“Espelho, espelho meu…”



Você deve ter notado que eu comecei o Mês Temático com aqueles bruxos mais antigos, e que lembram bem a nossa infância, não? Passamos por Sabrina, pelo Mestre dos Magos, pela Cuca, e então agora antes de entrar nos mais clássicos dos clássicos, por que não valorizar as famosas bruxas dos contos de fadas infantis mais famosos? Já que eu coloquei esse título, vamos começar por…
Branca de Neve – Provavelmente uma das melhores bruxas dessas histórias infantis todas. Muito do que se pensa de bruxa de conto de fadas vem de A Branca de Neve. Afinal é essa a possuidora do espelho mágico (da qual surge a frase-título da postagem), é essa que pode se transfigurar como uma velhinha, e a dona da tão famosa maçã envenenada que deixa Branca de Neve dormindo por muito tempo. De onde vem suas motivações? Pura e simples inveja!
João e Maria – Cresci ouvindo essa história, mas confesso que ainda me revolto com o título dado em português. João e Maria são nomes tão comuns para nós, que eu gostaria mais de ouvir sobre Hansel e Gretel… mas como o foco aqui não são os garotos, mas sim a bruxa, essa bruxa já foi imitada em vários desenhos animados e afins. Famosa pela casa feita de doces que chama a atenção das crianças, é conhecida por ser cega e enganada por João, que com um osso de galinha a faz acreditar que ela não está conseguindo engordar as crianças…

Cinderela – Essa história, bem como Chapeuzinho Vermelho ou A Bela e a Fera, não conta com nenhuma bruxa. Mas várias vezes a imagem da madrasta é assemelhada à de uma bruxa má. Não passa de pura maldade, sem nenhum tipo de poder especial, mas ainda assim vale a pena ser mencionada. Foi daí que surgiu aquela imagem clássica de que “madrasta não é uma boa coisa”. Cinderela foi adaptado para zilhões de livros/desenhos/filmes, por vezes com o próprio conto original esquecido.
Rapunzel – Por um desejo estúpido da mãe da princesa, o pai acaba tendo que fazer um acordo com a bruxa de entregar-lhe sua filha. Presa em uma torre alta, Rapunzel nunca tem os cabelos cortados, famosa pelas suas tranças. Trata-se de uma bruxa obcecada essa, que deixa a garota presa por sabe-se lá quanto tempo, sempre subindo por suas tranças (como o príncipe fará mais tarde) e cortando todo o cabelo de Rapunzel em um momento de raiva. Vai entender suas motivações…
E essas foram as principais bruxas malvadas de conto de fadas de que me lembrei. E é interessante notar como em versões mais antigas (muito, muito antigas mesmo), consideradas originais, nem eram essas bruxas as vilãs da história… “conto de fadas” eram histórias adultas repletas de adultério, incesto, canibalismo, exibicionismo, estupro… mesmo com a justificativa de serem histórias para adultos, para mim mais pareciam histórias de horror! Não é à toa que vários filmes estão sendo feitos com a proposta de “contar a história original”; não que eles estejam realmente conseguindo fazer isso… curioso? Procure pelas versões “originais” dos contos! São MUITO diferentes, mas bem interessantes… nunca mais ouvirá Chapeuzinho Vermelho com a mesma impressão… eu fiquei particularmente assombrado com a da Bela Adormecida, mas enfim… procurem e se divirtam! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários