O Mágico de Oz



Uma estranha surpresa invadiu a todos. No canto que o biombo escondia, estava um velhinho calvo, de rosto enrugado e que parecia tão espantado quanto eles.
O Lenhador prontamente ergueu seu machado e dirigiu-se ao velhinho:
- Quem é você?
- Sou Oz, o Grande e Terrível – disse ele com a voz trêmula. Não me batam, por favor; farei tudo o que vocês quiserem.
Nossos amigos fitaram-no decepcionados.
- Pensei que Oz fosse uma cabeça – disse Dorothy afinal.
- E eu pensei que Oz fosse uma linda senhora – disse o Espantalho.
- E eu, que fosse uma fera terrível – disse o Lenhador.
- E eu, uma bola de fogo. – disse o leão.
- Como vêem, estão todos enganados. Estive fingindo o tempo todo.

O Mágico de Oz, L. Frank Baum

Um dos mágicos mais famosos de todos os tempos acaba por nem ser um mágico de verdade. Trata-se de O Mágico de Oz, história conhecida em todo o mundo, a famosa história do Grande e Poderoso Mágico, procurado pelo grupo de amigos que tinham grandes sonhos. Dorothy queria voltar para casa, o Leão queria ser corajoso, o Espantalho queria um cérebro e o Homem de Lata queria um coração… o Mágico de Oz pode até não ser um mágico de verdade, mas dá título a uma de minhas histórias de infância prediletas, com uma mensagem linda!
Foi lançado em 1900, escrito por L. Frank Baum, e atualmente pode ser considerado um clássico. Na época que foi lançado, já o foi com o intuito de ser revolucionário, deixando de lado os padrões estabelecidos pelas histórias infantis usuais – com personagens diferentes e carismáticos, o autor nos traz uma história sem a princesa e o Príncipe Encantado, mas com tantos outros atributos tão melhores que fez os olhos de muitas crianças brilharem! Deixando de lado a violência das histórias convencionais, essa é uma história pra entreter – embora eu não a veja como uma simples história de entretenimento.
Para mim, o Mágico de Oz contém um teor simbólico muito grande. A mensagem final, justamente apresentada quando todo o poder do tal Mágico é derrubado é emocionante e muito bem trabalhada, de maneira simples. Valoriza a amizade, e mostra como cada um de nós tem o poder para alcançar o que tanto desejamos, e o podemos com a ajuda de amizades verdadeiras, sem precisar de grandes poderes exteriores, como eles passaram a caminhada toda pela Estrada de Tijolos Amarelos acreditando. É bom ver que, mesmo com a farsa do Mágico, acreditar nele e buscá-lo fez com que cada um atingisse seu objetivo por conta própria…
Podia ser mais bonito?
O Mágico de Oz mora na Cidade das Esmeraldas (construída por ele próprio), na Terra de Oz, que além dele conta com outras quatro bruxas importantes: a Bruxa Má do Leste, a Bruxa Má do Oeste, a Bruxa Boa do Norte e a Bruxa Boa do Sul. Ele veio, na verdade, do nosso próprio mundo; um artista de circo, ilusionista, tem o balão carregado pela tempestade até a misteriosa Terra de Oz. Ao chegar lá, para se proteger, utiliza-se de alguns de seus truques, e quando a fama de “Mágico” começa a se espalhar, ele aceita o cargo.
E essas histórias todas de Oz já foram muito exploradas, mas parece que nunca nos cansamos. Os livros já tiveram 14 volumes (embora o primeiro ainda seja o mais conhecido), várias adaptações e versões. Uma das mais famosas é a realizada por Gregory Maguire de maneira inteligentíssima e política em Wicked, contando a história do ponto de vista de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste – tal livro também já ganhou sequências e foi adaptado para os palcos em um musical de mesmo nome (que por sinal é ótimo!); e no ano que vem (dia 08 de Março) ocorre o lançamento do filme Oz: Mágico e Poderoso, contando a história especialmente do mágico (sua vida antes de ir para Oz, como foi para lá, como foi sua chegada, a conquista da fama e assim por diante).
E então? Qual é a sua relação com o Mágico de Oz? Já tinha parado para pensar em como essa história é influente na literatura atual e quanto já ouvimos falar disso? E quanto ainda é marcante, mesmo depois de tantos anos? Eu amo a história, e você? Se você não lembra assim com tanta clareza, procure o livro de 1900... ele é curto e de fácil leitura, e você vai ficar [mais uma vez] maravilhado. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários