On Broadway – Wicked


Wicked é um musical da Broadway que conta a história do Mágico de Oz de um ponto de vista diferente. Começamos muito antes da chegada de Dorothy a Oz e terminamos depois de sua partida. E não vemos Dorothy por todo esse tempo… Wicked traz a versão da história do ponto de vista da Bruxa Má do Oeste, Elphaba. É uma peça inteligentíssima, afinal reconta uma das histórias mais clássicas de todos os tempos, sem contradizer em momento nenhum a outra, mas sendo totalmente diferente.
Isso acontece por conhecermos lados dos personagens que nunca havíamos imaginado que existisse. Você acaba vendo O Mágico de Oz como algo bastante superficial depois de conhecer toda a grandiosidade de Wicked. Há tanto mais a se conhecer, tanta história não contada. E nessa história nos deparamos com críticas incríveis às autoridades, à injustiça, e ao preconceito. Outro grande ingrediente da peça é a amizade (Elphaba e Glinda) e o amor (Elphaba e Fiyero). Tudo funciona de maneira brilhante em um musical arrebatador.
Esse espetáculo é considerado, por mim, um dos mais trabalhosos da Broadway. Os cenários e figurinos são ricos e detalhados… e numerosos. Além disso, as músicas são muito boas, e os personagens são incríveis e muito bem desenvolvidos. Cada um tem sua história, sua importância. Wicked é ao mesmo tempo cômico e emocionante, romântico e crítico. Não pode ser classificado como menos do que um clássico – e ainda contém algumas referências que são brilhantes – “I’d be so happy I could melt”, “A celebration throughout Oz that’s all to do with me”, “There’s no place like home”, “The wicked workings of You-Know-Who”.
Na história, acompanhamos a história de Elphaba desde sua chegada à faculdade, o começo de sua amizade com Glinda, o primeiro encontro com Fiyero e com o Mágico, até que a história nos guie para como ela passou a ser conhecida como Bruxa Má do Oeste, o que foi real e o que não foi, quem sofreu em toda essa história… a busca de Dorothy pelo Mágico não tem absolutamente nenhuma importância, apenas quando seu caminho cruza com o de Elphaba culminando no balde de água que a garota joga na bruxa verde…
Wicked estreou pela primeira vez na Broadway em 2003, com Idina Menzel e Kristin Chenoweth nos papéis principais, como Elphaba e Glinda respectivamente, e conquistou sucesso de crítica. As músicas e letras são de Stephen Schwartz e livro de Winnie Holzman. É baseado no livro de Gregory Maguire Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West (de 1995). Ganhou três Tony Award, incluindo de Melhor Atriz para Idina Menzel por sua interpretação de Elphaba.
O musical é brilhante. Realmente consegue nos encantar a cada cena e nos levar de volta para o mundo de Oz de uma maneira como nunca fomos. Conhecemos esse lugar diferente do que qualquer outra vez – e ele parece ainda mais mágico e ainda mais convidativo. Oz é um lugar em que a história acontece, e em que a história é boa. Ótimas músicas, história, cenários, figurinos… um musical que precisa ser assistido, por isso eu deixo a dica! Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários