Person of Interest 2x03 – Masquerade


Brasileiros em Person of Interest! Legal? Bem, basicamente não. O episódio foi bem bom, e eu teria gostado demais se não tivesse envolvido tanto o Brasil de uma maneira bem estereotipada e preconceituosa que me faz perguntar que tipo de estudo eles fizeram para criar um episódio como esse. Brasil corrupto, burro muito bem representado… mas o Brasil é isso mesmo? E o sotaque americano tentando falar português quase deixa os personagens falando espanhol, outro ponto de preconceito…
De volta, Finch e Reese recebem mais um número da máquina e a série volta quase ao normal de seus padrões de primeira temporada. Deixando de lado o espetáculo apresentado nos dois primeiros episódios da temporada, temos um episódio coerente e bem produzido, mas sem nada espetacular que não tenhamos visto antes. Interessante foi ver Reese informando um novo número à Finch, agora que ele também tem uma relação com a máquina. E Urso, o novo amigo – formando o trio principal.
E o número dessa semana é de Sofia, filha de um diplomata brasileiro chamado Hector, que concorrerá à presidência no próximo ano (eles sabem que não tem eleições em 2013, né?). Mimada e difícil de cuidar, Reese é responsável por outras espetaculares e impecáveis cenas, se saindo muito bem como guarda-costas, o que chegou a ser reconhecido mesmo por ela no final do episódio, em uma cena clichê de despedida na qual ela estará de volta ao Brasil.
Reviravoltas? Dessa vez eu achei meio previsível. Acho que a série tem o dom de esconder suas informações e liberá-las lentamente ao longo de todo o episódio, para que a cada minuto possamos descobrir um pouco mais, e sempre faz isso muito bem. Porém o enredo final não foi tão surpreendente, já era de se esperar. Mesmo assim, ver Reese versus Jack foi uma das melhores e mais divertidas coisas dos 43 minutos. Embora Reese tenha sorrido demais para o personagem…
O problema esteve no Brasil estereotipado, e piadas revoltantes para qualquer brasileiro. Como “Quem esperaria um brasileiro chegando na hora?” ou aquele discurso todo de sermos suscetíveis à suborno ou fofoca à imprensa? Tudo bem, eu tenho o costume de chegar atrasado à faculdade, mas só nesse caso, em nenhum outro! E não generalizemos o Brasil como uma nação toda com esse tipo de defeito. Reparou que nenhuma “qualidade” brasileira foi exaltada ou ao menos mencionada? Não que eu saiba citar alguma agora…
E enquanto toda a história com os brasileiros se desenvolvia com Reese e Finch dava um jeito de se socializar com Urso, Carter investe no mistério da morte de Alicia Corwin, enquanto mais gente parece interessada no caso. Em muitas novas informações, a cena final com Kara e Mark foi maravilhosa. ELES ESTÃO DE VOLTA! E mesmo em cenas curtíssimas, eles marcaram presença… incrível como a série conseguiu voltar ao seu ritmo de caso semanal sem perder a linha de uma trama maior…
E a sequência inicial está de volta. Agora que Finch está de volta, ele volta a fazer sua narração introdutória no início do episódio, mas esta sofreu mudanças “drásticas”. O áudio parece mais calmo, mais morto e algumas falas foram retiradas ou modificadas. E como eu já estava muito acostumado com aquela outra, não sei ainda se aprovei ou não. E as cenas também mudaram, agora parecendo um vídeo de abertura, valorizando os atores principais e o logo recém-modificado…
O episódio foi interessante, incluindo até ternas cenas entre Reese e Finch. Com uma espécie de declaração bem bonita de Reese (falando com Sofia), ela comenta: “Sounds like a good friend” a qual Reese responde: “He is” e Finch até se permite um quase sorriso. Sempre amo essas cenas! E no final, o recém-formado trio (agora com Urso) saem para um passeio na rua e uma cerveja… emocionante e bonito! E você, o que achou do episódio como um todo e da representação brasileira na série? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários