Merlin 5x01 – Arthur’s Bane, Part 1


Logo de cara o que eu tenho a dizer é: estou AMANDO a quinta temporada de Merlin. A série retornou muito bem, em um episódio completo, que apresenta uma ótima trama para o quinto ano do programa. Desde a passagem do tempo, o poder de Morgana, a nova Gwen, e o retorno triunfal de Mordred, acho que podemos esperar coisas fantásticas dessa nova temporada!
A série se desenvolveu muito ao longo dos anos, e nos quatro anos anteriores mudou bastante desde sua estréia em 2008. Aos poucos a série foi mudando seu estilo de comédia escrachada para algo mais natural e passou de uma história simples à uma trama elaborada, complexa e bem mais sombria. O quinto ano parece investir um pouco mais nesse lado sombrio. O tom macabro, melancólico permeou todo o episódio, e eu me emocionei.
Merlin novamente protagonizou cenas maravilhosas! Como o seu encontro com o velho druida quase morto, que lhe mostra uma cena épica: a possível morte de Arthur pelas mãos de Mordred (que por sinal mudou demais para apenas três anos, mas ok kkk), o que mexe com ele durante todo o episódio. Isso resulta em expressões de tristeza, de seriedade e um ar sombrio, além de proporcionar maravilhosos momentos do bromance preferido que conhecemos!
Arthur e Merlin! Amei a maneira como os dois continuam com suas provocações (“If Morgana doesn’t kill you, I do” ou as reações de Arthur na “apresentação” de Merlin), mas compartilham cenas em que provam realmente gostar um do outro, e não maculam isso com piadas sarcásticas. Como a cena em que eles estão indo dormir ou à beira do lago… Arthur, preocupado, tem uma conversa de amigo/irmão com Merlin e os dois compartilham um dos melhores momentos do episódio!
Que não deixa a comédia de lado, por sua vez. Mas a comédia do show finalmente se encontrou e está na medida certa. Muito bem equilibrado com os momentos mais dark (para não pesar demais naquele lado, mas também sem quebrar esse clima), as cenas funcionam muito bem: como o momento em que os dois amigos são presos em uma armadilha… ou a tal cena dos malabarismos de Merlin; cenas que me fazem amar a série cada vez mais!
A história do episódio (além de trazer esse perigo do fim de Arthur pelas mãos de Mordred) se passa 3 anos após o término da temporada passada. Após um tempo de tranqüilidade, parece que Morgana adquiriu um poder gigantesco (ela está cada vez mais sombria e assustadora, estou amando a personagem!), até com milhares de escravos que incluem Gwaine e Percival. Para recuperá-los, Arthur parte com vários cavaleiros da Távola Redonda e Merlin, em uma jornada quase suicida.
Como muitas outras.
E em Camelot, as coisas também não são exatamente às mesmas. Enquanto Gwen vira rainha, a personagem se transforma totalmente, com vestígios de sua antiga eu (muito mais interessante!), mas se mostrando já aquela mulher cheia de poder, ao condenar Sefa no fim do episódio. História que eu acho [e espero!] que ainda não terminou. Sefa parece ter uma história a ser desenvolvida com Merlin (os dois juntos, mesmo brevemente, foram tão fofinhos!) e eu meio que já estou gostando da personagem…
Só eu tive raiva de Gwen? Afinal tudo o que Sefa falou me pareceu absolutamente correto. Não a defendo por ter denunciado o plano de Arthur, mas ela não tinha muita escolha, e o passado dos reis de Camelot obrigaram sua família a isso… talvez uma das grandes histórias da temporada seja essa discussão de magia, quando finalmente os poderes de Merlin serão revelados. Porque isso, sim, é uma das coisas que eu mais anseio na série, e espero finalmente ver nessa quinta temporada!
A série retornou muito bem, de verdade, e o episódio foi eletrizante. Dificilmente eu reclamo de alguma coisa da série, mas nesse episódio não tive o que reclamar. Temos um enredo bem elaborado, repleto de informações, sombras e comédia na medida certa, tudo funcionando perfeitamente. Além do espetacular retorno de Mordred, que era algo que eu esperava demais! O olhar de Merlin ao vê-lo no fim do episódio foi espetacular!
Mais ou menos como o meu!
E se você já terminou a quarta temporada, não espere para começar a quinta. Vale muito a pena, e começo a me questionar quais serão mesmos as histórias desse ano. Voto em um desenvolvimento legal em Mordred (mas acho que a possível morte de Arthur não ocorre tão cedo) e espero a revelação dos poderes de Merlin… bem, vamos aguardar e ver para onde a série caminha, mas ela começou o quinto ano tão bem, que nesse momento não estou lá muito preocupado. Tendo matado a saudade de Merlin, só posso dizer: ASSISTAM! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: Mordred, em pouquíssimo tempo, se saiu muito bem. O último diálogo, ajudado pelo tom escuro/macabro e a trilha sonora forte, foi simplesmente impecável! Quase assustador… mal posso esperar para continuar a vê-lo…
P.P.S.: Em cenas como a conversa com o dragão você percebe como a série evoluiu e amadureceu. Vide a seriedade e preocupação com que Merlin conversa com ele, o tom profundo e convincente em sua voz, e não mais a criança que víamos antes… série e o ator estão de parabéns!
P.P.P.S.: WTF? Alguém por favor pode me explicar aquele ET “salvando” Gwaine no final do episódio? Será que não colocaram a cena na série errada ou alguma coisa assim? Ou será que podemos esperar um pouco de Steven Spielberg vindo… só sei que eu ri! kkk E agora estou curioso. MUITO curioso para entender esse Prometheus, Super 8, Alien, ET...

Comentários