Merlin 5x03 – The Death Song of Uther Pendragon


I’m not you, father.
I can’t rule the way you did.

E no primeiro filler da temporada, a trompa mágica de Suzana faz uma pequena participação especial, possibilitando uma conversa nada amigável entre Arthur e Uther, seu pai morto, e um tipo de problema que Sam e Dean Winchester poderiam ter ajudado a resolver… o episódio só prova como a série amadureceu, apresentando uma história séria, um clima sombrio e pesado, e um momento épico esperado desde o primeiro episódio.
Que não é Arthur descobrir que Merlin tem magia.
Mas quase.
No episódio dessa semana, ao contrário de qualquer coisa que Uther poderia ter feito, Arthur salva uma mulher acusada de magia, prestes a morrer queimada, e ela o presenteia com a Trompa Mágica da Rainha Suzana o Chifre de Cathbhadh, que tem o poder de convocar o espírito dos mortos. Tentado pela hipótese, mesmo desencorajado por Merlin, Arthur convoca o pai para uma conversa, na qual descobre que ele desaprova praticamente tudo o que o filho tem feito em seu reinado…
As cenas da conversa (que foram antecedidas por uma brilhante sequência digna de filme) foram ótimas. Fortes, emocionantes, sombrias… e o episódio todo soube manter o clima sombrio e melancólico. A história principal da temporada fica estática, Mordred mal tem uma fala, mas o episódio é tão perfeito, com uma história tão boa e o clima tão dark que eu tive que aplaudir. Incrível ver como a série evoluiu, e promete manter o nível alto durante toda a quinta temporada.
Esperamos que sim.
Desaprovando tanto os Cavaleiros da Távola Redonda quanto Gwen como rainha, o espírito de Uther começa a ameaçar Camelot, na esperança de trazer de volta aquilo tudo que construiu no passado. Cenas ótimas de interferência no Conselho, a quase morte de Percival, e a quase morte de Gwen, que foi salva por Sam e Dean Merlin. E ainda uma caçada a fantasmas do jeito mais macabro e perfeito que a série poderia ter feito… Uther estava meio assustador naquela tonalidade azul. E continua sendo aquele Rei que eu sempre odiei…
Se a série merece seus créditos à evolução, certamente o humor não fica de fora. Está tão natural agora, sem nunca parecer forçado ou exagerado. E ainda consegue ser bonito. Como ver Merlin e Arthur tomando a poção para ver Uther, ou meio drogados se assustando com a própria sombra… a ameaça com a colher, ou a tal história do “tapa amigável”, da “brincadeira bruta” – Merlin e Arthur sempre protagonizando as cenas mais bonitas de todos os episódios, sejam elas como forem.
E um momento nada menos do que ÉPICO! Sonhado por todos os fãs, provavelmente, temos o tão esperado confronto entre Uther e Merlin, no qual o antigo rei descobre que o servo possui magia. Foi maravilhoso ver cada cena, foi ótimo, bem feito, emocionante e eletrizante… as atuações foram incríveis, e Colin Morgan como sempre se sai perfeitamente dizendo coisas que sempre esperamos ouvir… é claro que Uther podia ter contado a Arthur, mas os roteiristas não deixaram…
Bem, embora o segredo de Merlin ainda não tenha sido revelado (e acho que nunca estivemos tão perto desse acontecimento), Arthur mandando o pai de volta ao mundo dos mortos, e de quebra salvando Merlin foi emocionante. Aquela troca de olhares foi mais significativa do que qualquer diálogo. Cena perfeita! Ainda tenho a esperança de ver essas revelações até o fim dessa temporada… mas como espero que a série ainda tenha uma vida longa, um dia eu posso ver isso, mais cedo ou mais tarde.
O episódio foi perfeito. A promo da semana passada tinha prometido um episódio dark, com história bem construída e momentos sombrios… a nova série amadurecida de Merlin trouxe tudo conforme o prometido, de uma maneira muito melhor do que eu tinha imaginado… e Arthur assume o papel de rei independente, diferente do seu pai, governando da maneira como acredita ser correta… ótimo episódio, com ótimas cenas! Se todos os fillers desse ano forem como esse, teremos o melhor ano de Merlin até o momento… até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários