escritas no impulso e razoavelmente depressa… na verdade li os três livros todos muito mais depressa do que achei que leria, absolutamente apaixonado, e quando comecei a escrever, fui separando em categorias e a quantidade de páginas me assustou e vi que organizando em séries de postagens ficaria bem mais fácil e organizado. E ainda tinha o filme. Assim surgiu um dos melhores meses temáticos que eu já escrevi para o blog.
Foi aí que eu estreei o Mês do Orgulho Nerd. Sem trocadilhos, ORGULHO define! Eu realmente sou, ainda hoje, apaixonado por esse Mês Temático e por essas postagens, acho que devo fazer uma nova versão. Como maio é um mês importantíssimo aos nerds (e o blog sempre traz algo especial nessa época), eu trouxe um agrupamento de assuntos e obras nerds, além de nerds famosos e que admiramos na televisão, cinema e literatura… gente, foi realmente um orgulho muito grande reunir isso tudo. E como eu me diverti! Star Wars, Lost, Chuck Bartowski, Peter Parker, Ross, Blade Runner, Klaus Baudelaire, Sheldon Cooper…
Ansioso pela estreia e pelas mudanças na quarta temporada de Glee (na época eu ainda estava com um pouquinho de receio, mal sabia eu que a série estava para realizar uma de suas melhores mudanças), fiz um longuíssimo Mês Temático chamado de You wanna be a loser like me. Falei das músicas, dos atores, dos personagens, das histórias das três primeiras temporadas – meus motivos que me levaram a ver a série (com direito de paralelo de Lea Michele e Jonathan Groff em Glee e Spring Awakening) e expectativas para o novo ano… muitas, muitas, muitas postagens.
In a land of myth… and a time of magic… Seguindo o modelo do Mês do Orgulho Nerd, resolvi comemorar o Halloween de uma maneira um pouco diferente e bastante divertida. Fui reunindo e homenageando todo e qualquer bruxo e afins de que me lembrasse que fizeram e fazer parte de minha vida. Foi um trabalho muito legal de coleta de dados, e de reassistir coisas para poder escrever. Bem nostálgico. Sabrina, Cuca, Elphaba, Mestre dos Magos, Presto, Merlin, Harry Potter, o Mágico de Oz, Gandalf, Rainha Jadis… muito legal!
2013.
Muito parecido com a minha história com Jogos Vorazes, mas não tinha filme para estrear. Preparar o Mês Temático 11 sobre Jogador Número 1, de Ernest Cline, foi MARAVILHOSO! Willy Wonka meets The Matrix veio com uma série de postagens que falavam além do autor e do livro, de muito mais coisa! Para quem não conhece, o livro é fantástico reunindo todo tipo de cultura nerd desde a década de 80. Então além de fazer reviews divididas sobre o livro, também coloquei muita coisa sobre a qual o livro fala, como Pac-Man, Jogos de Guerra e 2112. Vontade de estar no OASIS. E expectativas para o filme…
Também de maneira bem corrida e pensada de última hora, esse ano de 2013 se mostrou bastante produtivo no que se tratava de Meses Temáticos, e então em Fevereiro já tínhamos o segundo. Pro dia nascer feliz! Como eu tinha acabado de assistir Rock in Rio, o Musical no Rio de Janeiro, e é extraordinariamente bom, eu me dei conta muito depressa que eu teria que escrever um número muito grande de postagens para dar conta de tudo. Se eu organizasse direito e fizesse bem bonitinho, daria facilmente um Mês Temático. Não pensei muito não, e fiz… uma história interessante sobre esse topo: não era ele que eu tinha preparado bem antes, mas ao colocar o que eu pensei não ficou muito legal. Fiz tudo na madrugada antes de amanhecer o dia 01. No fim ficou bem legal.
Seguindo esse mesmo estilo, em Abril trouxe It only hurts when I breath / Um dia mais que vem, falando sobre Quase Normal / Next to Normal. O interessante aqui foi que eu tinha muita postagem pronta da versão original da Broadway, que eu já tinha escrito. Mas ao assistir à versão brasileira escrevi mais um monte de postagens, e atualizei as que já estavam prontas com alguns detalhes. E como assisti a peça no dia 30 de Março em São Paulo, muito foi organizado no aeroporto na noite do dia 31, e depois que cheguei em casa também antes de amanhecer o dia 01. FOI MUITO LEGAL! O musical é fantástico, e as postagens deixam isso bem claro… confiram!
MEU OUTRO GRANDE ORGULHO! Esse Mês Temático foi pensado com tanta antecedência que desde dezembro do ano passado eu já o estava escrevendo. O que não é muito, levando em conta que desde março eu estou com postagem escrita para Maio de 2014. Eu queria fazer desse o MT perfeito, e talvez o tenha sido. Falei sobre VIAGENS NO TEMPO! What would you do if you knew the future? O MT14 foi sobre isso, trouxe definições bem didáticas do que era o tempo, quais as probabilidades reais de viagem no tempo, todas as suas possibilidades e estilos, a teoria dos paradoxos e uma série de exemplos na ficção de viagem no tempo. Maravilhoso de escrever.
E o último Mês Temático no qual me aventurei até então foi After all this time? Always! Bem, você já sabe do que se trata só por esse título… falei sobre Harry Potter, afinal Julho é um mês importantíssimo aos Pottermaníacos. Gostei particularmente da maneira como organizei, retirando as datas importantes do mês, com acontecimentos nos livros, com o lançamento de livros e filmes, e aniversários… e então organizei as postagens nesse padrão. Passei algum tempo escrevendo (e nem foi tanto assim), e me diverti à beça! Se você é fã de Harry Potter, precisa conhecer…
E como vocês podem ver, essa é a média do blog. com 5 Meses Temáticos em 2011 e 2012, esse ano já teve seus cinco, mas ainda terá mais um até o fim do ano. Na verdade, o próximo Mês Temático está planejado desde o início do ano para Novembro, mas apenas 6 postagens estão escritas até agora. Mas eu te digo: cada uma delas exige um tempo muito grande de preparação, leitura e escrita. Mas está ficando muito legal para vocês, já sei de muita gente que vai gostar demais! Então fiquem atento que ainda temos algo legal para esse ano… e no ano que vem, muitas mais novidades…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários